COC – Centro de Oncologia Campinas

Campanha Maio Vermelho: Câncer bucal, um problema de saúde pública

Tumor é o quarto mais frequente em homens no sudeste brasileiro

 

O câncer bucal é um problema de saúde pública. O diagnóstico tardio acarreta, além do prognóstico desfavorável, tratamentos agressivos, paliativos e dispendiosos para as unidades hospitalares e convênios. É o quarto tumor mais frequente no sexo masculino na região Sudeste, de acordo com o Ministério da Saúde. A campanha Maio Vermelho alerta para esta doença detectável por meio de exames clínicos regulares, fundamentais para ampliar o número de diagnósticos precoces tanto do câncer bucal quanto de lesões potencialmente malignas.

“O câncer de boca é bem mais comum do que se acredita e pode levar à morte. Na maioria das vezes, ele é descoberto mais tarde, aumentando o risco de morte e de mutilações visíveis nos rostos dos pacientes. Daí a importância do diagnóstico precoce, que aumenta as chances de cura e evita as sequelas mais graves”, explica a cirurgiã-dentista do Centro de Oncologia Campinas, Bruna Sabino, especializada em odontologia oncológica e estomatologia, que atua no COC junto da também cirurgiã-dentista Monique Regalin.

Estabelecer uma rotina odontológica é essencial para a prevenção do câncer bucal. Predisposição genética, tabagismo e alcoolismo, entre outros, ampliam o risco de desenvolvimento de tumores. 

As cirurgiãs-dentistas do COC explicam que são muitos os tipos de lesões que podem surgir na cavidade oral e que uma parte delas pode vir a evoluir para um tumor maligno, se não tratada precocemente.

Além disso, o paciente oncológico, advertem, deve seguir protocolos específicos de cuidados e um deles está relacionado à saúde bucal. É essencial que seja acompanhado em todas as fases do tratamento por um profissional com experiência em oncologia.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) desenvolveu uma cartilha que trata especificamente do câncer de boca e que está disponível neste link. Os tumores bucais acometem lábios; gengiva; bochechas; céu da boca (palato); língua (principalmente as bordas) e assoalho da boca (região embaixo da língua).

Os principais sinais de alerta para o câncer de boca são feridas nos lábios e na boca que não cicatrizam por mais de 15 dias; manchas ou placas vermelhas ou esbranquiçadas na boca;  sangramentos sem causa conhecida em qualquer região da boca. Também pode haver nódulos (caroços) no pescoço e rouquidão persistente. Em fases mais avançadas da doença, a pessoa pode apresentar dificuldade para falar, mastigar ou engolir.

 

 

Cuidados oncológicos

Parte do trabalho da equipe de odonto-oncologia do COC é promover projetos de diagnóstico bucal antes, durante e após o tratamento, em conjunto com toda a equipe multiprofissional que atende os pacientes do COC. A atenção à saúde bucal é realizada não somente nos meses de campanha e sim durante todo o ano.

“O cuidado multidisciplinar dentro da instituição proporciona uma experiência positiva para todos os pacientes e profissionais. Desempenhamos uma abordagem mais efetiva no combate ao câncer bucal, alicerçada na prevenção e detecção precoce da doença, sendo possível ainda o esclarecimento e desmistificação de fatos a ela relacionados”, define Bruna.

 

 

COC no Maio Vermelho

Ao longo de todo o ano, o Centro de Oncologia Campinas realiza ações para orientar, detectar e combater o câncer bucal. As cirurgiãs-dentistas Bruna Sabino e Monique Regalin estão à disposição dos pacientes para a realização de exames preventivos e para compartilhar o conhecimento sobre a doença.

“As informações ajudam a conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das lesões e tumores de boca e fornecem conhecimentos gerais sobre a doença e seus fatores de risco”, descreve Monique Regalin. “Campanhas como o Maio Vermelho são de extrema importância para a orientação de todos. Fazem com que o conhecimento sobre o câncer bucal ganhe força e a doença seja compreendida e enfrentada pela população”, acrescenta Bruna Sabino.

 

 

 

Sobre o COC

O Centro de Oncologia Campinas dispõe de uma equipe multidisciplinar para oferecer todos os níveis de cuidados aos pacientes, incluindo serviços complementares ao tratamento. Possui salas de imagens, de quimioterapia, radioterapia, análises clínicas e imunoterapia. Também realiza atendimentos nas áreas de oncogenética, psico-oncologia, odonto-oncologia e hematologia, dentre outras.

Recentemente, o COC inaugurou o Centro de Endoscopia Digestiva, que realiza procedimentos diagnósticos, terapêuticos e de prevenção das lesões do aparelho digestivo alto (esôfago, estômago e duodeno) e baixo (cólon).

Mais de 30 médicos compõem o Corpo Clínico do Centro de Oncologia Campinas. Na sua maioria, especialistas detentores de excelência técnica, resultado da natureza e origem de suas respectivas formações. Serviços de nutrição, educação física, fisioterapia, odontologia e farmácia complementam os cuidados dentro da instituição, que atende mais de 30 convênios médicos.

O Centro de Oncologia Campinas completou 45 anos de história em novembro de 2022. Fica localizado à Rua Alberto de Salvo, 311, Barão Geraldo, Campinas. O telefone de contato é (19) 3787-3400.

 

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA

Sigmapress Assessoria de Comunicação

Laine Turati – Contato (19) 991006246)

Ivan Fontana – Contato: (19) 99100-5150

 

REDES SOCIAIS

www.oncologia.com.br

 instagram.com/coc_oncologia

https://www.facebook.com/centrodeoncologiacampinas

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA

Sigmapress Assessoria de Comunicação

Laine Turati – Contato (19) 991006246)

Ivan Fontana – Contato: (19) 99100-5150

REDES SOCIAIS

www.oncologia.com.br

 instagram.com/coc_oncologia

https://www.facebook.com/centrodeoncologiacampinas