COC – Centro de Oncologia Campinas

COC leva orientação sobre câncer colorretal à Reunião Ordinária da Câmara desta segunda-feira (18)

Como parte da campanha Março Azul, oncologista Fernando Medina falará sobre o terceiro câncer mais fatal

 

A convite da vereadora Débora Palermo (PL), o médico Fernando Medina, oncologista clínico do Centro de Oncologia Campinas, falará sobre câncer colorretal na Primeira Parte da Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Campinas desta segunda-feira (18). A palestra integra a campanha Março Azul, criada para destacar as formas de prevenção do terceiro tipo de câncer mais fatal no Brasil, que chega a ter até 90% de chances de cura se diagnosticado no início.

“A luta contra o câncer colorretal exige ações conjuntas. A população precisa estar atenta aos fatores de risco, sintomas e importância do diagnóstico precoce. Através da informação, prevenção e diagnóstico precoce, podemos salvar vidas e transformar a realidade do câncer colorretal no Brasil”, acredita o médico Fernando Medina.

O índice de cura do câncer colorretal, aponta Medina, está diretamente relacionado ao estágio da doença no momento do diagnóstico. “Atualmente, a maioria dos casos de câncer colorretal é descoberta tardiamente, quando surgem sintomas mais severos, como diarreia, dores abdominais, fraqueza, anemia e emagrecimento súbito. Conhecer os sintomas e realizar preventivamente o exame de colonoscopia ajuda a combater essa doença altamente mórbida”, reforça o oncologista do COC.

Medina também apresentará detalhes da campanha “Corujão da Colonoscopia”. Realizada pelo COC, a ação oferece neste mês de março 50 exames gratuitos de colonoscopia a pacientes indicados pela Secretaria Municipal de Saúde de Campinas. Palestras abertas ao público na sede da instituição e ações de orientação em áreas públicas de Campinas completam as iniciativas do mês voltado à conscientização sobre o câncer colorretal (Veja a programação abaixo).

 

Mais sobre a doença

O câncer de intestino é também chamado de câncer de cólon e reto ou colorretal. Abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada cólon e no reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus). Boa parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, que podem crescer na parede interna do intestino grosso.

Os exames de colonoscopia identificam esses pólipos, que podem ou não ser tumores pré-malignos. O exame também retira essas elevações que se formam na superfície interna do intestino – posteriormente elas são enviadas à biópsia.

Pesquisa da Organização de Saúde (OMS) no Brasil apontou a confirmação de 627 mil novos casos de câncer em 2022. Os tipos mais comuns foram o de próstata, com 102 mil, e de mama, 94 mil. O câncer colorretal foi o terceiro mais incidente na população brasileira em geral, com 69 mil novos casos.

 

PROGRAMAÇÃO MARÇO AZUL DO COC

Dia 16/3 – Profissionais de Saúde do COC estarão na Praça do Coco, em Barão Geraldo, a partir das 9h. Serão entregues folhetos sobre a doença, formas de prevenção, sinais e cuidados. Os profissionais também estarão disponíveis para esclarecer dúvidas da população.

 

Dia 18/3 – O oncologista clínico Fernando Medina dará palestra sobre câncer colorretal no Plenário da Câmara Municipal de Campinas, às 17h

 

Dia 18/3 – Palestra na Pastoral Monsenhor Fernando Godoy Moreira (Paróquia Santa Rita de Cássia), às 19h. Rua Hermas Braga, 186, Nova Campinas

 

Dia 19/3 – A nutricionista Ananda Silva falará sobre a importância da alimentação na prevenção do câncer colorretal, na sede do COC, a partir das 8h30.

 

Dia 23/3 – Ação de conscientização no Parque de Portugal – Lagoa do Taquaral –, na entrada principal. Serão entregues folhetos sobre a doença, formas de prevenção, sinais e cuidados. Os profissionais também estarão disponíveis para esclarecer dúvidas da população.

 

Dia 26/3 – O oncologista clínico André Augusto de Moraes irá falar sobre os avanços recentes no tratamento do câncer colorretal, a partir das 8h30, na sede do COC.

 

CORUJAO DA COLONOSCOPIA – O Centro de Oncologia Campinas realizará, durante três terças-feiras à noite do mês de março, e a primeira terça-feira de abril, exames gratuitos de colonoscopia para reduzir a demanda na rede pública, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

 

 

SOBRE O COC

O Centro de Oncologia Campinas dispõe de uma equipe multidisciplinar para oferecer todos os níveis de cuidados aos pacientes, incluindo serviços complementares ao tratamento. Possui salas de imagens, de quimioterapia, radioterapia, análises clínicas e imunoterapia. Também realiza atendimentos nas áreas de oncogenética, psico-oncologia, odonto-oncologia e hematologia, dentre outras.

Recentemente, o COC inaugurou o Centro de Endoscopia Digestiva, que realiza procedimentos diagnósticos, terapêuticos e de prevenção das lesões do aparelho digestivo alto (esôfago, estômago e duodeno) e baixo (cólon).

Mais de 30 médicos compõem o Corpo Clínico do Centro de Oncologia Campinas. Na sua maioria, especialistas detentores de excelência técnica, resultado da natureza e origem de suas respectivas formações. Serviços de nutrição, educação física, fisioterapia, odontologia e farmácia complementam os cuidados dentro da instituição, que atende mais de 30 convênios médicos.

O Centro de Oncologia Campinas carrega 46 anos de história e tradição no tratamento oncológico. Fica localizado à Rua Alberto de Salvo, 311, Barão Geraldo, Campinas. O telefone de contato é (19) 3787-3400.

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA

Sigmapress Assessoria de Comunicação

Laine Turati – Contato (19) 991006246)

Ivan Fontana – Contato: (19) 99100-5150

 

REDES SOCIAIS

www.oncologia.com.br

instagram.com/coc_oncologia

https://www.facebook.com/centrodeoncologiacampinas