COC – Centro de Oncologia Campinas

Centro de Oncologia Campinas: 45 anos entrelaçados à evolução do tratamento oncológico

No ano de celebração do aniversário, COC realiza investimentos e alcança novas conquistas

 

A história de 45 anos do Centro de Oncologia Campinas se entrelaça à evolução do combate ao câncer no Brasil. A vocação para o pioneirismo e o foco na vanguarda acompanham o COC desde a fundação, em 1977. E para celebrar o aniversário, o Centro de Oncologia Campinas investiu em mais qualidade de tratamento e em novos serviços. Nesta sexta-feira (25), as comemorações pelos 45 anos de fundação vêm acompanhadas de muitas novidades.

A evolução do tratamento oncológico no Brasil nos últimos 45 anos é o tema das palestras de cinco convidados do COC: Ademar Lopes – cirurgia oncológica; Eduardo Weltman – radioterapia; Paulo Hoff, presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica; Fabíola Peixoto Minson – especialista em dor, e Amilcar Cardoso, tratamento do câncer infantil do Boldrini.

A cerimônia de aniversário do Centro de Oncologia Campinas reunirá referências de medicina, da administração médica, da política e do meio social de Campinas. Os médicos André Moraes, Fernando Medina e Mary da Silva Thereza, sócios proprietários do COC, há três décadas trabalham para manter a instituição como referência no Brasil e, em 2022, as contribuições foram ainda mais significativas.

O início da operação em 2022 do novo acelerador de partículas Infinity, adquirido a partir de investimentos de mais de R$ 15 milhões, mantiveram o COC na dianteira do tratamento radioterápico no Brasil. Serviços de odontologia oncológica, oncogenética e cardio-oncologia se somaram à lista multidisciplinar de serviços prestados à comunidade.

Nesta sexta-feira (25), o Centro de Oncologia Campinas também inaugura a nova Unidade de Endoscopia, mais uma contribuição para que os pacientes encontrem na instituição todos os tratamentos que necessitam.

Também durante as comemorações, o Centro de Oncologia anuncia a conquista da acreditação nível 2 pela ONA – Organização Nacional de Acreditação. Ao cumprir todas as metas e processos respeitados internacionalmente, o COC confirma a excelência da qualidade e da segurança de seus serviços. Todo o trabalho tem como foco o bem-estar e a saúde do paciente. As metas internacionais de segurança são a base do programa, que está em conformidade com as leis, regulamentos e padrões nacionais de qualidade.

 

História

Com a compra de modernos equipamentos e a formação de uma equipe médica conceituada, o COC consolidou-se como referência desde o início de suas atividades. Os médicos André de Moraes, Fernando Medina e Mary da Silva Thereza trabalharam juntos nos últimos 30 anos para manter o COC alinhado aos avanços. Colocaram em ação transformações físicas do COC e ajudaram a formar gerações de novos especialistas, além de guiar centenas de tratamentos.

A oncologista Mary da Silva Thereza destaca o que não se vê, mas o que se sente dentro do COC. “Mais importante do que a estrutura física que temos aqui no Centro de Oncologia, é tudo aquilo que envolve as relações humanas vividas dentro da unidade. São todos os que passaram por aqui, que fizeram a história. Todas as pessoas que colaboraram. O COC tem uma histórica rica de pessoas que contribuíram para que ele continuasse firme como uma instituição que cuida de pessoas com câncer”, salienta a médica.

Por trás da caminhada vanguardista do COC, está a obediência à necessidade de caminhar paralelamente aos avanços do tratamento oncológico. “Os novos serviços, a oferta da Unidade de endoscopia e a aquisição do acelerador linear fazem parte do planejamento estratégico da instituição, que contribui para o crescimento e a oferta de novos serviços de excelência”, confirma o diretor executivo Antonio Amaro Moreira.

A fórmula da longevidade do trabalho executado pelo COC é explicada pelo médico André Moraes. “É um modelo a seguir. Quando se vincula uma instituição a um indivíduo, ou a alguns indivíduos, esses indivíduos um dia perecem e a instituição também. Não é o que acontece com o COC. Estamos dobrando mais uma geração de médicos, é um filme que a gente assiste e que chama atenção, porque o COC sempre foi preocupado em estar na vanguarda das descobertas e estratégias”, detalha.

E os pacientes são, na concepção do oncologista Fernando Medina, são a maior conquista do Centro de Oncologia Campinas em seus 45 anos de existência. “A oncologia é desafiadora em muitos sentidos. Nunca tratamos uma doença, tratamos uma pessoa, e para que isso ocorra, é preciso que estejamos sempre na vanguarda da ciência para ofertar o que há de melhor àquela pessoa, e atentos a todas as necessidades, sejam físicas ou emocionais”, salienta.

Por trás da caminhada vanguardista do COC, está a obediência à necessidade de caminhar paralelamente aos avanços do tratamento oncológico. “Os novos serviços, a oferta da Unidade de endoscopia e a aquisição do acelerador linear fazem parte do planejamento estratégico da instituição, que contribui para o crescimento e a oferta de novos serviços de excelência”, confirma o diretor executivo Antonio Amaro Moreira.

 

Ações

Além dos serviços ofertados aos pacientes, o Centro de Oncologia Campinas procurou vincular sua imagem a ações sociais e ao benefício da comunidade. Campanhas como Outubro Rosa e Novembro Azul ganharam a marca do COC ao longo dos anos, por meio de iniciativas voltadas, sobretudo, àqueles que não dispõem de assistência medica privada.

Durante os meses de outubro de novembro, profissionais médicos do COC se dedicam a realizar, gratuitamente, palestras em empresas em instituições para orientar funcionários e colaboradores sobre câncer de mama e de próstata. No Outubro Rosa, ações de prevenção ocorrem na instituição e se estendem à comunidade, por meio de campanhas como a micropigmentação paramédica, realizada em parceria com a especialista Ana Savoy há uma década.

No Novembro Azul, homens de Campinas e região têm a oportunidade de realizar, gratuitamente, exames de prevenção e detecção de câncer de próstata. No Sábado sem Câncer realizado em 12 de novembro, 521 homens fizeram exames de PSA e de toque e receberão em casa os resultados. Os casos suspeitos darão segmento à investigação e, se necessários, serão tratados pela instituição, sem custos.

O slogan “Quem procura, cura” orienta as ações do COC em direção à vanguarda, assim como a humanização, presente em cada investimento realizado ao longo de 45 anos.

 

Sobre o COC

O Centro de Oncologia Campinas dispõe de uma equipe multidisciplinar para oferecer todos os níveis de cuidados aos pacientes, incluindo serviços complementares ao tratamento. Possui salas de imagens, de quimioterapia, radioterapia, análises clínicas e imunoterapia. Também realiza atendimentos nas áreas de oncogenética, psico-oncologia e hematologia, dentre outras.

Mais de 30 médicos compõem o Corpo Clínico do Centro de Oncologia Campinas. Na sua maioria, especialistas detentores de excelência técnica, resultado da natureza e origem de suas respectivas formações. Serviços de nutrição, educação física, fisioterapia, odontologia e farmácia complementam os cuidados de pacientes dentro da instituição, que atende mais de 30 convênios médicos.

O Centro de Oncologia Campinas completará 45 anos de história em novembro de 2022. Fica localizado à Rua Alberto de Salvo, 311, Barão Geraldo, Campinas. O telefone de contato é (19) 3787-3400.

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA

Sigmapress Assessoria de Comunicação

Laine Turati – Contato (19) 991006246)

Ivan Fontana – Contato: (19) 99100-5150

 

REDES SOCIAIS

www.oncologia.com.br

instagram.com/coc_oncologia

https://www.facebook.com/centrodeoncologiacampinas