COC – Centro de Oncologia Campinas

Planejamento estratégico do COC envolve colaboradores em busca de melhorias

Planejamento Estratégico é um processo que estabelece procedimentos para alcançar objetivos pré-definidos dentro de uma empresa. Neste ano de 2024, o Centro de Oncologia Campinas atualizou o modo como traça esse planejamento para poder envolver todos os colaboradores da instituição no desenvolvimento de ações e tomadas de decisões que levarão a melhores resultados. O objetivo é somar ideias e gerar iniciativas capazes de amplificar a filosofia da instituição de acolher o paciente de forma abrangente e humanizada.

O primeiro passo para o envolvimento de toda equipe do COC no planejamento estratégico foi a realização de uma pesquisa interna de clima. O diagnóstico dessa pesquisa determinou os parâmetros para formulação das etapas seguintes do planejamento estratégico.

No último sábado (3), todos os colaboradores e a diretoria do COC se reuniram durante um exercício de lideranças organizado pelo Instituto Anibal de Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

“Um dos diagnósticos da pesquisa foi a necessidade de realizar o fortalecimento do planejamento estratégico já existente. Fizemos uma revisita de todas as ideias. Captamos mais ideias e, principalmente, mais ações” descreve o diretor executivo do COC, Jair Rotoli Júnior. “Agora, a proposta da consultoria é fazer essa referência de pessoas que possam ser líderes setoriais, que têm o perfil, para identificar os líderes que possam contribuir com projetos e iniciativas a favor do desenvolvimento do COC”, acrescenta.

O planejamento estratégico, reforça o oncologista e sócio do COC, Fernando Medina, é fundamental para qualquer empresa que necessita do apoio dos colaboradores para continuar em busca de melhores resultados. “Sempre fizemos planejamento estratégico, mas sem a ampla participação. Logicamente que essa participação holística é fundamental, porque quem sabe dos problemas de cada setor são eles, nossos colaboradores”, salienta Medina.

“É essencial essa colocação empresarial para a gente ver como proceder para chegar até dezembro de 2024 fazendo novos investimentos, criando novos serviços, tudo em função do paciente, do cuidado humanizado e de qualidade ao nosso paciente”, observa Medina.

A filosofia do COC é que cada um de seus colaboradores tem a responsabilidade de fazer com quer a instituição cresça. “Estamos buscando a ponto de vista deles para saber quais problemas enfrentam e como podemos melhorar”.

O desempenho do COC foi aperfeiçoado em 2023 e o objetivo é fazer com que melhore ainda mais em 2024. Medina observa que no ano passado houve um aumento de 30% dos atendimentos de novos casos de câncer no Centro de Oncologia Campinas na comparação com 2022. Ainda assim, o tempo de atendimento de cada paciente foi reduzido em 17%.

Parte do foco do planejamento estratégico e otimizar ainda mais o tempo do paciente dentro da instituição em 2024. “Queremos que nossos pacientes tenham o máximo de aproveitamento possível do tempo que passam conosco, que possam receber os cuidados que necessitam da forma mais ágil possível”, confirma Medina.

 

Nova filosofia

O oncologista e sócio do COC, André de Moraes, destaca que este ano o COC está mudando filosoficamente a condução do planejamento estratégico. “Temos um corpo de colaboradores coeso e já com história na casa. O que a gente fez foi modificar o desenvolvimento do planejamento com o envolvimento dessas pessoas, trazendo seus problemas e ideias para traçar os objetivos. É essencial para o equilíbrio empresarial”, ratifica.

Moraes reforça que o COC lida diariamente com uma população especial de pacientes. “São pacientes que necessitam de mais cuidados. Além de todo sofrimento físico, tem o emocional e a família envolvida. Para a gente conseguir abranger isso tudo, começamos a modificar as estruturas internas dentro do COC. Afinal de contas, a gente cuida de gente e temos o envolvimento de uma estrutura muito grande por trás desse cuidado necessário.”

Ele explica que, ao eleger lideranças em cada setor, desde limpeza até a enfermagem, ações podem ser pontualmente planejadas. “E o mais legal é que as pessoas também se envolvem com os objetivos do COC e com o que fazemos”.

Mary da Silva Thereza, oncologista clínica e também sócia do COC, salienta que o mais importante nesta revisita ao planejamento estratégico é possibilitar a presença de todos e assim engajá-los na filosofia da empresa.

“A participação de todos vai melhorar o desenvolvimento. A partir do momento que tem a união em um propósito, você chega a um objetivo final muito mais rápido e com muito mais satisfação”, acredita.

“O mais importante de tudo é que todos vestem a camisa da empresa, mas quando você também faz parte daquilo que foi planejado, você veste esta camisa com muito mais orgulho e muito mais prazer”, avalia a médica.

“Você não pode impor algo de cima para baixo. Tem que cativar todo mundo no mesmo objetivo. Ninguém é diferente de ninguém. Assim conhecemos ideias maravilhosas de pessoas de quem normalmente não esperaríamos. Encontros como este que fizemos também são motivacionais e servem para que nossos colaboradores entendam que somos uma família e, como família, é óbvio que a gente tem objetivos de sempre vencer e chegar mais longe”, finaliza.

 

 

SOBRE O COC

O Centro de Oncologia Campinas dispõe de uma equipe multidisciplinar para oferecer todos os níveis de cuidados aos pacientes, incluindo serviços complementares ao tratamento. Possui salas de imagens, de quimioterapia, radioterapia, análises clínicas e imunoterapia. Também realiza atendimentos nas áreas de oncogenética, psico-oncologia, odonto-oncologia e hematologia, dentre outras.

Recentemente, o COC inaugurou o Centro de Endoscopia Digestiva, que realiza procedimentos diagnósticos, terapêuticos e de prevenção das lesões do aparelho digestivo alto (esôfago, estômago e duodeno) e baixo (cólon).

Mais de 30 médicos compõem o Corpo Clínico do Centro de Oncologia Campinas. Na sua maioria, especialistas detentores de excelência técnica, resultado da natureza e origem de suas respectivas formações. Serviços de nutrição, educação física, fisioterapia, odontologia e farmácia complementam os cuidados dentro da instituição, que atende mais de 30 convênios médicos.

O Centro de Oncologia Campinas carrega 46 anos de história e tradição no tratamento oncológico. Fica localizado à Rua Alberto de Salvo, 311, Barão Geraldo, Campinas. O telefone de contato é (19) 3787-3400.

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA

Sigmapress Assessoria de Comunicação

Laine Turati – Contato (19) 991006246)

Ivan Fontana – Contato: (19) 99100-5150

 

REDES SOCIAIS

www.oncologia.com.br

instagram.com/coc_oncologia

https://www.facebook.com/centrodeoncologiacampinas