COC – Centro de Oncologia Campinas

Ana Savoy e COC: uma parceria carregada de emoções e de afeto

Um dia inteiro dedicado a cuidar da autoimagem de mulheres que entraram na luta contra o câncer de mama. Assim foi mais uma edição da ação social realizada pela micropigmentadora paramédica Ana Savoy, em parceria com o Centro de Oncologia Campinas. No último dia 14 de outubro, 63 pacientes oncológicas puderam dar andamento ao processo de reconquista da autoestima.

Por meio do Arte Com Paixão, uma ação social idealizada e administrada por Ana Savoy desde 2012, foram realizados 50 procedimentos gratuitos de sobrancelhas e outros 13 de aréola, como parte da programação do Outubro Rosa do Centro de Oncologia Campinas. Quinze profissionais estiveram envolvidos na execução, além dos colaboradores do COC. Foi uma verdadeira maratona de valorização da vida e das vitórias no combate ao câncer de mama.

Um vídeo institucional de Ana Savoy contextualiza o significado das intervenções realizadas pela micropigmentadora. Ele traz o depoimento emocionado e afetivo de Raissa Lenz, que conheceu Ana Savoy em um período desafiador da vida, após ter sido diagnosticada com câncer de mama – Rayssa precisou passar por uma mastectomia bilateral para retirar as duas mamas. Foi em uma palestra da micropigmentadora no Centro de Oncologia Campinas que Raissa encontrou o caminho para reaver a autoestima.

Assista ao vídeo:

“Essa palestra foi o que me salvou em questão autoestima, porque no processo da quimioterapia, a gente perde todos os pelos do corpo. A reconstrução da aréola e da sobrancelha foram recursos fundamentais para que eu continuasse a viver como mulher. Não é um mero detalhe, isso faz toda a diferença”, atesta Raíssa.

A reciprocidade no processo que envolve a micropigmentação é uma das particularidades destacadas por Ana Savoy. “A maca acaba virando um divã. As pacientes contam muitas histórias. Elas chegam muito tímidas para tentar a reconstrução e saem renovadas”, relata. “A Ana me falou de afetividade, de calor humano, de alguém que abraça a causa, e eu me senti abraçada com ela”, confirma Raissa.

Confira algumas fotos da ação publicadas em nosso Instagram:


O Arte com Paixão é fruto da persistência de Ana. Ela relata que durante anos buscou apoio para realizar o projeto social e recebeu incontáveis negativas. Até conhecer o oncologista Fernando Medina. “Foi muito difícil que alguém acreditasse em mim. Tentei por anos, até que encontramos o COC”, detalha. Ana Savoy e o centro de Oncologia Campinas completaram em 2021 sete anos de parceria.

“Aqui nós atendemos aproximadamente 1,2 mil novos casos por ano. Fazemos então uma grande celebração da vida neste Outubro Rosa, tempo que nós tivemos o grande prazer de conhecer a Ana Savoy, que com sua equipe tem trabalhado conosco aqui no mês de Outubro. Ela proporciona a nossas pacientes a possibilidade de fazer a reconstrução mamilar, que é extremamente importante e renovadora para o paciente do câncer de mama”, descreve Medina.

Saiba mais: COC e Ana Savoy oferecem sessões de micropigmentação a pacientes

Deixe um comentário