COC – Centro de Oncologia Campinas

Dia do Farmacêutico: profissional multitarefa cuida dos pacientes do Centro de Oncologia Campinas

Farmácia oncológica está presente em todas as etapas do tratamento

 

O farmacêutico oncológico atua em diferentes frentes, desde a gestão da cadeia de suprimentos até o cuidado do paciente e o conhecimento dos efeitos e resultados de cada droga ministrada. Garantir a segurança e eficácia dos tratamentos também está entre as atribuições do profissional, homenageado em 20 de janeiro, Dia do Farmacêutico. A farmácia oncológica é parte relevante do time multidisciplinar de atendimento do Centro de Oncologia Campinas e está presente nas diferentes etapas do tratamento.

Ser especialista em farmácia oncológica exige um perfil multidisciplinar, explica Elaine Cristina Ramos Alves, farmacêutica do Centro de Oncologia Campinas. “O tratamento do paciente não está apenas relacionado à manipulação de medicamentos. O profissional precisa saber toda a interação do medicamento, o que aquele medicamento pode causar, e deve trabalhar de forma integrada com toda a equipe, corpo clínico, nutricionistas, enfermagem, psicólogos”, detalha a profissional.

As atribuições do farmacêutico no Centro de Oncologia envolvem gestão e controle de suprimentos, manipulação dos citotóxicos utilizados no tratamento quimioterápico, avaliação das restrições e protocolos terapêuticos, dispensação de terapia oral e acompanhamento do paciente, avaliação e interpretação de exames laboratoriais, avaliação de interações medicamentosas, só para citar algumas das responsabilidades.  

“O farmacêutico valida os protocolos terapêuticos de acordo com a solicitação do corpo clínico. Baseado na literatura, são avaliados os medicamentos de suporte de acordo com cada protocolo, com o objetivo de proporcionar um tratamento seguro, no qual o paciente tenha qualidade de vida, visando minimizar os efeitos adversos. Esses cuidados envolvem toda parte de atenção farmacêutica”, especifica Elaine.

A farmacêutica observa que a terapia medicamentosa é um processo de muitos passos. É necessária muita atenção a cada droga, não somente com relação às doses, mas à diluição do medicamento e interações medicamentosas. “Muitos medicamentos acabam perdendo sua eficácia se utilizada uma diluição que não seja compatível. Isso pode trazer risco ao tratamento dos pacientes. Administrar uma subdose pode trazer uma ineficácia terapêutica ou, acima da dose correta, expor o paciente a uma toxidade.”

 

 

Desafios

A farmácia oncológica é complexa. Requer cuidado, estudo e atualização por parte dos farmacêuticos. As drogas evoluem constantemente, assim como as pesquisas e estudos, e é preciso estar atento às transformações. “Todo esse desenvolvimento exige que o farmacêutico esteja sempre atualizado na questão das drogas, efeitos e benefícios e no que fazer demais positivo, nos manejos de como tratar o paciente para que ele tenha qualidade de vida durante o tratamento”, confirma a farmacêutica do COC.

 

Elaine Cristina Ramos Alves, farmacêutica do Centro de Oncologia Campinas

 

O farmacêutico oncológico participa do tratamento oncológico desde a triagem. Faz acolhimento e avalia as interações medicamentosas. Durante o tratamento, fornece também orientação com relação aos efeitos adversos que podem ser causados pelo tratamento medicamentoso.

Dentre os desafios do profissional, aponta Elaine, está a adesão dos pacientes ao tratamento com os medicamentos via oral. “O paciente tem toda a comodidade de tomar o medicamento em casa, mas por não estarmos acompanhando esse tratamento diariamente, É difícil saber se realmente está sendo administrado de maneira correta, fica a preocupação de garantir a informação, orientação e o acompanhamento correto, de modo que o tratamento não tenha impacto na eficácia”, observa, destacando, mais uma vez, a necessidade do acompanhamento farmacoterapêutico e a interação com toda a equipe multiprofissional. “É conversando com outros profissionais que conseguimos investigar se o paciente está fazendo o tratamento correto. É uma cadeia de cuidados em busca da segurança e eficácia”.

O Centro de Oncologia Campinas disponibiliza a seus pacientes a atenção farmacêutica para orientar e sanar dúvidas em relação ao tratamento medicamentoso.

 

 

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA

Sigmapress Assessoria de Comunicação

Laine Turati – Contato (19) 991006246)

Ivan Fontana – Contato: (19) 99100-5150

 

REDES SOCIAIS

www.oncologia.com.br

 instagram.com/coc_oncologia

https://www.facebook.com/centrodeoncologiacampinas