COC – Centro de Oncologia Campinas

COC reforça ações de combate ao câncer de mama no ‘Outubro Rosa’

Palestras, depoimentos e iniciativas direcionadas à autoimagem positiva integram a programação.

Engajado na campanha Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização e controle do câncer de mama, o Centro de Oncologia Campinas reforça durante este mês as iniciativas de prevenção e orientação que rotineiramente desenvolve. Palestras com profissionais de diferentes áreas, distribuição de kits, aulas de automaquiagem e sessões de micropigmentação paramédica estão entre as muitas atividades a serem desenvolvidas ao longo de outubro. Todos os eventos foram planejados de forma a respeitar as regras sanitárias de proteção e distanciamento impostas pela pandemia da Covid-19.

Focadas no fortalecimento e motivação dos pacientes e colaboradores, as ações começam já neste dia 1º de outubro, e prosseguirão até o dia 26. Para marcar a abertura da campanha no COC, neste dia 1º de outubro(quinta-feira), às 19h30, o prédio do Centro de Oncologia Campinas, no distrito de Barão Geraldo, se “vestirá” de rosa, com iluminação especial na cor da campanha.

A oncologista Mary da Silva Thereza, do Centro de Oncologia Campinas, salienta que o primeiro passo da prevenção é o esclarecimento sobre a doença. —Quem conhece sobre o câncer de mama tem maior subsídio para buscar um médico mais cedo. O conhecimento facilita o processo da detecção precoce —detalha, reforçando que quanto mais rápido a doença for descoberta, maiores são as chances de cura. — Quanto mais precoce for o diagnóstico, melhor será o prognóstico. Porém, o importante é ter a iniciativa de buscar ajuda para resolver o problema e ficar bem — detalha.

Além da detecção precoce, estudos indicam que cerca de 30% dos casos de câncer de mama poderiam ser evitados com adoção de hábitos saudáveis, como praticar atividade física; alimentar-se corretamente; manter o peso corporal adequado e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. “O tratamento do câncer de mama não para de evoluir. É preciso cuidar-se e buscar ajuda, sempre”, confirma a médica.

O oncologista Fernando Medina detalha que o câncer de mama responde por 30% de todos os casos tratados no COC. — É o tipo de câncer mais frequente em mulheres em todo o mundo. A diferença entre a vida e a morte de um paciente é o diagnóstico precoce — reforça Medina. —O Outubro Rosa foi criado para despertar a atenção do mundo para a doença, mas a prevenção tem de ser feita o ano inteiro, todos os dias—.

Programação — Todas as ações realizadas pelo COC durante o mês de outubro serão voltadas à orientação e à conscientização de que é preciso enfrentar a doença com celeridade, mas também com otimismo e positividade. Por isso, pacientes e ex-pacientes prestarão relatos sobre como conseguiram passar de forma vitoriosa pela doença. “Queremos trazer conhecimento sobre o câncer de mama, mas também transferir o conhecimento de quem já enfrentou a doença”, reforça Medina.

Dentre os destaques da programação da primeira semana de eventos no COC, estão a participação do médico José Michel Kalaf, no dia 05 de outubro, para falar sobre os exames de Monografia, Ultrassom e Ressonância de mana, a partir das 8h30, seguido pelo depoimento de uma paciente. Na sequência, a médica Daniela Castanho abordará o tratamento Monalisa Touch – procedimento para rejuvenescimento vaginal — e a educadora física Emiliana Miguel Salomão falará sobre como a atividade física pode prevenir o câncer de mama. Para ajudar a fortalecer a autoimagem das pacientes, a Danny Cosméticos ensinará técnicas para a maquiagem dos olhos.

O COC — O Centro de Oncologia Campinas dispõe de renomado corpo clínico e eficiente equipe multidisciplinar para oferecer todos os níveis de cuidados aos pacientes. Possui Centro Cirúrgico Ambulatorial, salas de imagens, de quimioterapia e de radioterapia, Unidade de Hemotransfusão e Células-tronco e hospital day.

O Centro de Oncologia Campinas está localizado na Rua Alberto de Salvo, 311, Barão Geraldo, Campinas (SP), telefone (19) 3787-3400.

____

Matéria publicada na Revista Fator Brasil em 01/10/2020

Deixe um comentário