A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente, sem causar sintomas. O desenvolvimento silencioso dos tumores reforça a necessidade da prevenção, foco da campanha Novembro Azul do Centro de Oncologia Campinas. Os avanços da medicina e da tecnologia ampliaram as possibilidades para o diagnóstico precoce do câncer de próstata e também tornaram menos invasivos os processos de detecção da doença.
O Centro de Oncologia Campinas, dentro das ações do Novembro Azul, programou palestras gratuitas em empresas e instituições. Ao levar conhecimento às pessoas, o COC contribui também para o aumento das chances de detecção precoce da doença, o que é determinante no resultado do tratamento de qualquer tipo de câncer. Os médicos oncologistas Fernando Medina e André de Moraes, do COC, falam sobre aspectos gerais da neoplasia, sintomas, exames periódicos e meios de minimizar os riscos por meio de hábitos saudáveis de vida.
Confira as atividades do Novembro Azul no COC.
Desde 1º de novembro, a sede do Centro de Oncologia Campinas mudou de cor. Deixou de ser rosa, em alusão ao Outubro Rosa, e ganhou iluminação na tonalidade Azul, para se engajar no combate ao câncer de próstata.
Incidência do câncer de próstata
Cerca de 1,3 milhão de novos casos de câncer de próstata devem ocorrer em 2021 no mundo. No Brasil, a previsão é que a doença atinja quase 66 mil homens este ano, o que corresponde a 62,95 novos casos a cada 100 mil homens.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum no Brasil entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).
Cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida do brasileiro.
O câncer de próstata tem uma manifestação esperada para depois da quarta ou quinta década de vida. É importante salientar que quando há um histórico familiar, a pessoa pode herdar a chance de ter câncer de próstata. O segredo para o diagnóstico precoce é o indivíduo não ter sintoma e, ainda assim, procurar um médico para a realização de avaliações.
A próstata
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada.