PRESS RELEASES

SETEMBRO 2020

COC Programa Ciclo de Atividades no Dia Mundial da Segurança do Paciente

Além de palestras, pacientes recebem orientações e cartilha

O Centro de Oncologia Campinas programou três dias de atividades para colaborar com a divulgação e conscientização sobre o Dia Mundial de Segurança do Paciente, comemorado em 17 de setembro. Instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a data tem por meta reforçar a aplicação e fiscalização das práticas de segurança dentro dos serviços de saúde, ações que envolvem desde profissionais da área até gestores e clientes. Palestras e conversas integram as ações do COC, que distribuirá também a Cartilha de Segurança do Paciente.

O ano de circunstâncias inéditas, com mudanças comportamentais ditadas pela pandemia, reforça o princípio dos cuidados gerais. A enfermeira de qualidade do COC, Solange Aparecida de Oliveira, destaca a importância de chamar a atenção dos pacientes e colaboradores para o fato de que a segurança dos trabalhadores da saúde garante a segurança de todos os envolvidos no processo.

Baixar conteúdo completo…

AGOSTO 2020

COC reforça ações contra o Linfoma durante o Agosto Verde Claro

Centro de Oncologia Campinas participa de campanha da OMS

O Centro de Oncologia Campinas (COC) preparou uma série de ações envolvendo pacientes, funcionários e colaboradores para reforçar a campanha Agosto Verde Claro. Instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a campanha foca na conscientização e no combate aos Linfomas. Palestras on-line, incursões nas redes sociais e orientações a pacientes e funcionários estão entre as atividades programadas pelo COC para divulgar esclarecimentos sobre este tipo de câncer e alertar para a necessidade de diagnóstico precoce.

“Febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento, além de crescimento ganglionar, são sinais importantes”, detalha o oncologista Fernando Medina da Cunha, do COC, sobre alguns dos sintomas da doença. O Linfoma é um tipo de câncer que se origina no sistema linfático. “Em um determinado momento, ocorre uma mutação na célula chamada linfócito e ela passa a se multiplicar desordenadamente”, detalha Medina.

Baixar conteúdo completo…

Combate ao Fumo: educação para
uma vida sem cigarro

Impedir que as gerações futuras comecem a fumar se mostra um meio eficiente para combater o vício

Em 29 de agosto, no Dia Nacional de Combate ao Fumo, o País se mobiliza para conscientizar sobre um mal responsável por 8 milhões de vidas perdidas anualmente no mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). O Centro de Oncologia Campinas (COC) potencializa os princípios da campanha antitabagismo em ações realizadas durante todo o ano, seja tratando, cuidando ou educando. Desenvolve programas para pacientes interessados em abandonar o vício e também projeta um mundo sem tabago por meio de iniciativas educativas voltadas às crianças.


“No Brasil, 428 pessoas morrem diariamente de doenças decorrentes da dependência da nicotina. Tão importante quanto conscientizar as pessoas a abandonar o vício, é impedir que elas comecem a fumar, e isso só é possível com muita informação e orientação aos mais jovens”, esclarece o oncologista Fernando Medina, do Centro de Oncologia Campinas.

Baixar conteúdo completo…

Fisioterapia e reconstrução mamária

Por Mariana Maia de Oliveira Sunemi*

A reconstrução mamária é um complemento valioso no tratamento do câncer de mama – e com benefícios relacionados à melhora da imagem corporal e qualidade de vida.


Algumas complicações físicas podem estar presentes após a reconstrução mamária, tais como distúrbios cicatriciais, edema, dor, restrição da amplitude de movimento e alterações biomecânicas dos músculos e articulações. Essas complicações comprometem tanto a funcionalidade quanto o resultado estético.

Baixar conteúdo completo…

O diagnóstico precoce do Câncer
em Tempos de Pandemia

Por Andre Augusto Junior Gemeinder de Moraes*

Quando, em dezembro de 2019, o mundo conheceu a emergência de um novo coronavírus – SARS-Cov-2-, em Wuhan, China, talvez não se pudesse prever que esse vírus viesse a se disseminar tão rapidamente, para que em apenas cerca de 90 dias fosse declarada a pandemia pela OMS (Organização Mundial da Saúde).


Como a principal via de disseminação e contaminação de pessoas se faz através de gotículas e aerossóis respiratórios, o isolamento se fez imperativo, na tentativa de controlar a disseminação viral e, mais do que isso, controlar o número de casos graves e os recursos médico-hospitalares necessários para atender a todos os que necessitassem.

Baixar conteúdo completo…

COC e Cecan, referências em tratamento do câncer

Experiência do Centro de Oncologia Campinas é estendida aos pacientes de Piracicaba

As regiões de Campinas e de Piracicaba dispõem de duas unidades de referência para o tratamento do câncer. A experiência e os êxitos acumulados pelo Centro de Oncologia Campinas (COC) serviram de impulso para a criação do Centro do Câncer Santa Casa de Piracicaba (Cecan). Ambos compartilham da excelência de corpos clínicos altamente qualificados e do que há de mais avançado nos cuidados a pacientes oncológicos.

Fundado em 1977, o Centro de Oncologia Campinas (COC) atendeu mais de dez mil pacientes nos últimos dez anos. O COC se diferencia e se sobressai por oferecer o ciclo completo de cuidados, desde o diagnóstico, até exames, tratamento e acompanhamento, serviços que eliminam deslocamentos para dar qualidade de tratamento aos pacientes.

Baixar conteúdo completo…