(19) 3787-3400 | R. Alberto de Salvo, 311 – Barão Geraldo, Campinas – SP | Seg a Sex – 8h às 18h

Pandemia e tabagismo, uma combinação que preocupa a área da Saúde
A infecção pela doença ou a imunização contra ela não inviabilizam o candidato
A pandemia do novo coronavírus não apenas baixou os estoques de sangue em todo país, como também trouxe algumas novas regras de doação no caso dos infectados pela Covid-19 e recém-imunizados contra a doença. Ainda assim, o fato de ter contraído a Covid-19 não impede a pessoa de doar. Basta apenas observar os prazos de recuperação antes de realizar o ato solidário que salva vidas.
Antes da vacinação contra a Covid-19 avançar no Brasil, as medidas para evitar a propagação da doença impunham uma série de restrições, sobretudo de convívio social. O isolamento e o medo de contágio contribuíram para a queda significativa dos estoques de sangue em todo país.
Com a grande parte dos brasileiros imunizados, o apelo deixou de ter impeditivos. Junho Vermelho, mês de conscientização para a doação de sangue, vem reforçar a necessidade de estabilização dos estoques dos bancos de todo o país.
A infecção por Covid-19 não anula a possibilidade de ser doador. Dez dias após a completa recuperação da doença, já é possível fazer a doação de sangue. O mesmo ocorre com candidatos à doação de sangue assintomáticos, mas com teste positivo para a Covid: estão liberados para doar após 10 dias da data de realização do teste. Em caso de contato com pessoas que testaram positivo para o coronavírus, é preciso esperar sete dias para realizar a doação.
A vacinação contra a Covid-19 também exige dos candidatos respeito a alguns prazos. As pessoas que receberam a vacina contam com um tempo de inaptidão de:
- 48 horas após cada dose (vacina Coronavac, da Sinovac/Butantan);
- 7 dias após cada dose (vacina da Oxford/AstraZeneca/Fiocruz);
- 7 dias após cada dose (vacina da Pfizer/BioNtec/Fosun Pharma);
- 7 dias após cada dose (vacina da Janssen-Cilag);
Requisitos
Independentemente da Covid, para doar sangue é necessário estar em bom estado de saúde e seguir os seguintes passos, conforme recomendação do Ministério da Saúde:
- Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue;
- Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas;
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
- Podem doar pessoas de 16 a 69 anos que pesem a partir de 50 kg;
- Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;
- A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulheres;
- O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
*Fonte: Ministério da Saúde