COC – Centro de Oncologia Campinas

Abril pela Segurança: Centro de Oncologia realiza ações com pacientes e colaboradores

Abril Verde é um movimento instituído para conscientizar sobre a segurança e saúde no trabalho. Durante o mês, ações se desenvolvem para reforçar a necessidade de combinar segurança e saúde a fim de reduzir os riscos de acidentes. No Centro de Oncologia Campinas, pelo menos quatro eventos mensais são dirigidos à atualização e capacitação de colaboradores, com foco na segurança e qualidade. No mês de abril, as programações específicas que acontecem o ano todo são reforçadas por atividades paralelas.

Com a campanha intitulada Abril pela Segurança, o Centro de Oncologia Campinas realizará treinamentos sobre segurança do paciente com colaboradores e médicos nas sextas e segundas do mês de abril, começando no dia 1º e se estendendo até o dia 6 de maio, após a celebração do Dia Mundial da Higienização das Mãos (5/5).

No dia 6 de abril, ações e palestras direcionadas aos colaboradores do COC destacarão aspectos importantes sobre segurança no trabalho. Os pacientes da unidade também serão envolvidos pela campanha. Haverá atividades de conscientização e educação no dia 8/4, no dia de luta contra o câncer.

A cultura de segurança na empresa

Programas de capacitação e conscientização que envolvam profissionais de saúde e pacientes são necessárias para o fortalecimento da cultura de segurança, reforça Antonio Amaro Moreira, diretor executivo do Centro de Oncologia Campinas.

“Nosso maior objetivo ao realizar ações é garantir que todos os nossos pacientes recebam cuidados seguros, em cada fase do seu tratamento dentro de nossa instituição, e que nossos colaboradores também estejam protegidos. Isso faz parte da nossa missão, que é proporcionar cuidado abrangente à saúde, impactando positivamente a vida das pessoas”, descreveu.

Todo treinamento dentro do Centro de Oncologia Campinas objetiva segurança e qualidade, ratifica Solange Aparecida de Oliveira, coordenadora de Qualidade e Gestão de Riscos. “Nosso objetivo é educar e treinar para garantir a segurança do paciente e a qualidade do serviço ofertado. Se a gente tem um processo descrito, treinado, com certeza nossos pacientes estarão mais seguros”, detalha.

 “A satisfação do paciente é a resposta à qualidade do nosso trabalho. Tanto da parte médica quanto assistencial, todos têm o mesmo foco, segurança e qualidade”, reforça a coordenadora.

Saiba mais: Capacitações aprimoram segurança e a qualidade dos serviços do COC

Abril pela Segurança

Abril abriga algumas importantes datas, que justificam a escolha do mês para propagar a necessidade da segurança e saúde do trabalhador e também dos pacientes.

No dia 1º de abril é celebrado o Dia Nacional de Segurança do Paciente, que se estende durante todo o mês com ações envolvendo profissionais da saúde.

Em 7 de abril é celebrado o Dia Mundial da Saúde, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Já em 28 de abril é o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, criado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Também em 28 abril, o Brasil, por meio de lei, dedica a data ao Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.