COC – Centro de Oncologia Campinas

Imprensa

Preencha o formulário  para entrar em contato conosco e fazer solicitação de entrevista (assessoria de imprensa).

Press-releases

Dia Mundial de Higienização das Mãos ganha novo significado na pandemia

Data instituída pela Organização Mundial de Saúde reforça importância do cuidado primário de saúde

Quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu 5 de maio como o Dia Mundial de Higienização das Mãos, o planeta desconhecia o potencial avassalador do novo coronavírus. A data foi idealizada com o objetivo de aumentar a adesão à higiene das mãos nos serviços de saúde. No mundo pandêmico, manter as mãos limpas virou uma missão de vida, uma regra para evitar o contágio e a transmissão da Covid-19.

Piano solidário ressoa harmonia e leveza pelo Centro de Oncologia Campinas

Música tocada por voluntários faz companhia a pacientes

A ansiedade costuma ser companheira indesejada dos momentos que antecedem uma consulta médica. A expectativa pelo resultado de um exame ou a incerteza sobre o diagnóstico prolongam a inquietação. No Centro de Oncologia Campinas (COC), o piano solidário é parceiro de espera. A música que sai de mãos sempre amigáveis abrevia a angústia, traz alento e, muitas vezes, embala a alegria das boas notícias. A iniciativa de quem toca ecoa de diferentes formas no saguão da unidade de saúde localizada em Barão Geraldo, Campinas.

“Curvas da Vida”. Quando a arte simboliza a força para superar os contornos da trajetória

Paredes do Centro de Oncologia Campinas recebem as obras do pintor Marcelo Maria de Castro

Curvas da vida. O nome da série de obras do pintor Marcelo Maria de Castro é mais do que sugestivo. Viver é seguir em frente, ainda que pelo caminho apareçam desvios, contornos imprevistos da trajetória. Pois é essa simbologia impressa nas pinturas abstratas do artista que decorará as paredes do Centro de Oncologia Campinas nos próximos 30 dias. A mensagem de seguir adiante dada diariamente aos pacientes ganha agora forma nos trabalhos de Marcelo.

Segurança do paciente: práticas garantem a qualidade do atendimento

1º de Abril é o Dia Nacional da Segurança do Paciente

A necessidade de conscientizar profissionais de saúde, pacientes e sociedade em geral sobre o respeito às práticas seguras nos serviços de saúde deu origem ao Dia Nacional da Segurança do Paciente, comemorado em 1º de abril. O Centro de Oncologia Campinas (COC) investe continuamente no aprimoramento da qualidade e segurança em todos os procedimentos que realiza. Nesta quinta-feira (1º), organizará uma palestra on-line sobre o tema, com a participação de Claudia Garcia de Barros, diretora executiva do Escritório de Excelência Einstein, a partir das 9h.

Março Lilás: campanha contra o câncer que pode ser evitado com vacina

Centro de Oncologia Campinas investe em informação e conscientização para combater tumores de colo do útero

Existem mais de 200 tipos diferentes de câncer e um deles tem potencial para ser erradicado no planeta: o de colo do útero. O tumor cancerígeno pode ser evitado em quase 100% das vezes com medidas simples, como vacina e exames regulares de papanicolau. Ainda assim, é o terceiro mais frequente na população feminina e a quarta causa de mortes de mulheres por câncer no Brasil. Para levar informação, prevenção e cuidados ao público feminino, o mês da mulher foi escolhido como base da campanha Março Lilás, voltada à conscientização sobre um mal que causa quase 7 mil óbitos anualmente no Brasil.

Detecção precoce de hepatites dos tipos B e C é aliada contra o câncer de fígado

Cecan de Piracicaba realiza no próximo dia 20 de março ação solidária para combater a doença

As hepatites virais são responsáveis por mais de 1,3 milhão de mortes no mundo anualmente, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, nos últimos 20 anos foram registrados 673.389 casos de hepatites, ocasionadas pelos vírus A (25%), B (36,8%), C (37,6%) e D (0,6%). Doença silenciosa, muitas vezes é descoberta em estágios avançados, após evoluir para cirrose ou câncer. O diagnóstico tardio da hepatite é uma das principais causas do hepatocarcinoma, ou carcinoma hepatocelular, tipo mais comum de câncer de fígado e o terceiro que mais mortes causa no mundo.

Dia Mundial do Câncer: pandemia agrava realidade da doença

Disseminação do novo coronavírus atrasa diagnósticos e interfere nas chances de sucesso dos tratamentos

O Dia Mundial do Câncer, celebrado em 4 de fevereiro, tem por finalidade disseminar informações sobre prevenção e controle da doença e levar questões atuais à população em geral.  Dados de levantamentos recentes ratificam a urgência da conscientização sobre o cenário do câncer diante da disseminação do novo coronavírus pelo mundo. “A pandemia não muda a realidade do câncer. Por medo de se contaminarem, muitos negligenciaram a necessidade de dar continuidade aos exames preventivos e, assim, reduziram as chances de sucesso dos tratamentos”, alerta o médico André de Moraes, do Centro de Oncologia Campinas (COC).

Centro de Oncologia Campinas firma parceria com Saúde Beneficência

COC coloca seus serviços de radioterapia e braquiterapia à disposição dos conveniados do plano

Entre 60% e 70% dos pacientes oncológicos necessitarão de radioterapia em alguma etapa do tratamento contra a doença. Para contribuir na qualidade do atendimento, o Centro de Oncologia Campinas (COC) fechou parceria com o Saúde Beneficência para oferecer aos pacientes do plano os serviços de radioterapia e braquiterapia, além da experiência de seu corpo clínico especializado.

Vacina contra a Covid-19 para os pacientes com câncer

Capacidade de produzir resposta imune a medicamento pode ser menor nas pessoas com a doença

A expectativa pela vacina contra a Covid-19 é compartilhada por um grupo de pessoas que atravessa a pandemia tomado pela apreensão de um tratamento e a disseminação da doença provocada pelo novo coronavírus. Os pacientes oncológicos estão incluídos como prioritários no Plano Nacional de Vacinação, porém, há restrições para a imunização, dependendo do estágio de tratamento e do tipo de câncer. A capacidade de produzir resposta imune à vacina também pode ser menor nos pacientes com câncer.

newsletter (1)

Assine nossa Newsletter