COC – Centro de Oncologia Campinas

As cores da saúde: entenda cada campanha de prevenção

A cor não é apenas a reflexão da luz de um objeto que chega aos nossos olhos para ser decodificada pelo cérebro. É aconchego, energia, natureza e luta. Na saúde, as cores simbolizam movimentos que alertam e conscientizam. Também dão voz aos guerreiros que estão em combate. A combinação de cor e laço representa a batalha pela vida expressa por meio de campanhas.

Outubro Rosa e Novembro Azul são as iniciativas de conscientização e prevenção contra o câncer mais conhecidas no Brasil. Porém, o ano é todo colorido e entrelaçado por ações, muitas delas ligadas ao câncer. Mensalmente, símbolos criados por instituições de saúde colaboram para divulgar informações e lembrar a população que a prevenção é o melhor remédio.

A propagação das campanhas de laços coloridos mostrou-se uma estratégia positiva de divulgação, que ganhou o mundo a partir de iniciativa isolada. A ideia de ligar um laço a uma cor e a um objetivo surgiu da iniciativa da Fundação Susan G. Komen for the Cure (organização de combate ao câncer de mama), que entregou laços rosas para participantes da Corrida pela Cura, em Nova York.

Outubro, simbolizado pelo laço rosa, se tornaria o mês de luta contra o câncer de mama. Em 1991, a campanha contra a Aids ganharia o laço vermelho, e um mês de luta no Brasil, dezembro.

Confira abaixo os laços coloridos da saúde e as campanhas contra o câncer e outras enfermidades realizadas no Brasil:

JANEIRO BRANCO – SAÚDE MENTAL

A campanha surgiu para colocar em evidência a importância dos cuidados com a Saúde Mental e emocional. Janeiro foi escolhido por se tratar de um mês ligado a reflexões e novas metas de vida.

Saiba mais: A importância da saúde mental no tratamento a pacientes oncológicos

JANEIRO VERDE PISCINA – CÂNCER CERVICAL

Foi criado pela Sociedade Americana de Oncologia Clínica, para conscientização e prevenção do câncer do colo do útero, também chamado cervical. É causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV (chamados de tipos oncogênicos). Sem considerar o câncer de pele, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal).

Saiba mais sobre o Câncer de Cólo de Útero

FEVEREIRO LARANJA – LEUCEMIA

Alerta para a leucemia, que responde anualmente por mais de 250 mil casos no país. A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais.

Saiba mais sobre Leucemia

FEVEREIRO ROXO – ALZHEIMER

A campanha aponta para o Alzheimer, que afeta memória e linguagem. Estima-se que, no mundo, 35,6 milhões de pessoas têm a doença; no Brasil, 1,2 milhão.

FEVEREIRO VERDE – CÂNCER DE VIAS BILIARES

Chama a atenção para o cuidado e prevenção contra o câncer de vias biliares, ou colangiocarcinoma. A doença, considerada rara e de difícil detecção, atinge os ductos que conectam o fígado e a vesícula biliar ao intestino delgado e por onde circula a bile, fluído que auxilia a digestão.

Saiba mais sobre o Câncer de Fígado

MARÇO LILÁS – CÂNCER DE CÓLO DE ÚTERO

No Brasil, o câncer de colo de útero é a quarta causa de morte entre a população feminina, segundo o Instituto Nacional do Câncer. É causado pela infecção persistente pelo papilomavirus humano (HPV) em cerca de mais de 90% dos casos, e pode ser evitado com vacinação e exames preventinos.

Saiba mais sobre o Câncer de Colo do Útero

MARÇO AZUL-MARINHO – CÂNCER COLORRETAL

O câncer colorretal é o terceiro câncer mais comum no país. A escolha do mês foi devido ao Dia Nacional de Combate ao Câncer de Intestino, em 27 de março. O câncer de intestino abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso, chamada cólon, e no reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus) e ânus.

Saiba mais:

MARÇO VERMELHO – CÂNCER DE RIM

O câncer de rim está entre os 10 tipos de cânceres mais frequentes entre homens e mulheres. Em geral, o risco de desenvolver câncer de rim em homens é cerca de 1 em 46. O risco para mulheres é de 1 em 82

ABRIL LILÁS – TUMOR DE TESTÍCULO

O tumor de testículo corresponde a 5% do total de casos de câncer entre os homens. É facilmente curado quando detectado precocemente e apresenta baixo índice de mortalidade. Apesar de raro, preocupa porque a maior incidência é em homens em idade produtiva – entre 15 e 50 anos.

Saiba mais sobre o Câncer de Testículo

ABRIL AZUL CLARO – CÂNCER DE ESÔFAGO

No Brasil, de acordo com o Instituo Nacional do Câncer (Inca), o câncer de esôfago (tubo que liga a garganta ao estômago) é o sexto mais frequente entre os homens e o 15º entre as mulheres, excetuando-se o câncer de pele não melanoma. É o oitavo mais frequente no mundo e a incidência em homens é cerca de duas vezes maior do que em mulheres.

Saiba mais sobre o Câncer de Esôfago

MAIO CINZA – CÂNCER DE CÉREBRO

O cérebro e a medula espinhal formam o Sistema Nervoso Central (SNC). Os tumores do SNC devem-se ao crescimento de células anormais nos tecidos dessas localizações. O câncer do SNC representa de 1,4 a 1,8% de todos tumores malignos no mundo. Cerca de 88% dos tumores de SNC são no cérebro.

Saiba mais sobre o Câncer de Sistema Nervoso Central

JUNHO PRETO – CÂNCER DE PELE MELANOMA

O câncer de pele melanoma tem origem nos melanócitos (células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele) e é mais frequente em adultos brancos. O melanoma pode aparecer em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas, na forma de manchas, pintas ou sinais. O melanoma representa apenas 3% das neoplasias malignas d e pele. É o tipo mais grave, devido à sua alta possibilidade de provocar metástase (disseminação do câncer para outros órgãos).

Saiba mais sobre o Câncer de Pele Melanoma

JUNHO VERMELHO – DOAÇÃO DE SANGUE

Criada pelo movimento Eu Dou Sangue, em 2011, a campanha foi abraçada pelo Ministério da Saúde em 2015 para incentivar a doação de sangue. Em 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue.

JULHO VERDE – CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO

O Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é celebrado em 27 de julho. No Brasil, os dados referentes ao diagnóstico de cânceres de cabeça e pescoço, com exceção da tireóide, são alarmantes. Em média, 76% dos casos só são diagnosticados em estágio avançado, o que dificulta o tratamento, além de elevar a taxa de mortalidade. Para debater maneiras de mudar esse cenário, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) promove campanha de conscientização sobre os diversos tipos de cânceres de cabeça e pescoço, principalmente os relacionados ao consumo de álcool e de tabaco, durante o mês de julho.

Saiba mais sobre o Câncer de Tireóide

JULHO AMARELO – HEPATITES VIRAIS E CÂNCER ÓSSEO

O mês se divide entre a conscientização da população sobre a prevenção às hepatites virais e câncer ósseo. Faz referência ao 28 de julho, data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a celebrar o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Há vários tipos de câncer ósseo, dentre eles o osteossarcoma, o tumor maligno ósseo mais frequente na infância e adolescência, e o sarcoma, um tipo de câncer que se origina nos tecidos conjuntivos do organismo.

JULHO ROSA, VERDE E ROXO – CÂNCER DE BEXIGA

O câncer de bexiga atinge as células que cobrem o órgão e é classificado de acordo com a célula que sofreu alteração. Existem três tipos:

  • Carcinoma de células de transição: representa a maioria dos casos e começa nas células do tecido mais interno da bexiga.
  • Carcinoma de células escamosas: afeta as células delgadas e planas que podem surgir na bexiga depois de infecção ou irritação prolongadas.
  • Adenocarcinoma: se inicia nas células glandulares (de secreção) que podem se formar na bexiga depois de um longo tempo de irritação ou inflamação.

Saiba mais sobre o Câncer de Bexiga

JULHO VERDE ESCURO – CÂNCER GINECOLÓGICO

O câncer ginecológico pode se manifestar em cinco áreas: colo do útero, endométrio, ovário, vulva e vagina. Entre os tipos de câncer, os mais comuns são o câncer de colo do útero, câncer de endométrio e câncer de ovário.

Saiba mais:

AGOSTO VERDE CLARO – LINFOMA

Instituída pela Organização Mundial de Saúde, a campanha de alerta ao linfoma é representada pelo laço verde claro. Linfoma ou Doença de Hodgkin é um tipo de câncer que se origina no sistema linfático, conjunto composto por órgãos (linfonodos ou gânglios) e tecidos que produzem as células responsáveis pela imunidade e vasos que conduzem essas células através do corpo. O linfoma não Hodgkin (LNH) é um tipo de câncer que tem origem nas células do sistema linfático e que se espalha de maneira não ordenada. Existem mais de 20 tipos diferentes de linfoma não-Hodgkin.

Saiba mais sobre o Linfoma de Hodgkin e Linfoma não Hodgkin

AGOSTO DOURADO – ALEITAMENTO MATERNO

Mês da conscientização do aleitamento materno. Segundo os idealizadores da campanha, os momentos de amamentação são “horas de ouro”.

SETEMBRO ROXO – CÂNCER DE PÂNCREAS E FIBROSE CÍSTICA

A cor roxa do laço representa duas lutas: contra a fibrose cística, doença genética crônica que afeta principalmente os pulmões, pâncreas e o sistema digestivo e atinge cerca de 70 mil pessoas em todo mundo, e o câncer de pâncreas, que no Brasil é responsável por cerca de 2% de todos os tipos de câncer diagnosticados e por 4% do total de mortes causadas pela doença.

Saiba mais sobre o Câncer de Pâncreas

SETEMBRO AMARELO – PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

A campanha tem como objetivo a prevenção do suicídio. Apesar de ser uma ação mundial, só foi iniciada no Brasil em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV).

SETEMBRO VERMELHO – DOENÇAS CARDIOVASCULARES

Para conscientização sobre as doenças cardiovasculares, é no mês em que se celebra o Dia Mundial Do Coração (29/09).

SETEMBRO DOURADO – CÂNCER INFANTIL

A campanha reforça a importância do diagnóstico precoce do câncer em crianças e adolescentes. Segunda causa de morte em crianças no país, em geral o câncer na criança e no adolescente é uma doença de evolução rápida. Se diagnosticada cedo, tem 70% de chance de cura.

Saiba mais sobre o Câncer Infantojuvenil

OUTUBRO ROSA – CÂNCER DE MAMA

Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o mais incidente em mulheres no mundo, com aproximadamente 2,3 milhões de casos novos estimados por ano, o que representa 24,5% dos casos novos por câncer em mulheres. É também a causa mais frequente de morte por câncer nessa população, com 684.996 óbitos estimados (15,5% dos óbitos por câncer em mulheres).

Saiba mais sobre o Câncer de Mama

NOVEMBRO BRANCO – CÂNCER DE PULMÃO

O laço branco foi instituído para alertar sobre o câncer de pulmão, o segundo mais comum em homens e mulheres no Brasil (sem contar o câncer de pele não melanoma). É o primeiro em todo o mundo desde 1985, tanto em incidência quanto em mortalidade. Cerca de 13% de todos os casos novos de câncer são de pulmão.

Saiba mais sobre o Câncer de Pulmão

NOVEMBRO AZUL – CÂNCER DE PRÓSTATA

O câncer de próstata é o segundo mais frequente entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Saiba mais sobre o Câncer de Próstata

NOVEMBRO VERMELHO – CÂNCER DE BOCA

O câncer da boca (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral) é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua. É mais comum em homens acima dos 40 anos, sendo o quarto tumor mais frequente no sexo masculino na região Sudeste.

Saiba mais sobre o Câncer de Boca

NOVEMBRO AZUL CLARO – CÂNCER DE ESTÔMAGO

O câncer de estômago também é chamado de câncer gástrico. O tipo adenocarcinoma é responsável por cerca de 95% dos casos de tumor do estômago. Outros tipos de tumores, como linfomas e sarcomas, também podem ocorrer no estômago. O adenocarcinoma de estômago atinge, em sua maioria, homens por volta dos 60-70 anos. Cerca de 65% dos pacientes têm mais de 50 anos.
No Brasil, o câncer de estômago é o terceiro tipo mais frequente entre homens e o quinto entre as mulheres.

Saiba mais sobre o Câncer de Estômago

DEZEMBRO LARANJA – CÂNCER DE PELE

Simboliza a campanha nacional para prevenção do câncer de pele, o tipo de câncer mais comum do Brasil. Responde por 33% de todos diagnósticos de câncer no país e registra cerca de 185 mil casos a cada ano. A campanha é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), para alertar aos riscos que a exposição solar desprotegida oferece à saúde.

Saiba mais sobre o Câncer de Pele

DEZEMBRO VERMELHO – LUTA CONTRA A AIDS

O laço vermelho reforça a luta contra a Aids e foi instituído a partir da criação do Dia Mundial, em 1/12, pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

*Com informações do Instituto Nacional de Câncer