O Centro de Oncologia Campinas completa 45 anos em novembro de 2022. A busca pela excelência de atendimento que norteia a instituição desde sua fundação, também acompanha os processos evolutivos e aproxima o COC de concluir mais um importante capítulo: ter um selo representativo da qualidade de serviços reconhecida pela comunidade.
Com o acompanhamento do Escritório de Excelência Einstein, iniciativa da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, o Centro de Oncologia Campinas atualiza seus processos e alinha-se às especificações globais de excelência em qualidade e segurança na área da saúde para alcançar o selo de qualificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA).
A parceria com o Einstein consiste em um acompanhamento pelo período de um ano, durante o qual envolvem-se funcionários e corpo clínico do Centro de Oncologia Campinas na construção conjunta de melhores práticas de qualidade e segurança, sempre com foco no bem-estar e saúde do paciente. O projeto tem como base as metas internacionais de segurança e está em conformidade com as leis, regulamentos e padrões nacionais de qualidade.
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Antonio Amaro Moreira, diretor executivo do Centro de Oncologia, reforça que o objetivo do COC vai além de alcançar um reconhecimento oficial do trabalho que executa. “Nós não passamos por todo esse processo para colocar um selo na parede da instituição. Passamos por um ano de trabalho, treinamento e adequações a fim de ter nossos processos seguros para o nosso paciente, nosso profissional e para o corpo clínico”, confirma. “São ações fundamentais para a perpetuidade do Centro de Oncologia”, acrescenta.
De acordo com o diretor executivo do Centro de Oncologia Campinas, apesar de suas já reconhecidas boas práticas, a unidade de saúde precisará adaptar seus procedimentos internos para ficar consoante aos exigidos pela entidade acreditadora, e isso trará muitos benefícios à instituição e a seus pacientes.
O COC, reforça Moreira, tem por característica basear seus serviços em processos e protocolos muito bem estabelecidos, todos eles voltados à segurança do paciente e excelência de atendimento. “Possuímos processos estabelecidos, porém, nem todos estavam documentados e descritos em conformidade. Durante todo o ano de 2021, nos empenhamos documentar tudo o que sempre fizemos, construindo processos mais seguros, descrevendo políticas, encontrando riscos, escrevendo manuais e desenhando fluxos, tudo com o valioso suporte e com a orientação do Albert Einstein”, reafirma.
O processo de Acreditação
O Selo de Qualificação da ONA é dado a instituições de saúde que atendam aos padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA. O processo de avaliação e certificação é chamado de Acreditação. Sem caráter fiscalizatório, consiste essencialmente em um programa de educação continuada das instituições prestadoras de serviços de saúde. Sua revisão é feita periodicamente, a fim de estimular melhorias contínuas.
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*Na foto de capa, equipe do COC durante a Semana de Segurança do Paciente, ação de fortalecimento dos processos de qualidade e das Metas Internacionais de Segurança do Paciente.