COC – Centro de Oncologia Campinas

Rede completa de cuidados do COC ganha adição de novo Centro de Endoscopia Digestiva

Inauguração das modernas instalações dentro do Centro de Oncologia Campinas está prevista para o dia 31 de março

 

A rede de cuidados completos à saúde oferecida pelo Centro de Oncologia Campinas receberá uma importante adição a partir deste mês de março. Uma nova linha de atendimento de alta qualidade, segurança e tratamento humanizado passará a ser oferecida aos moradores de toda a região. Trata-se do Centro de Endoscopia Digestiva do COC, que será inaugurado no próximo dia 31.

A moderna instalação, em fase final de implantação, proporcionará procedimentos diagnósticos, terapêuticos e de prevenção das lesões do aparelho digestivo alto (esôfago, estômago e duodeno) e baixo (cólon). O atendimento é direcionado a pacientes com sintomas de doenças do aparelho digestivo e também como indicação preventiva – não apenas para suspeitas de neoplasia.

“Teremos no COC aparelhos de endoscopia de alta definição, que poderão fazer diagnósticos e eventuais tratamentos de lesões, associados e alinhados às atuais diretrizes da literatura médica. Tudo para assegurar mais segurança e comodidade ao paciente”, destaca o médico Pedro de Castro Neto.

Além dos exames de endoscopia e colonoscopia, o Centro de Endoscopia Digestiva do Centro de Oncologia Campinas apresenta diversos diferenciais no diagnóstico e tratamentos das doenças do aparelho digestivo. Um deles é a ecoendoscopia, um exame bastante importante no diagnóstico e definição de lesões submucosas.

“A ecoendoscopia é um procedimento pouco ofertado na cidade, o que obriga os pacientes, muitas vezes, a procurarem esse exame fora de Campinas”, detalha Castro Neto. A ecoendoscopia, explica o médico, é uma ultrassonografia endoscópica, que possibilita a visão de lesões submucosas, definindo sua origem e profundidade. “É um exame que complementa a endoscopia e a colonoscopia. Existem situações específicas em que irá complementar os exames endoscópicos e, inclusive, definir a conduta e tratamento de algumas lesões”, salienta.

O exame é recomendado, por exemplo, para lesões abaixo do epitélio, em que as biópsias tradicionais não conseguem realizar o diagnóstico. A ecoendoscopia possui acessórios que permitem executar biópsias profundas, como no caso de lesões pancreáticas, do esôfago, estômago, duodeno e cólon, além de outros órgãos do aparelho digestivo.

“Vamos trabalhar com a presença do anestesista em todos os procedimentos, o que determina ainda mais segurança tanto para o paciente quanto para a equipe médica”, acrescenta o especialista do COC. “Gostaria de agradecer a oportunidade que o COC proporcionou e tenho certeza que alcançaremos a meta de ser um serviço de alta qualidade, competente e humanizado.”

Castro Neto enfatiza que a prevenção de neoplasias do aparelho digestivo será uma das principais metas do Centro de Endoscopia Digestiva. “Esses exames podem possibilitar um diagnóstico precoce das lesões, que na maioria das vezes são assintomáticas e podem ser tratadas por endoscopia, evitando assim que evoluam, numa fase mais adiantada, para o câncer. Com a colonoscopia, por exemplo, fazemos a retirada de pólipos, que são lesões do intestino, potencialmente malignas. A própria retirada dos pólipos já é uma prevenção do câncer”, salienta.

Outro diferencial do Centro de Endoscopia do COC é a realização de exames por meio da Cápsula Endoscópica. O paciente ingere uma cápsula, que realiza múltiplas fotografias durante seu deslocamento pelo intestino. Essas imagens depois são reproduzidas num software e avaliadas. “É um exame complementar da endoscopia digestiva alta e da colonoscopia. A oferta desse tipo de exame é limitada em Campinas.”

Mais uma facilidade encontrada nas dependências do Centro de Oncologia Campinas é o oferecimento de colocação de balão intragástrico, que tem indicações médicas específicas para casos de sobrepeso e obesidade. Trata-se da introdução, por via endoscópica, de um dispositivo que pode ficar de 6 meses a 1 ano dentro do estômago do paciente para ajudar na perda de peso.

Pedro de Castro Neto, que possui formação médica em cirurgia geral e aparelho digestivo, além de duas especializações em endoscopia digestiva, atuará ao lado de vários outros profissionais de destaque. São eles: Spencer Cheng, Michel Gardere, Roberto Teixeira, Bruno Coutinho, Danielle Sampaio e Nathalia Vieira.

 

Sobre o COC

O Centro de Oncologia Campinas dispõe de uma equipe multidisciplinar para oferecer todos os níveis de cuidados aos pacientes, incluindo serviços complementares ao tratamento. Possui salas de imagens, de quimioterapia, radioterapia, análises clínicas e imunoterapia. Também realiza atendimentos nas áreas de oncogenética, psico-oncologia e hematologia, dentre outras.

Mais de 30 médicos compõem o Corpo Clínico do Centro de Oncologia Campinas. Na sua maioria, especialistas detentores de excelência técnica, resultado da natureza e origem de suas respectivas formações. Serviços de nutrição, educação física, fisioterapia, odontologia e farmácia complementam os cuidados de pacientes dentro da instituição, que atende mais de 30 convênios médicos.

O Centro de Oncologia Campinas completou 45 anos de história em novembro de 2022. Fica localizado à Rua Alberto de Salvo, 311, Barão Geraldo, Campinas. O telefone de contato é (19) 3787-3400.

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA

Sigmapress Assessoria de Comunicação

Laine Turati – Contato (19) 991006246)

Ivan Fontana – Contato: (19) 99100-5150

 

REDES SOCIAIS

www.oncologia.com.br

 instagram.com/coc_oncologia

https://www.facebook.com/centrodeoncologiacampinas