COC – Centro de Oncologia Campinas

Centro de Oncologia Campinas atualiza equipamentos e instalações de tratamentos radioterápicos dos pacientes

Ao comemorar 45 anos de fundação, o Centro de Oncologia Campinas empreende a Revitalização do Parque Tecnológico, que resultará em ampliação da quantidade e da qualidade dos atendimentos prestados à população nas áreas de radioterapia e braquiterapia. A primeira das três etapas do projeto deve ser concluída em poucos dias. A previsão é que o novo acelerador linear de partículas Infinity, fabricado pela sueca Elekta, entre em operação ainda no primeiro semestre de 2022.

Investimentos da ordem de R$ 15 milhões permitiram ao Centro de Oncologia Campinas trazer à região uma tecnologia de ponta, que coloca a instituição ao lado dos grandes centros em termos de alta performance de radioterapia. Além da aquisição do equipamento, o COC aplicou recursos na modernização das instalações do setor de radioterapia.

Saiba mais: Centro de Oncologia Campinas recebe novo acelerador para radioterapia

“As obras começaram com o preparo e adequação do bunker de cobalto que já existia no Centro de Oncologia para receber o novo acelerador. Modernizamos os demais equipamentos e reformamos todo o espaço da radioterapia para garantir o melhor do atendimento humanizado aos nossos pacientes”, descreve Antonio Amaro Moreira, diretor-executivo do COC.

A inauguração do novo acelerador linear de partículas para radioterapia Infinity está prevista para o dia 29 de abril. O início dos atendimentos depende basicamente da obtenção das licenças dos órgãos competente.

“A Elekta finalizou a montagem. Estamos na fase de conexões do aparelho com os softwares de gerenciamento, que fazem todo o planejamento de tratamento dos pacientes. Uma segunda equipe da Elekta cuida agora das configurações. O próximo passo é aguardar a liberação da Comissão Nacional de Energia Nuclear”, detalha Moreira. A CNEN é quem cuida do licenciamento e controle de instalações de radioterapia no Brasil.

Revitalização do Parque Tecnológico

Assim que o novo acelerador Infinity estiver em operação, o Centro de Oncologia Campinas iniciará a fase 2 da Revitalização do Parque Tecnológico. O equipamento em uso atualmente na instituição passará por um upgrade, assim como todo o espaço que o abriga.

“O acelerador em operação será totalmente atualizado. Haverá uma nova área de comando e também reformaremos as instalações. Com isso, agregaremos tecnologia e aumentaremos a gama de procedimentos realizados por esse equipamento. Teremos então dois aceleradores oferecendo simultaneamente tratamento de alta qualidade e tecnologia”, detalha o diretor-executivo.

Modernização da Braquiterapia

A última etapa da Revitalização do Parque Tecnológico engloba a estrutura envolvida na realização da braquiterapia – ou radioterapia interna. Na radioterapia convencional, a radiação é aplicada externamente, sobre uma área do corpo onde o tumor está localizado. Já na braquiterapia, fontes ou substâncias radioativas são introduzidas dentro ou perto da área do tumor.

“Dentro de aproximadamente um ano, daremos início à modernização da área de braquiterapia. Vamos atualizar todo o espaço para nos adequar às novas exigências de segurança. Também iremos modernizar as salas de exames e os postos de enfermagem. Ao término de todo o projeto, o COC estará preparado para se manter na vanguarda do tratamento oncológico”, descreve Moreira.