COC – Centro de Oncologia Campinas

Corujão da colonoscopia encerra a espera pelo exame dos primeiros pacientes

Ação do Centro de Oncologia Campinas atenderá gratuitamente 50 pessoas encaminhadas pelo SUS municipal

 

A espera acabou para as primeiras 11 pessoas atendidas no Corujão da Colonoscopia, uma iniciativa do Centro de Oncologia Campinas para ajudar a reduzir em Campinas a fila pelo exame. No total, 50 pacientes realizarão o procedimento em quatro terças-feiras seguidas (a próxima será dia 18), sempre a partir das 18h, no Centro de Endoscopia Digestiva do COC. Todos os profissionais médicos e de apoio atuam voluntariamente após o horário de trabalho, com a ajuda de apoiadores que doaram mão de obra e insumos.

No primeiro dia da ação, na última terça-feira (12), os pacientes encaminhados pelo SUS municipal para o procedimento relataram o alívio por poder realizar um exame e fazer parte dessa campanha de prevenção ao câncer colorretal. Aos 61 anos, Carlos Augusto fez a colonoscopia pela primeira vez, de forma preventiva.

“Essa campanha é maravilhosa. Tive um sangramento no estômago em dezembro de 2022, por consequência de uma gastrite, e achou-se por bem fazer uma colonoscopia devido ao fator idade. É uma prevenção e tudo que é cuidado desde o início se torna mais fácil”, analisou.

Os exames de colonoscopia no COC são realizados por Marcus Zaia, gastroenterologista e especialista em cirurgia geral e endoscopia digestiva, e Gabriel Cainelli, especialista em endoscopia digestiva, com a ajuda da equipe de endoscopia digestiva do COC. Todos os procedimentos são acompanhados de biópsia, se necessário, doadas pelo laboratório Ramos Medicina Diagnóstica. Também são parceiros da ação a Sociedade Brasileira de Endoscopia (Sobed-SP) e GFE insumos.

“O câncer colorretal é muito prevalente na nossa comunidade e a intenção da campanha é conscientizar a população da importância do diagnóstico precoce. A indicação do exame é para toda a população a partir dos 45 anos de idade e a ideia da nossa campanha é justamente trazer a população que tem um acesso um pouco mais moroso ao exame para permitir a possibilidade da detecção de lesões precoces”, detalha o médico Marcus Zaia.

“As pessoas negligenciam a colonoscopia por falta de conhecimento de como o procedimento realmente é feito e da importância que ele tem. Ainda há alguns tabus, como o medo do preparo, mas é tudo muito rápido e a colonoscopia é o exame que vai resolver o problema do paciente, que pode detectar lesões precursoras de câncer. E, além do exame, essa campanha reforça muito os métodos secundários de diagnóstico, como conhecer os sinais da doença”, explica Gabriel Cainelli.

O oncologista clínico do COC, Fernando Medina, salienta a importância da realização das colonoscopias, tanto para prevenir o câncer quanto detectá-lo em fases iniciais, quando as chances de cura podem superar os 90%. E lamenta que, apesar das campanhas e da maior facilidade de disseminar informações sobre a neoplasia, boa parte dos pacientes identifica o problema quando a doença já está em fase avançada.

“O câncer colorretal é a terceira causa de morte por câncer. É uma doença altamente mórbida, em que na maioria das vezes, o diagnóstico tardio faz com o que paciente tenha um sofrimento muito grande. O COC iniciou um grande movimento de conscientização da população neste mês de março e esse Corujão é a parte prática dessa iniciativa”, descreveu o oncologista clínico Fernando Medina.

A colonoscopia é um exame fundamental para o tratamento de lesões muitas vezes pré-malignas e para o diagnóstico precoce do tumor do intestino. Infelizmente, a maioria dos pacientes, quando chega no oncologista, já está com doença avançada, com pouca possibilidade de cura e muitas vezes já com disseminação para o fígado, principalmente”, relata.

 

 

“O serviço pretende diagnosticar as lesões precoces, para tentar dar uma melhor qualidade para esses pacientes. Nosso objetivo é fazer uma prevenção eficaz, mostrando que um exame simples como a colonoscopia pode trazer um resultado muito melhor para esse paciente. Em parceria com a Prefeitura e a DRS, nós, como clínica privada, estamos buscando fazer a nossa parte na ajuda ao próximo”, reforçou a oncologista Mary da Silva Thereza.

O Centro de Oncologia Campinas realiza a campanha de prevenção do câncer colorretal amparado por iniciativas voltadas à sociedade em geral. Confira a programação:

 

PROGRAMAÇÃO MARÇO AZUL DO COC

Dia 16/3 – Profissionais de Saúde do COC estarão na Praça do Coco, em Barão Geraldo, a partir das 9h. Serão entregues folhetos sobre a doença, formas de prevenção, sinais e cuidados. Os profissionais também estarão disponíveis para esclarecer dúvidas da população.

 

Dia 18/3 – O oncologista clínico Fernando Medina dará palestra sobre câncer colorretal no Plenário da Câmara Municipal de Campinas, às 17h

 

Dia 18/3 – Palestra na Pastoral Monsenhor Fernando Godoy Moreira (Paróquia Santa Rita de Cássia), às 19h. Rua Hermas Braga, 186, Nova Campinas

 

Dia 19/3 – A nutricionista Ananda Silva falará sobre a importância da alimentação na prevenção do câncer colorretal, na sede do COC, a partir das 8h30.

 

Dia 23/3 – Ação de conscientização no Parque de Portugal – Lagoa do Taquaral –, na entrada principal. Serão entregues folhetos sobre a doença, formas de prevenção, sinais e cuidados. Os profissionais também estarão disponíveis para esclarecer dúvidas da população.

 

Dia 26/3 – O oncologista clínico André Augusto de Moraes irá falar sobre os avanços recentes no tratamento do câncer colorretal, a partir das 8h30, na sede do COC.

 

CORUJAO DA COLONOSCOPIA – O Centro de Oncologia Campinas realizará, durante três terças-feiras à noite do mês de março, e a primeira terça-feira de abril, exames gratuitos de colonoscopia para reduzir a demanda na rede pública, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

 

SOBRE O COC

O Centro de Oncologia Campinas dispõe de uma equipe multidisciplinar para oferecer todos os níveis de cuidados aos pacientes, incluindo serviços complementares ao tratamento. Possui salas de imagens, de quimioterapia, radioterapia, análises clínicas e imunoterapia. Também realiza atendimentos nas áreas de oncogenética, psico-oncologia, odonto-oncologia e hematologia, dentre outras.

Recentemente, o COC inaugurou o Centro de Endoscopia Digestiva, que realiza procedimentos diagnósticos, terapêuticos e de prevenção das lesões do aparelho digestivo alto (esôfago, estômago e duodeno) e baixo (cólon).

Mais de 30 médicos compõem o Corpo Clínico do Centro de Oncologia Campinas. Na sua maioria, especialistas detentores de excelência técnica, resultado da natureza e origem de suas respectivas formações. Serviços de nutrição, educação física, fisioterapia, odontologia e farmácia complementam os cuidados dentro da instituição, que atende mais de 30 convênios médicos.

O Centro de Oncologia Campinas carrega 46 anos de história e tradição no tratamento oncológico. Fica localizado à Rua Alberto de Salvo, 311, Barão Geraldo, Campinas. O telefone de contato é (19) 3787-3400.

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA

Sigmapress Assessoria de Comunicação

Laine Turati – Contato (19) 991006246)

Ivan Fontana – Contato: (19) 99100-5150

 

REDES SOCIAIS

http://www.oncologia.com.br

instagram.com/coc_oncologia

https://www.facebook.com/centrodeoncologiacampinas