COC – Centro de Oncologia Campinas

COC e Santa Casa criam novo centro oncológico para pacientes do SUS

O Centro de Oncologia Campinas e a Irmandade de Misericórdia de Campinas – Santa Casa firmaram acordo de cooperação para prestação de serviços de alta complexidade em oncologia a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Os expressivos números que envolvem a parceria permitirão atender à demanda reprimida em Campinas, agravada pela pandemia. A previsão é realizar, a cada ano, cerca de 3 mil consultas com especialistas, 1.440 tomografias computadorizadas, 650 cirurgias e 1.080 ressonâncias magnética, dentre outros procedimentos, como transplantes de medula óssea.

O novo centro de oncologia de Campinas para pacientes do SUS deve entrar em operação na Santa Casa de Campinas no início de 2022 e terá como característica principal a oferta da rede completa de assistência, do atendimento clínico ao diagnóstico e tratamento. As instalações da Santa Casa serão preparadas para realização de exames, atendimento clínico, procedimentos de quimioterapia, cirurgias e transplantes de medula. O encaminhamento de pacientes se dará também pela Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (CROSS).

A princípio, as sessões de radioterapia serão direcionadas à sede do Centro do Oncologia Campinas, em razão da logística envolvida na instalação do acelerador de partículas. Porém, a expectativa é que dentro de pouco tempo, o centro para pacientes do SUS disponha de equipamento próprio, que, inclusive, já está sendo negociado.

Saiba mais: Novo acelerador quase triplicará número de atendimentos radioterápicos do COC

A importância do rápido atendimento

O oncologista Fernando Medina, diretor executivo do Centro de Oncologia Campinas, reforça que o novo serviço de câncer atuará com o objetivo de reduzir a fila de pacientes por atendimento oncológico. “Pacientes de câncer não podem esperar. Campinas nos convocou e nós aceitamos o desafio de atender esses pacientes que estão desassistidos no momento. Será uma grande contribuição poder ofertar um tratamento de qualidade, completo e ágil a quem precisa”, destaca Medina.

Provedor da Irmandade de Misericórdia da Santa Casa de Campinas, o médico Murillo Antonio Moraes Almeida destaca que a pandemia contribuiu para o agravamento da saúde dos pacientes com câncer. “Muitos deixaram de realizar exames periodicamente. Como exemplo, um paciente com câncer de próstata, diagnosticado em estágio inicial, tem 90% de chances de cura, mas o que vemos hoje são casos avançados da doença. A demora de diagnóstico transforma o tratamento curativo em paliativo”, salienta.

Almeida observa ainda que a logística para funcionamento do centro também está encaminhada. “A enfermaria que atendeu pacientes da Covid será transformada em sala de quimioterapia. Nosso centro cirúrgico está capacitado. Apenas a radioterapia precisará de mais tempo para estar em operação”.

O prefeito Dário Saadi, que recentemente recebeu em seu gabinete os oncologistas do Centro de Oncologia Campinas Fernando Medina da Cunha, Mary da Silva Thereza e André Augusto Junior Gemeinder de Moraes, e também o médico Murillo Antonio Moraes Almeida (Provedor da Santa Casa), elogia a iniciativa e ressalta que essa parceria será um grande reforço para o difícil tratamento de doenças oncológicas. “Não tenho dúvidas que iremos minimizar os nossos problemas e também reduzir consideravelmente nossa demanda reprimida”, ressalta Dário.

Diretoria do COC se reúne com prefeito Dário Saadi e Murillo Antonio Moraes Almeida, provedor da Santa Casa de Campinas

Serviços

A rede de assistência médica hospitalar e ambulatorial em oncologia ofertada pela parceria é extensa. O acordo de cooperação, no que se refere à Oncologia Clínica e Hematologia, prevê dez poltronas para infusões de quimioterapia; leito de infusão privativo (pacientes graves) e leito de urgência/emergência. Com essa estrutura, será possível realizar 442 procedimentos por mês em quimioterapia, ou totalizando 5.304 procedimentos anuais, além de 38 procedimentos por mês em hematologia, totalizando 456 procedimentos anuais de quimioterapia curativa.

As especialidades oncológicas cirúrgicas iniciais são:

  • Cabeça e Pescoço
  • Aparelho Digestivo
  • Urologia
  • Ginecologia
  • Mastologia
  • Tórax
  • Dermatologia/Plástica

A estrutura cirúrgica da Santa Casa será composta por uma sala para pequenos procedimentos e outra sala para cirurgias de médio e grande porte. Serão ofertadas 55 cirurgias por mês.

Quanto à capacidade para exames e consultas especializadas, a estrutura permitirá a realização de:

  • 3 mil consultas especializadas por ano
  • 1.200 exames de ultrassonografia por ano
  • 600 endoscopias digestivas, colonoscopias e retossigmoidoscopias por ano
  • 1.200 exames de anatomia patológica por ano

Também serão ofertadas:

  • 1.440 tomografias computadorizadas por ano
  • 1.080 ressonâncias magnética por ano
  • 720 Histeroscopia por ano
  • 600 broncoscopias por ano

O novo centro de oncologia para pacientes do SUS também foi idealizado para cuidar da formação profissional. Haverá vagas para Residência Médica em Oncologia Clínica e Residência Médica em Radioterapia, além de estágio supervisionado para alunos bacharelado em Física e pós-graduados em Enfermagem Oncológica.

Recursos

Os recursos para criação do novo centro de oncologia de Campinas para pacientes do SUS provêm de verba do governo do estado de São Paulo. Segundo Murillo Antonio Moraes Almeida, o acordo está bem encaminhado e deve ser formalizado dentro de pouco tempo. O provedor da Santa Casa também ressalta o importante apoio da administração municipal para criação do centro de oncologia.

“Cerca de 160 milhões de brasileiros não têm planos de saúde e, destes, 54% dependem da assistência das Santas Casas. Os governos estadual e municipal compreendem a necessidade de atender à demanda e estão nos apoiando”.