COC – Centro de Oncologia Campinas

Os pacientes são a maior conquista do COC em seus 45 anos

Difícil destacar as principais passagens da história contada há 45 anos pelo Centro de Oncologia Campinas. O médico Fernando Medina viveu em cada um desses anos os avanços do tratamento oncológico. Também presenciou as transformações físicas do COC, ajudou a formar gerações de novos especialistas e guiou centenas de tratamentos. O que não mudou em todo esse tempo foi justamente o que Medina considera a essência de qualquer serviço de saúde, a preocupação com o bem-estar da comunidade.

Os pacientes são, na concepção do oncologista, a maior conquista do Centro de Oncologia Campinas em seus 45 anos de existência. “A oncologia é desafiadora em muitos sentidos. Nunca tratamos uma doença, tratamos uma pessoa, e para que isso ocorra, é preciso que estejamos sempre na vanguarda da ciência para ofertar o que há de melhor àquela pessoa, e atentos a todas as necessidades, sejam físicas ou emocionais”, salienta.

Dentro do preceito de que alcançar o melhor resultado depende de mais esforços e maior dedicação, o Centro de Oncologia Campinas, destaca Medina, estendeu para fora da instituição as lições de saúde e bem-estar que permeiam a trajetória da unidade. “Nós do COC mantivemos, desde o início do nosso trabalho, a meta de atender a todos da forma mais eficiente possível. Por conta disso, também nos dedicamos a campanhas que levam aos mais vulneráveis um pouco daquilo que sempre fizemos por nossos pacientes”, detalha.

Fernando Medina se refere às inúmeras campanhas e ações de cunho social que ajudaram a compor a história no COC nesses 45 anos. Milhares de moradores de Campinas e região tiveram a oportunidade de se beneficiar de atendimentos gratuitos voltados à prevenção dos cânceres de mama, próstata, fígado, hepatites e colo do útero, só para citar alguns exemplos.

Programas antitabagismo levados às escolas se somaram a iniciativas para valorizar a autoimagem de pacientes oncológicos, como sessões de micropigmentação paramédica realizadas gratuitamente há quase uma década, em parceria com a especialista com Ana Savoy.

Todas essas ações, observa Medina, de certa forma ajudam a minimizar uma das grandes deficiências da saúde no Brasil: a disparidade. “No mundo ideal, todos os pacientes deveriam receber sempre o melhor tratamento disponível, mas por questões socioeconômicas não é isso que acontece. Daí a importância de as instituições terem sempre esse olhar social, como o COC faz desde sua fundação”.

O legado de cuidados abrangentes à sociedade se disseminou nos 45 anos de existência do COC, observa Medina. Por meio dos profissionais formados pela instituição, valores éticos e sociais foram levados adiante, junto com o conhecimento.

“Os profissionais que desde o início passaram e ainda passarão pelo COC compartilham dos mesmos objetivos da instituição. Somos uma equipe coesa, habilitada a proporcionar os tratamentos mais modernos que existem no mundo, mas também atenta à necessidade de compartilhar um pouco de tudo isso com aqueles que não têm acesso aos cuidados essenciais”.