COC – Centro de Oncologia Campinas

Câncer de próstata: um mal silencioso

A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente, sem causar sintomas. O desenvolvimento silencioso dos tumores reforça a necessidade da prevenção, foco da campanha Novembro Azul do Centro de Oncologia Campinas. Os avanços da medicina e da tecnologia ampliaram as possibilidades para o diagnóstico precoce do câncer de próstata e também tornaram menos invasivos os processos de detecção da doença.

O Centro de Oncologia Campinas, dentro das ações do Novembro Azul, programou palestras gratuitas em empresas e instituições. Ao levar conhecimento às pessoas, o COC contribui também para o aumento das chances de detecção precoce da doença, o que é determinante no resultado do tratamento de qualquer tipo de câncer. Os médicos oncologistas Fernando Medina e André de Moraes, do COC, falam sobre aspectos gerais da neoplasia, sintomas, exames periódicos e meios de minimizar os riscos por meio de hábitos saudáveis de vida.

Confira as atividades do Novembro Azul no COC.

Desde 1º de novembro, a sede do Centro de Oncologia Campinas mudou de cor. Deixou de ser rosa, em alusão ao Outubro Rosa, e ganhou iluminação na tonalidade Azul, para se engajar no combate ao câncer de próstata.

Prédio do COC fica iluminado de azul durante o mês de novembro.

Incidência do câncer de próstata

Cerca de 1,3 milhão de novos casos de câncer de próstata devem ocorrer em 2021 no mundo. No Brasil, a previsão é que a doença atinja quase 66 mil homens este ano, o que corresponde a 62,95 novos casos a cada 100 mil homens.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum no Brasil entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).

Cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida do brasileiro.

O câncer de próstata tem uma manifestação esperada para depois da quarta ou quinta década de vida. É importante salientar que quando há um histórico familiar, a pessoa pode herdar a chance de ter câncer de próstata. O segredo para o diagnóstico precoce é o indivíduo não ter sintoma e, ainda assim, procurar um médico para a realização de avaliações.

A próstata

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada.

Saiba mais sobre o câncer de próstata.