COC – Centro de Oncologia Campinas

Centro de Oncologia Campinas conquista acreditação da ONA nível 2

 

Acreditação ratifica a preocupação da instituição com a qualidade e segurança dos processos que envolvem os pacientes

 

A excelência do atendimento do Centro de Oncologia Campinas agora é atestada internacionalmente. Os serviços oferecidos pelo COC foram reconhecidos por atingir os padrões de segurança definidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), a principal avaliadora do País. A acreditação pela ONA celebra um ciclo de conquistas para o Centro de Oncologia e atesta o valor dos serviços oferecidos à população de Campinas e região há 45 anos.

A acreditação da ONA nível 2 busca promover a qualidade e a segurança da assistência. Mesmo sendo uma organização nacional de acreditação, em 2014 a ONA teve os seus padrões reconhecidos internacionalmente pela Society for Quality in Health Care (ISQua), uma sociedade sem fins lucrativos, parceira da Organização Mundial de Saúde (MS), dedicada a promover a melhoria da qualidade nos cuidados de saúde em todo o mundo. Isso significa que a acreditação pela ONA tem o mesmo peso de uma certificação internacional.

O processo de avaliação e acreditação durou dois anos. Todo o trabalho tem como foco o bem-estar e a saúde do paciente. As metas internacionais de segurança são a base do programa, que está em conformidade com as leis, regulamentos e padrões nacionais de qualidade.

A acreditação, pelo ponto de vista do Centro de Oncologia Campinas, é importante para aperfeiçoar o atendimento e os procedimentos internos de todos os serviços oferecidos aos nossos pacientes

Para obtenção da acreditação, todos os processos relacionados ao atendimento do paciente são avaliados, desde a entrada, tratamento, e toda a prestação de serviços envolvidas na assistência ao paciente, buscando assegurar um padrão de qualidade assistencial baseados nas melhores práticas de caráter internacional é um dos objetivos buscados pelo COC por meio da acreditação, explica o diretor executivo Antonio Amaro Moreira.

“Foi um processo lento, de mais de dois anos, em que, com envolvimento da diretoria, lideranças, colaboradores e parceiros, de forma integral, nós conseguimos ajustar e escrever mais de 400 documentos, após treinamentos e padronização. Assim atingimos os requisitos necessários do manual da ONA para conseguirmos a acreditação no nível que almejávamos”, descreve.

O objetivo da acreditação, reforça, é garantir segurança aos pacientes, colaboradores e parceiros. “Para isso estaremos continuamente em busca de aperfeiçoamento, através de treinamentos e implantação de planos de melhorias de nossos serviços. Vamos dar seguimento aos trabalhos sempre tento o paciente como centro de nossa atenção, de forma a contribuir para que os pacientes tenham as melhores experiências durante seu tratamento”, finaliza.

Solange Oliveira, coordenadora de Qualidade e Gestão de Riscos do COC, lembra que há cerca de três anos foi contratada pelo COC com o compromisso de fortalecer um time na busca da acreditação. “Isso fez com que as equipes se unissem ainda mais, todos com o mesmo objetivo. Ajustamos e descrevemos mais de 400  documentos ao longo desse tempo. Após a descrição desses processos, eles foram treinados, padronizados e disponibilizados em nosso sistema interno para consulta, com a finalidade de respeitar os princípios básicos de qualidade”, detalha.

“A acreditação visa o trabalho em equipe, revisão de todos os processos internos, avaliação de rotinas, gestão dos riscos e implantação de novas melhorias, criando assim o fortalecimento e desenvolvimento da cultura de segurança dentro da instituição”, define. “O que a gente busca é fazer com que os processos sejam priorizados e centrados sempre na segurança do paciente”, acrescenta.

 

Acreditação

O processo de acreditação conduzido pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG) está baseado no conceito de melhoria contínua dos processos e tem o propósito de gerar valor aos serviços prestados pelas instituições de saúde. “A acreditação é uma maneira de incentivar as organizações a trabalharem permanentemente pela qualidade e pela ampliação dos níveis de segurança da assistência prestada aos pacientes. Além disso, a metodologia de avaliação utilizada pelo IQG leva em conta as particularidades e individualidades de cada instituição e está totalmente alinhada à realidade da saúde brasileira, sem abrir mão da melhor experiência internacional”, afirma Mara Machado, diretora executiva do IQG

Os padrões da Organização Nacional de Acreditação (ONA) são reconhecidos internacionalmente e estão totalmente alinhados às necessidades da realidade da saúde brasileira. A certificação nível 2 obtida pelo Centro de Oncologia Campinas (COC) comprova a trajetória sólida que vem sendo trilhada pela instituição, na busca da melhoria contínua de seus processos, da qualidade e da segurança da assistência oferecida aos seus pacientes.

Com este reconhecimento, a instituição passa a integrar um grupo seleto de apenas 40 serviços oncológicos que contam com a certificação nível 2 em todo o Brasil. É uma posição relevante, diante do total de 317 serviços hoje existentes no País, de acordo com os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

 

Sobre o COC

O Centro de Oncologia Campinas dispõe de uma equipe multidisciplinar para oferecer todos os níveis de cuidados aos pacientes, incluindo serviços complementares ao tratamento. Possui salas de imagens, de quimioterapia, radioterapia, análises clínicas e imunoterapia. Também realiza atendimentos nas áreas de oncogenética, psico-oncologia e hematologia, dentre outras.

Mais de 30 médicos compõem o Corpo Clínico do Centro de Oncologia Campinas. Na sua maioria, especialistas detentores de excelência técnica, resultado da natureza e origem de suas respectivas formações. Serviços de nutrição, educação física, fisioterapia, odontologia e farmácia complementam os cuidados de pacientes dentro da instituição, que atende mais de 30 convênios médicos.

O Centro de Oncologia Campinas completará 45 anos de história em novembro de 2022. Fica localizado à Rua Alberto de Salvo, 311, Barão Geraldo, Campinas. O telefone de contato é (19) 3787-3400.

 

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