COC – Centro de Oncologia Campinas

Quais são as metas internacionais de segurança do paciente?

Desde 2019, a Organização Mundial de Saúde celebra, em 17 de setembro, o Dia Mundial de Segurança do Paciente, firmando, assim, o reconhecimento da segurança do paciente como uma prioridade global de saúde. O Centro de Oncologia Campinas apoia esse movimento e acredita que ações que envolvam profissionais de saúde e pacientes são necessárias para o fortalecimento da cultura de segurança.

“O nosso maior objetivo ao apoiar essa ação, é garantir que todos os nossos pacientes recebam cuidados seguros, em cada fase do seu tratamento, dentro de nossa instituição.
E isso faz parte da nossa missão, que é proporcionar cuidado abrangente à Saúde, impactando positivamente a vida das pessoas. Nós, do Centro de Oncologia Campinas, apoiamos um atendimento mais seguro e humanizado”, afirma Antonio Amaro Moreira, diretor executivo do COC.

Leia também: Segurança do paciente: práticas garantem a qualidade do atendimento

As Metas Internacionais de Segurança do Paciente

As metas internacionais de segurança do paciente foram instituídas a partir de uma aliança global para eliminar ou diminuir, em todo o mundo, os riscos e não conformidades no atendimento médico e prestação de serviços de saúde. Elas foram criadas em 2006 pela Joint Commission International (JCI), entidade sem fins lucrativos responsável pela acreditação de instituições de saúde nos Estados Unidos, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

São seis metas ao todo, que visam garantir as melhores práticas durante o atendimento ao paciente, oferecendo qualidade e segurança. O objetivo é eliminar ou reduzir a exposição dos pacientes a riscos e não conformidades que poderiam ser evitados.

As metas internacionais de segurança do paciente, além de oficializadas pela OMS, formam a base para as políticas públicas de segurança na saúde. No Brasil, em 2013, o Ministério da Saúde instituiu, por meio da Portaria 529, o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), que também define diretrizes sobre essas metas.

“O PNSP tem o objetivo de contribuir para a qualificação do cuidado em saúde. O estímulo a uma prática assistencial segura se baseia em um conjunto de protocolos básicos, definidos pela Organização Mundial da Saúde, que são as seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente. Os protocolos são fundamentais na prevenção de eventos adversos e para fortalecer a segurança dos pacientes”, explica Fernando Medina, oncologista clínico e Diretor Técnico do Centro de Oncologia Campinas.

Como a segurança do paciente é sua prioridade, o Centro de Oncologia Campinas segue à risca as seis metas internacionais de segurança.

Quais são as Metas Internacionais de Segurança do Paciente?

As Metas Internacionais de Segurança do Paciente são:

  1. Identificação correta do paciente.
  2. Comunicação efetiva entre os profissionais de saúde.
  3. Melhorar a segurança na prescrição, no uso, e na administração de medicamentos.
  4. Assegurar cirurgia em local, procedimento e paciente corretos.
  5. Higienizar as mãos para evitar infecções.
  6. Reduzir o risco de quedas e lesões por pressão.

Entenda, a seguir, do que se trata cada uma das metas internacionais de segurança do paciente e como o Centro de Oncologia Campinas atende cada uma delas.

1. Identificar corretamente o paciente

A meta 1 é a identificação correta do paciente. É o primeiro passo para uma assistência segura e para garantir a qualidade do atendimento. Identificar corretamente cada paciente é responsabilidade de todos os profissionais.

No Centro de Oncologia Campinas, são usados como marcadores de identificação o nome completo do paciente, data de nascimento e nome completo da mãe do paciente, para evitar que pessoas com nomes iguais sejam confundidas. Essas três informações são inseridas na pulseira de identificação, prescrições médicas, etiquetas de medicamentos, entre outros.

Os marcadores de identificação devem ser conferidos em conjunto com o paciente, antes de qualquer procedimento, pelo profissional que irá realizá-lo. Assim, fica assegurado que o paciente receberá exatamente o que lhe foi indicado.

2. Melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde

A meta 2 fala sobre a comunicação efetiva entre os profissionais de saúde dentro da instituição. No ambiente hospitalar, a comunicação é fundamental para fortalecer o vínculo entre a equipe multidisciplinar e o paciente. Também proporciona uma assistência segura e livre de danos.

A prática da comunicação efetiva é chave para garantir a segurança do paciente no Centro de Oncologia Campinas. Requer, para sua implementação, a adoção de ferramentas e de comportamentos padronizados que melhoram o trabalho em equipe e reduzem riscos.

O COC realiza ações para melhorar a comunicação entre os profissionais. Veja alguns exemplos:

  • Todas as atividades assistenciais prestadas ao paciente são registradas no Prontuário Eletrônico;
  • Não é permitido fazer prescrições por telefone, e mesmo a prescrição verbal, só está autorizada em emergências;
  • A recomendação é evitar o uso de abreviaturas e siglas;
  • Todo resultado crítico deve ser comunicado imediatamente ao médico responsável. Ao informar pessoalmente sobre esse resultado, o profissional deve pedir ao médico que repita a informação em voz alta, para garantir o entendimento do resultado.

Essas e outras ações ajudam a melhorar as abordagens para uma comunicação mais segura na assistência ao paciente.

3. Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos

A meta 3 envolve a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos. Dentro de uma instituição de saúde, os medicamentos são fundamentais no plano de tratamento do paciente. Todas as medicações devem ser usadas de forma adequada para não comprometer a sua segurança.

O Centro de Oncologia Campinas adotou medidas para aprimorar esse processo:

  • Checagem dos dados da pulseira de identificação com o paciente, com a prescrição médica, e com a etiqueta de medicação;
  • Realização de procedimentos de dupla checagem dos medicamentos, na dispensação e administração;
  • Envolvimento do paciente e familiares no processo de cuidado, para esclarecimento de todas as suas dúvidas.

O Centro de Oncologia Campinas padroniza procedimentos. O objetivo é garantir a segurança no armazenamento, movimentação e utilização de medicamentos de alto risco e evitar o erro na prescrição e administração dos medicamentos.

4. Assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente correto

A meta 4 se refere à cirurgia segura. No Centro de Oncologia Campinas, são respeitadas as diretrizes do Programa da Organização Mundial de Saúde para garantir a segurança do paciente em procedimentos invasivos. 

Há um protocolo de cirurgia segura, que adota medidas para possibilitar a comunicação efetiva da equipe e a prevenção ou redução de eventos adversos relacionados aos procedimentos cirúrgicos. As medidas adotadas são:

  • Checagem dos dados da pulseira de identificação com o paciente, para verificar se o procedimento a ser feito está correto. 
  • Anamnese e Exame Físico;
  • Consentimentos Cirúrgicos e Anestésicos;
  • Demarcação de Sítio Cirúrgico quando aplicável.

A adesão dos profissionais às etapas do protocolo institucional é frequentemente monitorada. 

5. Higienizar mãos para evitar infecções

A meta 5 trata da higienização das mãos. É um processo simples, mas de imensa importância. Tem como objetivo prevenir e controlar as infecções relacionadas à assistência à saúde e garantir a segurança dos pacientes.

No Centro de Oncologia Campinas, todos os profissionais de saúde seguem as orientações da Organização Mundial de Saúde sobre a higienização em cinco momentos distintos:

  • Antes do contato com o paciente
  • Antes da realização do procedimento
  • Depois da exposição a fluidos corporais;
  • Depois do contato com o paciente;
  • Depois do contato com áreas próximas ao paciente.

Com água e sabão ou álcool em gel, a higienização das mãos dura em torno de 40 a 60 segundos. A realização e execução do procedimento são frequentemente monitoradas. É importante que as orientações sobre higienização cheguem também aos pacientes, para que eles possam incluir essa prática as suas rotinas.

6. Reduzir o risco de quedas e lesões por pressão

A meta 6 é dirigida à prevenção de lesão por pressão, que são danos localizados na pele. A incidência aumenta de acordo com os fatores de risco, como idade avançada, restrição ao leito, obesidade e exposição da pele à fricção.

No Centro de Oncologia Campinas, a equipe de enfermagem avalia os pacientes quanto ao risco antes de realizar ações preventivas, como:

  • Manter calcâneos livres de pressão, com o auxílio de um travesseiro;
  • Auxiliar e estimular movimentação no leito;
  • Reposicionar o paciente para que a pressão seja aliviada;

A maioria dessas lesões pode ser evitada por meio da identificação precoce dos pacientes em risco e pela adequada implementação de medidas simples de prevenção.

A meta 6 também consiste na redução do risco de quedas, que pode causar danos aos pacientes dentro do ambiente hospitalar. Pacientes idosos, cadeirantes, com dificuldade para andar, e que fazem uso de algumas medicações, por exemplo, têm maior risco de queda.

Como medida de segurança o Centro de Oncologia Campinas adota as seguintes medidas preventivas:

  • Logo na admissão do paciente é realizada a avaliação de risco;
  • O paciente é orientado a levantar da poltrona ou leito somente na presença de um profissional de saúde;
  • Tanto o paciente quanto o acompanhante são informados sobre a necessidade de uso de sapatos com solado antiderrapante;
  • Existe uma sinalização de alerta no painel beira leito;
  • Como barreira preventiva, há barras de segurança e campainha nos banheiros.

Campanha Mundial de Segurança do Paciente

A campanha para o Dia Mundial de Segurança do Paciente convida a toda a sociedade a despertar para a importância de se seguir os protocolos e metas de segurança.

E o COC tem como prioridade cumprir integralmente com as seis metas. Por isso, preconiza estratégias para implementação de barreiras para evitar eventos adversos. Durante a semana entre os dias 13 e 17 de setembro, o Centro de Oncologia Campinas fará ações educativas com pacientes, colaboradores, médicos e profissionais de saúde, com dinâmicas, palestras e treinamentos, a fim de reforçar as metas internacionais e os protocolos adotados pela unidade.

As metas internacionais devem ser seguidas por todas as intituições e profissionais da saúde, mas todas as pessoas são chamadas a conhecê-las. Se você é paciente, siga sempre as instruções da equipe de saúde: Permaneça com sua pulseira de identificação, confira seus dados pessoais, use o corrimão ao subir e descer escadas e informe qualquer evento à unidade de saúde. A segurança é uma responsabilidade de todos.

Leia também: Centro de Oncologia Campinas investe em qualidade e segurança

Deixe um comentário