COC – Centro de Oncologia Campinas

11 dicas para cuidar da saúde mental

A saúde física e a saúde mental estão tão relacionadas que uma não pode existir sem a outra. Não existe saúde plena se um desses dois pilares não estiver bem. Cuidar do nosso psicológico não é tão simples, mas são diversas as ações que podemos fazer no dia a dia para cuidar melhor de nossa saúde mental.

Confira 11 ações que ajudam a melhorar a saúde mental

  1. Pratique atividades físicas: fazer exercícios físicos, além de manter o corpo saudável, aliviam estresse e ansiedade, além de inúmeros outros benefícios para o corpo e a mente. Confira aqui alguns exercícios simples para serem feitos em casa.
  2. Busque uma dieta balanceada: diversificar os alimentos e investir em uma dieta mais nutritiva e balanceada ajudam a equilibrar o organismo. Também melhora a disposição e a energia ao longo do dia.
  3. Hidrate-se: a falta de água no organismo pode levar a um declínio cognitivo, como dificuldade de concentração, perda de memória, além de fadiga e cansaço mental. Também pode causar inúmeros outros problemas para a saúde.
  4. Tenha qualidade no sono: dormir bem significa descansar o suficiente para que o corpo se recupere. Prefira dormir em ambientes agradáveis, escuros e silenciosos. O recomendado é que se durma cerca de 8 horas por noite. Crie uma rotina para acostumar o seu organismo.
  5. Explore atividades relaxantes: tenha algum hobby que ajude a distrair a mente de problemas e preocupações. Dedique parte de seu tempo a atividades que ache prazerosas. Pode ser jardinagem, caminhada, trabalhos artesanais, meditação, leitura etc.
  6. Cuide bem de seus relacionamentos: estar com pessoas que você gosta faz muito bem para a saúde mental. Mas é importante cuidar desses relacionamentos, de forma saudável. Passe um tempo com quem você ama.
  7. Valorize-se: investir na autoestima é essencial. Você precisa se amar e se aceitar para poder desenvolver relacionamentos saudáveis com outras pessoas. Reconheça suas qualidades e habilidades, acredite em seus sonhos.
  8. Aprenda a lidar com situações estressantes: os problemas fazem parte do dia a dia de qualquer pessoa, seja no trabalho ou na vida pessoal. Portante, é preciso termos inteligência emocional para lidar com essas situações. Manter a calma nos ajuda a conseguir encontrar as melhores soluções.
  9. Tenha metas e objetivos realistas: criar metas e objetivos para nossa vida é importante. Mas não adianta desejar coisas impossíveis ou improváveis de serem conquistadas. Precisamos manter o pé no chão e ser realistas com nossas metas, para não criarmos falsas expectativas
  10. Não tenha medo de pedir ajuda: contar com o apoio de alguém nos ajuda a lidar melhor com as situações, além de nos trazer visões diferentes sobre uma realidade. Não tem por que querermos resolver tudo sozinhos, pois isso nos sobrecarrega e ficamos esgotados.
  11. Converse com seu psicólogo: a ajuda de um profissional é fundamental para nosso autoconhecimento. Se consultar com um psicólogo não é motivo de vergonha ou receio, mas maturidade. Ele tem as ferramentas certas para nos ajudar.

Leia também: Psico-oncologia acompanha pessoas com câncer em todas as fases da doença