COC – Centro de Oncologia Campinas

Março Azul: ações do COC levam informação para prevenção do câncer colorretal

Terceiro tipo de câncer mais letal tem chances de cura superiores a 90% quando diagnosticado no início

O aumento exponencial de casos nos últimos anos evidenciou a letalidade do câncer colorretal, o segundo tipo mais fatal da doença no mundo, atrás do câncer de pulmão. Os mesmos números levaram a neoplasia à terceira posição entre as mais incidentes no Brasil. Março Azul-Marinho é a campanha de conscientização contra uma doença para a qual há possibilidade de diagnóstico precoce. Como a informação é a estratégia mais eficiente de prevenção, o Centro de Oncologia Campinas dedicará o mês a ações para difundir os cuidados contra um câncer que chega a ter até 90% de chances de cura se diagnosticado no início.

Em breve, o Centro de Oncologia Campinas divulgará as datas do “Corujão da Colonoscopia”, uma iniciativa em que realizará ao menos 50 exames gratuitos de colonoscopia em pacientes previamente indicados pela Secretaria Municipal de Saúde de Campinas. O objetivo da realização, além de contribuir com a detecção precoce, é permitir a redução do número de procedimentos represados. Os procedimentos acontecerão a partir das 17h, em três terças-feiras seguidas, no Centro de Endoscopia Digestiva do COC, graças à doação de insumos e do voluntariado de profissionais médicos.

Profissionais de saúde do Centro de Oncologia Campinas realizarão blitze contra a doença em pontos de grande concentração da cidade, como a Lagoa do Taquaral, a Feira Hippie e a Praça do Coco. Eles orientarão a população sobre os sinais, como evitar a doença e os meios de prevenção e diagnóstico precoce. Na sede do COC, em Barão Geraldo, palestras ajudarão pacientes e interessados a conhecerem a doença para melhor combatê-la.  O câncer colorretal também estará na pauta na Câmara Municipal: dia 18 de março, às 17h, o oncologista clínico Fernando Medina abordará o tema no Plenário da Casa, em palestra aberta ao público.

“A luta contra o câncer colorretal exige ações conjuntas. A população precisa estar atenta aos fatores de risco, sintomas e importância do diagnóstico precoce. Através da informação, prevenção e diagnóstico precoce, podemos salvar vidas e transformar a realidade do câncer colorretal no Brasil”, acredita o médico Fernando Medina.

O índice de cura do câncer colorretal, aponta Medina, está diretamente relacionado ao estágio da doença no momento do diagnóstico. “Quando detectado precocemente, a chance de cura pode ultrapassar 90%”, confirma o oncologista. Atualmente, a maioria dos casos de câncer colorretal é descoberta tardiamente, quando surgem sintomas mais severos, como diarreia, dores abdominais, fraqueza, anemia e emagrecimento súbito.

“O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento e a qualidade de vida do paciente. Por isso, todos devem ficar atentos a sintomas como mudança no hábito intestinal (diarreia, constipação ou alternância entre ambos); sangramento nas fezes; dor abdominal; sensação de evacuação incompleta; fraqueza e perda de peso inexplicadas”, lista o especialista do COC.

Fernando Medina, oncologista clínico do COC

 

Ações do COC

Profissionais de saúde do COC realizarão palestras em todas as terças-feiras do mês de março (dias 5, 12, 19 e 26), na sede do COC (ver programação abaixo).

Três outras ações serão realizadas pelo Centro de Oncologia Campinas em espaços públicos, durante três sábados do mês de março. No dia 09/03, na Praça Imprensa Fluminense – Cambuí, durante a Feira Hippie; 16/03, na Praça do Coco, em Barão Geraldo; e dia 23/03, no Parque de Portugal – Lagoa do Taquaral, entrada principal.

As equipes de saúde do COC farão entrega de panfletos e estarão à disposição de todos para esclarecer as dúvidas a respeito do câncer colorretal.

A convite da vereadora Débora Palermo, o oncologista clínico Fernando Medina falará sobre o câncer de cólon e reto no Plenário da Câmara Municipal de Campinas, dia 18 de maro, a partir das 17h. A entrada é aberta ao público.

Mais sobre a doença

O câncer de intestino é também chamado de câncer de cólon e reto ou colorretal. Abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada cólon e no reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus). Boa parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, que podem crescer na parede interna do intestino grosso.

Pesquisa da Organização de Saúde (OMS) no Brasil apontou a confirmação de 627 mil novos casos de câncer em 2022. Os tipos mais comuns foram o de próstata, com 102 mil, e de mama, 94 mil. O câncer colorretal foi o terceiro mais incidente na população brasileira em geral, com 69 mil novos casos.

A Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou as estimativas mais recentes da carga global de câncer. No mundo, houve 20 milhões de novos casos de câncer e 9,7 milhões de mortes em 2022. O câncer de pulmão foi a principal causa de mortes por câncer (1,8 milhão de mortes, representando 18,7% de todas as mortes por câncer), seguido pelo câncer colorretal (900 mil mortes; 9,3%).

“Fatores como idade, histórico familiar, obesidade, sedentarismo e consumo excessivo de carne vermelha e bebidas alcoólicas aumentam o risco da doença. Medidas de prevenção podem reduzir significativamente esses riscos. Adotar uma dieta rica em fibras, praticar atividade física regularmente e manter um peso saudável são hábitos essenciais. Além disso, evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool são fundamentais contra a doença”, detalha Fernando Medina.

O oncologista destaca que a colonoscopia é o exame mais eficaz para detectar o câncer colorretal em seu estágio inicial, quando as chances de cura são maiores. “A partir dos 50 anos, pessoas com risco médio devem realizar o exame periodicamente. O índice de cura do câncer colorretal está diretamente relacionado ao estágio da doença no momento do diagnóstico. Quando detectado precocemente, a chance de cura pode ultrapassar 90%”, reforça.

 

PROGRAMAÇÃO MARÇO AZUL MARINHO DO COC

Dia 5/3 – O médico Gabriel Cainelli, especialista em endoscopia digestiva, abre o ciclo de palestras na sede do COC, às 8h30. Ele falará sobre os fatores e comportamentos de risco e prevenção do câncer colorretal.

Dia 9/3 – Profissionais de Saúde do COC estarão na Praça Imprensa Fluminense, no Cambuí, onde ocorre a Feira Hippie, a partir das 9h. Serão entregues folhetos sobre a doença, formas de prevenção, sinais e cuidados. Os profissionais também estarão disponíveis para esclarecer dúvidas da população.

Dia 12/3 – Palestra na sede do COC. O gastrologista Everton Cazzo abordará a prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal, a partir das 12h30.

Dia 16/3 – Profissionais de Saúde do COC estarão na Praça do Coco, em Barão Geraldo, a partir das 9h. Serão entregues folhetos sobre a doença, formas de prevenção, sinais e cuidados. Os profissionais também estarão disponíveis para esclarecer dúvidas da população.

Dia 18/3 – O oncologista clínico Fernando Medina dará palestra sobre câncer colorretal no Plenário da Câmara Municipal de Campinas, às 17h

Dia 19/3 – A nutricionista Ananda Silva falará sobre a importância da alimentação na prevenção do câncer colorretal, na sede do COC, a partir das 8h30.

Dia 23/3 – Ação de conscientização no Parque de Portugal – Lagoa do Taquaral –, na entrada principal. Serão entregues folhetos sobre a doença, formas de prevenção, sinais e cuidados. Os profissionais também estarão disponíveis para esclarecer dúvidas da população.

Dia 26/3 – O oncologista clínico André Augusto de Moraes irá falar sobre os avanços recentes no tratamento do câncer colorretal, a partir das 8h30, na sede do COC.

CORUJAO DA COLONOSCOPIA – O Centro de Oncologia Campinas realizará, durante três terças-feiras à noite do mês de março, exames gratuitos de colonoscopia para reduzir a demanda na rede pública, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. 

 

SOBRE O COC

O Centro de Oncologia Campinas dispõe de uma equipe multidisciplinar para oferecer todos os níveis de cuidados aos pacientes, incluindo serviços complementares ao tratamento. Possui salas de imagens, de quimioterapia, radioterapia, análises clínicas e imunoterapia. Também realiza atendimentos nas áreas de oncogenética, psico-oncologia, odonto-oncologia e hematologia, dentre outras.

Recentemente, o COC inaugurou o Centro de Endoscopia Digestiva, que realiza procedimentos diagnósticos, terapêuticos e de prevenção das lesões do aparelho digestivo alto (esôfago, estômago e duodeno) e baixo (cólon).

Mais de 30 médicos compõem o Corpo Clínico do Centro de Oncologia Campinas. Na sua maioria, especialistas detentores de excelência técnica, resultado da natureza e origem de suas respectivas formações. Serviços de nutrição, educação física, fisioterapia, odontologia e farmácia complementam os cuidados dentro da instituição, que atende mais de 30 convênios médicos.

O Centro de Oncologia Campinas carrega 46 anos de história e tradição no tratamento oncológico. Fica localizado à Rua Alberto de Salvo, 311, Barão Geraldo, Campinas. O telefone de contato é (19) 3787-3400.

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA

Sigmapress Assessoria de Comunicação

Laine Turati – Contato (19) 991006246)

Ivan Fontana – Contato: (19) 99100-5150

REDES SOCIAIS

www.oncologia.com.br

instagram.com/coc_oncologia

https://www.facebook.com/centrodeoncologiacampinas