COC – Centro de Oncologia Campinas

Avaliação médica de rotina previne doenças e leva ao diagnóstico precoce

COC oferece uma equipe multidisciplinar e serviços completos para garantir a manutenção da saúde em geral

 

O Centro de Oncologia Campinas é um ambiente especializado para o tratamento de pacientes com câncer, que também disponibiliza todos os cuidados envolvidos nos procedimentos de check-up. O COC possui uma equipe multidisciplinar que trabalha de forma interligada, a fim de garantir a manutenção da saúde em geral. Esse time de profissionais inclui médicos de diferentes especialidades, cirurgiões-dentistas, nutricionista, psicólogo, educador físico e serviços como exames laboratoriais e endoscópicos.

Realizar avaliação médica de rotina, associada a exames apropriados à idade, sexo e histórico pessoal e familiar, além de ajudar a prevenir doenças, contribui para o diagnóstico precoce, que implica tratamentos mais simples e melhor qualidade de vida. “Nós poderíamos salvar muito mais vidas hoje se tivéssemos programas mais bem estruturados e eficazes de prevenção”, reforça Fernando Medina, oncologista clínico do COC.

 “É importante considerarmos que a expectativa de vida da população tem aumentado e, com isso, cresce o número de idosos e de doenças crônicas degenerativas”, acrescenta o médico.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2019, as pessoas viveram seis anos mais do que em 2000 – a média global de idade passou de 67 anos para mais de 73 –, mas apenas cinco desses anos adicionais foram vividos com boa saúde.

Medina acredita que muito da melhora dos índices de cura do câncer e de outras doenças se deve às campanhas e informações divulgadas pela mídia em geral, que contribuem para a detecção precoce de problemas. “Não adianta descobrir que a mamografia reduz em dois anos o diagnóstico do câncer se a pessoa não sabe que precisa realizar regularmente a mamografia. Só sabendo que o exame reduz o câncer de mama é que a população vai atrás”, analisa.

A rede de cuidados completos à saúde oferecida pelo Centro de Oncologia Campinas recebeu recentemente uma importante adição. Uma nova linha de atendimento de alta qualidade está à disposição no Centro de Endoscopia Digestiva do COC.

A moderna instalação proporciona procedimentos diagnósticos, terapêuticos e de prevenção das lesões do aparelho digestivo alto (esôfago, estômago e duodeno) e baixo (cólon). O atendimento é direcionado a pacientes com sintomas de doenças do aparelho digestivo e também como indicação preventiva – não apenas para suspeitas de neoplasia.

Além dos exames de endoscopia e colonoscopia, o Centro de Endoscopia Digestiva do Centro de Oncologia Campinas apresenta diversos diferenciais no diagnóstico e tratamentos das doenças do aparelho digestivo. Um deles é a ecoendoscopia, um exame bastante importante no diagnóstico e definição de lesões submucosas.

Mais de 30 médicos compõem o Corpo Clínico do Centro de Oncologia Campinas. Na sua maioria, especialistas detentores de excelência técnica, resultado da natureza e origem de suas respectivas formações. Possui salas de imagens, de quimioterapia, radioterapia, análises clínicas e imunoterapia. Também realiza atendimentos nas áreas de oncogenética, psico-oncologia e hematologia, dentre outras.