COC – Centro de Oncologia Campinas

Centro de Oncologia Campinas investe em qualidade e segurança

Parceria com Einstein garantirá aperfeiçoamento das boas práticas, além do selo de qualificação da ONA

Os avanços na área da saúde impõem constantes mudanças e adequações necessárias à manutenção da excelência dos serviços oferecidos. Atento à evolução e às responsabilidades adicionais, o Centro de Oncologia Campinas investe na melhoria do atendimento ao paciente, com o objetivo de garantir qualidade e segurança em todos os procedimentos que realiza. E para desenvolver continuamente a política de aperfeiçoamento, o Centro de Oncologia Campinas inicia uma importante parceria com o Escritório de Excelência Einstein, iniciativa da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, reconhecida internacionalmente por boas práticas de qualidade e segurança.

A sinergia possibilitará ao Centro de Oncologia Campinas aperfeiçoar seus processos e se alinhar às especificações globais de excelência em qualidade e segurança na área da saúde. Também permitirá alcançar o selo de qualificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

A parceria com o Escritório de Excelência Einstein tem a duração de um ano, período no qual funcionários e corpo clínico do Centro de Oncologia Campinas serão acompanhados na construção conjunta de melhores práticas de qualidade e segurança. Todo o processo tem como foco o bem-estar e a saúde do paciente. As metas internacionais de segurança são a base do projeto, que está em conformidade com as leis, regulamentos e padrões nacionais de qualidade.

O processo, pelo ponto de vista do Centro de Oncologia Campinas, será importante para aperfeiçoar o atendimento e os procedimentos internos da unidade: “Acreditamos que iremos passar por vários estágios indispensáveis para o nosso crescimento. E, para isso, entendemos a importância da autotransformação. Isso nos motiva a aproveitar as oportunidades de aprendizado que teremos para gerar valor para toda a nossa equipe e comunidade”, afirma Antonio Amaro Moreira, diretor executivo da instituição. “Temos muito orgulho e satisfação do trabalho realizado pelo Centro de Oncologia Campinas e, por isso, iniciamos este projeto para fortalecer nossos processos e manter a qualidade e segurança já reconhecidas na região de Campinas há mais de 40 anos”.

O diretor executivo do Centro de Oncologia Campinas explica que, apesar de suas já reconhecidas boas práticas, a unidade de saúde precisará adaptar procedimentos internos para estar em consonância às exigências da entidade acreditadora. Os ajustes, assegura, trarão inúmeros benefícios à instituição e a seus pacientes.

“O caminho não será tão fácil, pois requer adaptações para atender os requisitos da ONA e envolvimento de todos os nossos funcionários e corpo clínico. Mas os resultados valem muito, não só pela conquista do selo de qualificação que agrega valor aos nossos serviços, mas pelo aperfeiçoamento de nossos procedimentos, políticas e também do gerenciamento da assistência à saúde de nossos pacientes”, detalha. Ao final do programa, quando atender todos os requisitos exigidos pelo processo de acreditação, o Centro de Oncologia Campinas receberá a certificação da ONA.

O processo de Acreditação

O Selo de Qualificação da ONA é entregue a instituições de saúde que atendam aos padrões de qualidade e segurança definidos pela Organização Nacional de Acreditação. O processo de avaliação e certificação é chamado de Acreditação. Sem caráter fiscalizatório, consiste essencialmente em um programa de educação continuada das instituições prestadoras de serviços de saúde. Sua revisão é feita periodicamente, a fim de estimular melhorias contínuas.

A ONA é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança no segmento a saúde. Desde 1999 orienta instituições a adotarem práticas de gestão e assistenciais que tenham foco central no cuidado ao paciente, visando sempre a segurança e qualidade do atendimento,

Os padrões definidos pela ONA são reconhecidos internacionalmente, inclusive pela International Society for Quality in Health Care (ISQua), associação parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Deixe um comentário