Nossa História

A vocação para o pioneirismo e o foco na vanguarda do tratamento do câncer acompanham o Centro de Oncologia Campinas desde a fundação, em 1977.

O sonho de criar no Brasil um serviço especializado para tratamento de câncer, benefício até então escasso no país, surgiu após o estágio feito pelo médico Honório Chiminazzo Junior no Centro de Oncologia MD Anderson, da Universidade do Texas (EUA). Chiminazzo se propôs a estender aos brasileiros a excelência de tratamento oncológico que conheceu nos Estados Unidos.

A construção da sede do Centro de Oncologia Campinas teve início no recém-lançado bairro Cidade Universitária, no Distrito de Barão Geraldo, em região próxima à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que na década de 1970 firmava-se como importante polo de produção de pesquisas e de cultura.

Com a compra de modernos equipamentos, como um acelerador linear de última geração, e a formação de uma equipe médica conceituada, liderada pelos médicos Honorio Chiminazzo Junior, Nancy Mineko, Maria da Graça Caetano e Juvenal Antonio Oliveira Filho, o Centro de Oncologia Campinas iniciou os atendimentos em 1978.

A condição de centro de referência no tratamento do câncer se confirmou logo nos primeiros anos de serviço, ao receber pacientes de diferentes partes do Brasil, por suprir a grande deficiência de aparelhos de referência para diagnóstico e cuidados existente no país à época.

Linha do Tempo

1977
1978
1990
1995
1998
2021

Fundação

Início dos Atendimentos

Novo acelerador linear

Centro de Excelência
em Oncologia

No início da década de 1990, a direção do Centro de Oncologia Campinas foi assumida pelos médicos André Augusto de Moraes, Fernando Medina e Mary da Silva Thereza, que empregaram novos avanços e continuam à frente do COC nos dias atuais.

Uma grande reforma e a compra de equipamentos ainda mais modernos marcaram o início da nova fase do Centro de Oncologia Campinas, que continua sempre buscando a inovação em todos os seus serviços.

O avançado serviço de Radioterapia, o conceituado Departamento de Física e o Atendimento Multidisciplinar contribuíram para consolidar a proeminência do Centro de Oncologia Campinas.

Nossos diferenciais

Ao longo dos anos, os serviços oferecidos pelo COC foram aperfeiçoados, assim como a qualidade e quantidade dos recursos disponibilizados aos pacientes.

Oncologia Clínica, Radioterapia, Cirurgia, Urologia, Cardiologia, Ortopedia, Psicologia, Oftalmologia e Nutrição, além de um Laboratório de Análises Clínicas e do serviço de Tomografia Computadorizada, proporcionam a cadeia completa de cuidados aos pacientes oncológicos. À abundância de benefícios, soma-se a facilidade de suprir todas as necessidades do paciente com o máximo conforto, qualidade e rapidez.

Os diferenciais do Centro de Oncologia Campinas envolvem ainda o carinho e o zelo aos pacientes, desde a marcação de consultas até o primeiro atendimento na recepção. Cuidados que se estendem à equipe médica durante todo o tratamento.

Novo acelerador linear

No ano de 2021, o Centro de Oncologia Campinas adquiriu um novo e mais moderno equipamento de Radioterapia: um acelerador linear de partículas guiado por imagem. Além de possibilitar maior eficiência de resultados, com mais segurança ao paciente, o equipamento possibilita aumentar o número diário de atendimentos.