Tratamento do COVID-19 em um paciente com mieloma múltiplo

Um estudo de caso de um paciente em Wuhan, China, sugere que o imunossupressor tocilizumabe pode ser um tratamento COVID-19 eficaz para pacientes muito doentes que também têm mieloma múltiplo e outros tipos de câncer.

O relatório, publicado no Blood Advances , também sugere que pacientes com câncer de sangue podem ter sintomas atípicos de COVID-19.

O paciente, um homem de 60 anos de idade que foi diagnosticado com mieloma múltiplo em 2015 e estava em terapia de manutenção, foi hospitalizado em fevereiro por aperto no peito e falta de ar.

Embora ele não apresentasse sintomas de tosse ou febre, ele testou positivo para COVID-19 e sua doença foi classificada como grave.

O tratamento com terapias antivirais e corticosteróides não resolveu completamente seus sintomas.

No segundo dia no hospital, uma tomografia computadorizada do tórax mostrou que o paciente apresentava opacidades esmeriladas nos pulmões, características da pneumonia.

Seus níveis de interleucina-6 (IL-6), uma citocina pró-inflamatória, eram altos.

Após uma administração intravenosa de tocilizumab, os níveis de IL-6 do paciente diminuíram.

Três dias após o tratamento com tocilizumab, o aperto no peito havia resolvido; Dez dias depois, sua tomografia computadorizada foi liberada e ele recebeu alta do hospital.

“Nossos pacientes com neoplasias hematológicas são imunossuprimidos, o que pode colocá-los em maior risco de nova infecção por coronavírus. Quais são as características do COVID-19 em pacientes com câncer de sangue? Qual é a melhor abordagem de tratamento? Tudo é desconhecido, e esse era o motivação para este estudo “, disse Changcheng Zheng, MD, da Universidade de Ciência e Tecnologia da China e principal autor do estudo.

O tocilizumab é comumente usado no tratamento da síndrome de liberação de citocinas, uma resposta inflamatória sistêmica que ocorre em resposta ao tratamento com certos tipos de imunoterapias.

O Dr. Zheng e sua equipe sugerem que o agente pode tratar o COVID-19 abordando a resposta inflamatória grave aguda, ou “tempestade de citocinas”, que o vírus desencadeia.

No entanto, enfatizam a necessidade de mais pesquisas sobre os possíveis mecanismos de ação.

O Dr. Zheng também sugere que, como o paciente apresentava aperto no peito e falta de ar sem outros sintomas do COVID-19, especificamente tosse e febre, os sintomas clínicos do vírus podem não ser típicos em pacientes com neoplasias hematológicas.

A equipe de pesquisa espera que este estudo de caso possa oferecer insights e estimular mais pesquisas.

“O tocilizumabe foi eficaz no tratamento de COVID-19 nesse paciente com mieloma múltiplo, mas são necessários mais estudos clínicos prospectivos e randomizados para verificar os achados”, disse o Dr. Zheng.

Em março de 2020, o FDA aprovou um estudo clínico de fase III randomizado, duplo-cego e controlado por placebo para avaliar a segurança e a eficácia do tocilizumabe intravenoso no tratamento de pacientes adultos com COVID-19.

Fonte: Sociedade Americana de Hematologia