Os processos de atenção à saúde foram criados para estabelecer o bem-estar e o atendimento seguro do paciente nos mais diferentes níveis. A campanha “Abril pela Segurança do Paciente” existe para reforçar a necessidade de garantir a qualidade e a eficácia das ações. E o Centro de Oncologia Campinas dedicou o mês à realização de eventos voltados ao tema deste ano de “Mais Acesso e Cuidado Integrado”, com o slogan “Qualidade em Toda a Jornada!”.
Palestras com profissionais da área médica e da equipe multidisciplinar, vivências e experiências foram compartilhadas não só entre os colaboradores do COC, mas também com os pacientes. “O paciente tem de fazer parte das ações pelo fato de ser peça-chave no processo de segurança”, explica Solange Oliveira, coordenadora de Qualidade e Gestão de Riscos do COC.
O Centro de Oncologia Campinas ratifica o cumprimento dos rigorosos padrões de qualidade e segurança em todas as suas áreas, desde a gestão e administração até o atendimento ao paciente, ao ser “Acreditado com Excelência” pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).
O processo de acompanhamento da certificação concedida é rigoroso. Cumpre diversas etapas e, durante o período de vigência, compreende procedimentos regulares para garantir que a excelência adquirida seja mantida. As iniciativas do Abril pela Segurança são prova disso.
A campanha é um dos pilares que contribuem com a manutenção da excelência dos serviços oferecidos pelo COC. “A campanha nos ajuda a fortalecer, junto aos pacientes e colaboradores, o objetivo de sempre oferecer uma assistência de qualidade e segura. Também orienta os pacientes na inserção dos seus direitos e deveres e leva até eles informações corretas”, resume Solange.
Iniciativas
Nos dias 14 e 15 de abril, o COC organizou palestras com temas essenciais à construção de um ambiente seguro. Na abertura, o oncologista clínico Fernando Medina abordou o “Acesso oportuno e seguro e a aplicação da tecnologia em saúde”. A transição e continuidade do cuidado integrado, educação em saúde e direitos e deveres do paciente foram debatidos pela equipe multidisciplinar do COC, que envolve nutricionista, psico-oncologista e educadora física.
As iniciativas seguem ao longo do mês, com a oferta de materiais de apoio que destacam os passos dos procedimentos de segurança. Por meio de um Quiz, os colaboradores são instigados a reforçar o conhecimento adquirido em suas trajetórias e premiados ao final das ações.
A campanha
Instituída pelo Ministério da Saúde, a campanha orienta a organização da atenção especializada e reforça a necessidade de integração entre os diferentes níveis de atenção. “Essa articulação favorece a continuidade do cuidado, reduzindo barreiras no acesso e riscos de fragmentação da assistência, além de fortalecer a qualidade do cuidado e a segurança do paciente ao longo de sua jornada no sistema de saúde”, aponta o Ministério da Saúde.