COC – Centro de Oncologia Campinas

Corujão da Colonoscopia: COC realiza gratuitamente mutirão de exames em Campinas

Centro de Oncologia Campinas atenderá 50 pacientes encaminhados pela Rede Mário Gatti

 

Mais de 89 mil pessoas esperam pelo exame de colonoscopia no Sistema Único de Saúde (SUS) do estado de São Paulo, segundo números da secretaria estadual de Saúde. No SUS municipal de Campinas são pelo 350. Enquanto a fila se movimenta lentamente, ações como as que serão realizadas pelo Centro de Oncologia Campinas fornecem diagnósticos que podem salvar vidas. Organizado pelo COC, o “Corujão da Colonoscopia” oferecerá gratuitamente 50 exames a pacientes previamente encaminhados pela Rede Mário Gatti, a partir da próxima terça-feira (12).

Os atendimentos serão realizados durante quatro terças-feiras, nos dias 12, 19 e 26 de março e 2 de abril, sempre a partir das 17h e até por volta das 22h, no Centro de Endoscopia Digestiva do COC, que possui equipamentos de alta definição e conceituada equipe médica. Serão de 12 a 13 exames em cada dia. Os procedimentos ficarão a cargo dos médicos Marcus Zaia, gastroenterologista e especialista em cirurgia geral e endoscopia digestiva, e Gabriel Cainelli, especialista em endoscopia digestiva.

Um conjunto de parcerias concretizou a ação solidária inserida no contexto da campanha Março Azul-Marinho, de prevenção e orientação sobre o câncer colorretal. Todos os insumos para realização dos exames foram doados pelo COC e seus fornecedores. A equipe composta por cerca de 20 pessoas, entre profissionais médicos, de saúde e de apoio, trabalhará voluntariamente. A Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar agendou os pacientes e forneceu o preparo para a colonoscopia.

O oncologista clínico do COC, Fernando Medina, salienta a importância da realização das colonoscopias, tanto para prevenir o câncer quanto detectá-lo em fases iniciais, quando as chances de cura podem superar os 90%. E lamenta que, apesar das campanhas e da maior facilidade de disseminar informações sobre a neoplasia, boa parte dos pacientes identifica o problema quando a doença já está em fase avançada.

“A colonoscopia é um exame fundamental para o tratamento de lesões muitas vezes pré-malignas e para o diagnóstico precoce do tumor do intestino, que é a terceira neoplasia mais frequente no Brasil, possui uma das maiores mortalidades do câncer e também maior morbidade. Infelizmente, a maioria dos pacientes, quando chega no oncologista, já está com doença avançada, com pouca possibilidade de cura e muitas vezes já com disseminação para o fígado, principalmente”, relata.

Sérgio Bisogni, presidente da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar, instituições responsáveis pela execução das colonoscopias nos pacientes que chegam ao Complexo Hospitalar Prefeito Edivaldo Orsi (Ouro Verde) e ao Hospital Mário Gatti, conta que atualmente cerca de 150 pacientes aguardam pelo exame no Ouro Verde e outros 200 no Mário Gatti.

Bisogni detalhou como será feito o encaminhamento pela rede. “Nós vamos selecionar 50 pacientes que não tenham complicações maiores e encaminhar ao COC. Depois de feitos os exames, os resultados retornarão aos nossos hospitais para que os devidos encaminhamentos sejam dados a cada diagnóstico”.

 

Câncer colorretal

O câncer de intestino é também chamado de câncer de cólon e reto ou colorretal. Abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada cólon, e no reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus). Boa parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, que podem crescer na parede interna do intestino grosso e que ser precocemente identificados nos exames de colonoscopias.

A luta contra o câncer colorretal exige ações conjuntas. “A população precisa estar atenta aos fatores de risco, sintomas e importância do diagnóstico precoce. Através da informação, prevenção e diagnóstico precoce, podemos salvar vidas e transformar a realidade do câncer colorretal no Brasil”, acredita o médico Fernando Medina.

O índice de cura do câncer colorretal, aponta o médico do COC, está diretamente relacionado ao estágio da doença no momento do diagnóstico. “Quando detectado precocemente, a chance de cura pode ultrapassar 90%”, confirma. Atualmente, a maioria dos casos de câncer colorretal é descoberta tardiamente, quando surgem sintomas mais severos.

“O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento e a qualidade de vida do paciente. Por isso, todos devem ficar atentos a sintomas como mudança no hábito intestinal (diarreia, constipação ou alternância entre ambos); sangramento nas fezes; dor abdominal; sensação de evacuação incompleta; fraqueza e perda de peso inexplicadas”, lista o especialista.

Pesquisa da Organização de Saúde (OMS) no Brasil apontou a confirmação de 627 mil novos casos de câncer em 2022. Os tipos mais comuns foram o de próstata, com 102 mil, e de mama, 94 mil. O câncer colorretal foi o terceiro mais incidente na população brasileira em geral, com 69 mil novos casos.

 

Responsabilidade social

O Corujão da Colonoscopia retrata o comprometimento do Centro de Oncologia Campinas com a campanha Março Azul-Marinho e com o objetivo de melhorar os índices preocupantes do câncer colorretal. O COC tem como um de seus pilares do planejamento estratégico o posicionamento social, como destaca o diretor executivo do COC, Jair Rotoli Júnior. É um processo de construção genuína de relacionamento entre o COC e a sociedade, desta vez representada pela Secretaria Municipal de Saúde de Campinas.

“Entregamos a responsabilidade social à população através várias iniciativas, como palestras e campanhas de orientações e prevenções dos mais diversos temas sobre o câncer. Algumas ações são mais práticas, como mutirões de atendimentos a pacientes. Todas essas iniciativas reunimos em um programa chamado “QUEM PROCURA CURA”. Neste mês da campanha Março Azul-Marinho, faremos muitas ações, dentre elas o Corujão da Colonoscopia, que impactará positivamente 50 pessoas”, detalha.

Também são destaques dentre as campanhas organizadas pelo COC as ações do Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, e Novembro Azul, voltada ao câncer de próstata – o Sábado sem Câncer marca a história da instituição ao oferecer atendimentos de prevenção, detecção e tratamento de câncer de próstata, se necessário, a 500 pacientes.

 

PROGRAMAÇÃO MARÇO AZUL-MARINHO DO COC

Dia 12/3 – Palestra na sede do COC. O gastrologista Everton Cazzo abordará a prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal, a partir das 12h30.

 

Dia 16/3 – Profissionais de Saúde do COC estarão na Praça do Coco, em Barão Geraldo, a partir das 9h. Serão entregues folhetos sobre a doença, formas de prevenção, sinais e cuidados. Os profissionais também estarão disponíveis para esclarecer dúvidas da população.

 

Dia 18/3 – O oncologista clínico Fernando Medina dará palestra sobre câncer colorretal no Plenário da Câmara Municipal de Campinas, às 17h

 

Dia 18/3 – Palestra na Pastoral Monsenhor Fernando Godoy Moreira (Paróquia Santa Rita de Cássia), às 19h. Rua Hermas Braga, 186, Nova Campinas

 

Dia 19/3 – A nutricionista Ananda Silva falará sobre a importância da alimentação na prevenção do câncer colorretal, na sede do COC, a partir das 8h30.

 

Dia 23/3 – Ação de conscientização no Parque de Portugal – Lagoa do Taquaral –, na entrada principal. Serão entregues folhetos sobre a doença, formas de prevenção, sinais e cuidados. Os profissionais também estarão disponíveis para esclarecer dúvidas da população.

 

Dia 26/3 – O oncologista clínico André Augusto de Moraes irá falar sobre os avanços recentes no tratamento do câncer colorretal, a partir das 8h30, na sede do COC.

 

CORUJAO DA COLONOSCOPIA – O Centro de Oncologia Campinas realizará, durante três terças-feiras à noite do mês de março, e a primeira terça-feira de abril, exames gratuitos de colonoscopia para reduzir a demanda na rede pública, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

 

SOBRE O COC

O Centro de Oncologia Campinas dispõe de uma equipe multidisciplinar para oferecer todos os níveis de cuidados aos pacientes, incluindo serviços complementares ao tratamento. Possui salas de imagens, de quimioterapia, radioterapia, análises clínicas e imunoterapia. Também realiza atendimentos nas áreas de oncogenética, psico-oncologia, odonto-oncologia e hematologia, dentre outras.

Recentemente, o COC inaugurou o Centro de Endoscopia Digestiva, que realiza procedimentos diagnósticos, terapêuticos e de prevenção das lesões do aparelho digestivo alto (esôfago, estômago e duodeno) e baixo (cólon).

Mais de 30 médicos compõem o Corpo Clínico do Centro de Oncologia Campinas. Na sua maioria, especialistas detentores de excelência técnica, resultado da natureza e origem de suas respectivas formações. Serviços de nutrição, educação física, fisioterapia, odontologia e farmácia complementam os cuidados dentro da instituição, que atende mais de 30 convênios médicos.

O Centro de Oncologia Campinas carrega 46 anos de história e tradição no tratamento oncológico. Fica localizado à Rua Alberto de Salvo, 311, Barão Geraldo, Campinas. O telefone de contato é (19) 3787-3400.

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA

Sigmapress Assessoria de Comunicação

Laine Turati – Contato (19) 991006246)

Ivan Fontana – Contato: (19) 99100-5150

 

REDES SOCIAIS

www.oncologia.com.br

instagram.com/coc_oncologia

https://www.facebook.com/centrodeoncologiacampinas