COC – Centro de Oncologia Campinas

Capacitações aprimoram segurança e a qualidade dos serviços do COC

Garantir a segurança do paciente e a qualidade dos serviços são premissas consolidadas dentro do Centro de Oncologia Campinas. Para que haja evolução contínua, os processos necessitam de frequente atenção e cuidados. Mensalmente, a unidade realiza ao menos quatro ações voltadas à atualização e capacitação de colaboradores. Reuniões científicas também envolvem a comunidade médica e por meio das redes sociais, levam conhecimento a todos os interessados.

Manter os profissionais atualizados e suprir as necessidades para desenvolvimento do trabalho de todos dentro do COC são alguns dos motivos citados por Kelli Cristina Soares da Silva, gerente de RH, para justificar a importância dos treinamentos.

“Nossos colaboradores levarão esse conhecimento para a vida toda. O COC busca sempre contemplar temas importantes, treinamentos para a área assistencial, enfim, tudo que envolve o bem-estar de seus pacientes e a eficiência de seus colaboradores”, enfatiza.

Solange Aparecida de Oliveira, coordenadora de Qualidade e Gestão de Riscos do COC, explica que anualmente é criado um cronograma de treinamento, que é analisado e aprovado por toda a liderança. Dentro de cada ação, o objetivo é fechar o ciclo de atualização.

“São treinamentos para comportamento, de gestão de pessoas, de segurança, de técnicas assistenciais, de manipulação de drogas antineoplásicas. Englobam desde a parte educacional, comportamental, até a parte técnica, envolvendo todos os colaboradores”, detalha.

Como a meta é levar atualização a 100% dos colaboradores, a estratégia pode envolver busca ativa. “Às vezes, num primeiro momento, não conseguimos atingir todos, em função dos horários de trabalho e das atribuições na unidade. Então fazemos o resgate para novos treinamentos ou vamos in loco para treiná-los”.

O departamento de Recursos Humanos trabalha em parceria com o setor de Qualidade. “Este ano a temática dos treinamentos é o atendimento humanizado, no ano passado foi a conduta de atendimentos”, explica Kelli. “Todo treinamento é feito com foco na segurança e qualidade do serviço. Nosso objetivo é educar e treinar para garantir a segurança do paciente e qualidade”, reforça Solange.

“Se a gente tem um processo descrito, treinado, com certeza nossos pacientes estarão mais seguros”, afirma Solange. “Se houve uma não conformidade com relação a uma quebra do processo, a gente vai entender, fazer uma causa raiz e treinar com o objetivo de qualificar e de atualizar”, acrescenta.

Reuniões científicas

As reuniões científicas organizadas pelo Centro de Oncologia Campinas envolvem profissionais da unidade e também convidados. Com transmissão pelas redes sociais, os eventos são abertos aos profissionais da área e também a interessados em saber um pouco mais sobre assuntos pertinentes à saúde.

No mês de fevereiro, por exemplo, o tema de um dos encontros foi “Transformando os paradigmas de tratamento na Oncologia”. En janeiro, abrindo a agenda de eventos do ano, o CEPOC (O Centro de Estudos e Pesquisas Oncológicas de Campinas), entidade de pesquisa ligada ao COC, debateu “Os impactos da transformação digital na saúde”, tema de interesse a pacientes, médicos e profissionais da saúde.

A programação das palestras, encontros e reuniões científicas é disponibilizada nas redes sociais e no site do Centro de Oncologia Campinas, e a maioria dos eventos científicos está aberta à participação externa.

Confira aqui a agenda de reuniões científicas.