Parceria com Einstein garantirá aperfeiçoamento das boas práticas, além do selo de qualificação da ONA
Os avanços na área da saúde impõem constantes mudanças e adequações necessárias à manutenção da excelência dos serviços oferecidos. Atento à evolução e às responsabilidades adicionais, o Centro de Oncologia Campinas investe na melhoria do atendimento ao paciente, com o objetivo de garantir qualidade e segurança em todos os procedimentos que realiza. E para desenvolver continuamente a política de aperfeiçoamento, o Centro de Oncologia Campinas inicia uma importante parceria com o Escritório de Excelência Einstein, iniciativa da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, reconhecida internacionalmente por boas práticas de qualidade e segurança.
A sinergia possibilitará ao Centro de Oncologia Campinas aperfeiçoar seus processos e se alinhar às especificações globais de excelência em qualidade e segurança na área da saúde. Também permitirá alcançar o selo de qualificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA).
A parceria com o Escritório de Excelência Einstein tem a duração de um ano, período no qual funcionários e corpo clínico do Centro de Oncologia Campinas serão acompanhados na construção conjunta de melhores práticas de qualidade e segurança. Todo o processo tem como foco o bem-estar e a saúde do paciente. As metas internacionais de segurança são a base do projeto, que está em conformidade com as leis, regulamentos e padrões nacionais de qualidade.
O processo, pelo ponto de vista do Centro de Oncologia Campinas, será importante para aperfeiçoar o atendimento e os procedimentos internos da unidade: “Acreditamos que iremos passar por vários estágios indispensáveis para o nosso crescimento. E, para isso, entendemos a importância da autotransformação. Isso nos motiva a aproveitar as oportunidades de aprendizado que teremos para gerar valor para toda a nossa equipe e comunidade”, afirma Antonio Amaro Moreira, diretor executivo da instituição. “Temos muito orgulho e satisfação do trabalho realizado pelo Centro de Oncologia Campinas e, por isso, iniciamos este projeto para fortalecer nossos processos e manter a qualidade e segurança já reconhecidas na região de Campinas há mais de 40 anos”.
O diretor executivo do Centro de Oncologia Campinas explica que, apesar de suas já reconhecidas boas práticas, a unidade de saúde precisará adaptar procedimentos internos para estar em consonância às exigências da entidade acreditadora. Os ajustes, assegura, trarão inúmeros benefícios à instituição e a seus pacientes.
“O caminho não será tão fácil, pois requer adaptações para atender os requisitos da ONA e envolvimento de todos os nossos funcionários e corpo clínico. Mas os resultados valem muito, não só pela conquista do selo de qualificação que agrega valor aos nossos serviços, mas pelo aperfeiçoamento de nossos procedimentos, políticas e também do gerenciamento da assistência à saúde de nossos pacientes”, detalha. Ao final do programa, quando atender todos os requisitos exigidos pelo processo de acreditação, o Centro de Oncologia Campinas receberá a certificação da ONA.
O processo de Acreditação
O Selo de Qualificação da ONA é entregue a instituições de saúde que atendam aos padrões de qualidade e segurança definidos pela Organização Nacional de Acreditação. O processo de avaliação e certificação é chamado de Acreditação. Sem caráter fiscalizatório, consiste essencialmente em um programa de educação continuada das instituições prestadoras de serviços de saúde. Sua revisão é feita periodicamente, a fim de estimular melhorias contínuas.
A ONA é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança no segmento a saúde. Desde 1999 orienta instituições a adotarem práticas de gestão e assistenciais que tenham foco central no cuidado ao paciente, visando sempre a segurança e qualidade do atendimento,
Os padrões definidos pela ONA são reconhecidos internacionalmente, inclusive pela International Society for Quality in Health Care (ISQua), associação parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS).