COC – Centro de Oncologia Campinas

Zé Paraíba alegra pacientes ao piano enquanto supera outra vez o câncer de próstata

Músico nordestino levou carinho aos pacientes antes de cada sessão de radioterapia

 

Foi dedilhando o acordeom desde garoto que José Lima Araújo, de 74 anos, tornou-se o Zé Paraíba. Músico reconhecido da cidade e paciente do Centro de Oncologia Campinas, Zé Paraíba é um autodidata dos instrumentos. Sempre antes das sessões de radioterapia no COC, se sentava em frente ao piano solidário para compartilhar com outros pacientes o positivismo regado à música. De gosto eclético, atendeu pedidos e seguiu o próprio repertório, que inclui de boleros a MPB, passando, é claro, pelo xote, xaxado e forró.

Há 12 anos, Zé da Paraíba foi diagnosticado com câncer de próstata. Passou por uma cirurgia bem-sucedida e seguiu as recomendações médicas para acompanhamento semestral. No último check-up, o médico notou uma alteração no exame de PSA – que mede o nível de uma substância produzida pela próstata, o Antígeno Prostático Específico – e recomendou radioterapia.

A 36ª e última sessão de radioterapia, nesta terça-feira (17), encerrou um ciclo que trouxe saúde para Zé Paraíba e alegria musical aos pacientes do COC. “O que tem de ser é de Deus, a gente não escolhe. Enfrenta e pronto”, ensina.

“Se eu pude alegrar um pouco a vida de alguém que estava aqui já fico feliz. Quem não gosta de música não gosta de nada na vida.” Para fechar o tratamento, Zé Paraíba levou também a sanfona ao COC e tocou no saguão antes da última sessão. Como sempre, ainda deu uma canja ao piano.

Zé Paraíba nunca teve aulas de piano. Ele revela que transportou o dedilhado da sanfona para o instrumento e acabou se acertando. “Quando vim aqui no COC encontrei um piano. Acho bonito demais o piano. Aí falei ‘bom, posso tocar aqui’, e comecei a tocar umas musiquinhas. Tudo que faço na sanfona eu faço no piano”, descreve. “Eu gosto de tocar e gosto de dar um pouco de música para o povo que taí, às vezes a música ajuda.”

O tratamento com radioterapia foi mais tranquilo do que Zé Paraíba esperava. “Eu sou muito medroso com doença. Fiquei muito chateado, mas aí pensei: tem coisas piores na vida, tem gente sofrendo mais do que eu. Meu tratamento aqui foi excelente, não senti nada. Esse mês tô cheio de apresentação agendada. Dia 11 de julho viajo para Cáceres (MS) para tocar numa fazenda”, se gaba.

“A música me ajudou a superar a doença e me trouxe muitos amigos, que me ajudaram a passar por isso tudo”, assegura.

Natural de Solânia, Paraíba, o músico veio para Campinas em 1969 e aqui se estabeleceu. “Vim seguindo meu pai e quando cheguei, ele já tinha me comprado uma sanfona nova. Foi aí que comecei a conhecer as noites campineiras”, recorda, contanto que a música nunca foi sua ocupação principal.

Zé Paraíba aposentou-se como metalúrgico e ainda hoje realiza manutenções nos equipamentos do Restaurante Felini.

 

 

Piano Solidário

No Centro de Oncologia Campinas (COC), o piano solidário é parceiro de espera. A música que sai de mãos sempre amigáveis abrevia a angústia, traz alento e, muitas vezes, embala a alegria das boas notícias. A iniciativa de quem toca ecoa de diferentes formas no saguão da unidade em Barão Geraldo.

O uso do piano é livre. Recém-afinado, fica à espera de pacientes, colaboradores, funcionários e pessoal da área médica interessados em acrescentar melodia à rotina dos pacientes.

 

SOBRE O COC

O Centro de Oncologia Campinas dispõe de uma equipe multidisciplinar para oferecer todos os níveis de cuidados aos pacientes, incluindo serviços complementares ao tratamento. Possui salas de imagens, de quimioterapia, radioterapia, análises clínicas e imunoterapia. Também realiza atendimentos nas áreas de oncogenética, psico-oncologia, odonto-oncologia e hematologia, dentre outras.

Recentemente, o COC inaugurou o Centro de Endoscopia Digestiva, que realiza procedimentos diagnósticos, terapêuticos e de prevenção das lesões do aparelho digestivo alto (esôfago, estômago e duodeno) e baixo (cólon).

Mais de 30 médicos compõem o Corpo Clínico do Centro de Oncologia Campinas. Na sua maioria, especialistas detentores de excelência técnica, resultado da natureza e origem de suas respectivas formações. Serviços de nutrição, educação física, fisioterapia, odontologia e farmácia complementam os cuidados dentro da instituição, que atende mais de 30 convênios médicos.

O Centro de Oncologia Campinas carrega mais de 46 anos de história e tradição no tratamento oncológico. Fica localizado à Rua Alberto de Salvo, 311, Barão Geraldo, Campinas. O telefone de contato é (19) 3787-3400.

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA

Sigmapress Assessoria de Comunicação

Laine Turati – Contato (19) 991006246

Ivan Fontana – Contato: (19) 99100-5150

 

REDES SOCIAIS

www.oncologia.com.br

instagram.com/coc_oncologia

https://www.facebook.com/centrodeoncologiacampinas