COC – Centro de Oncologia Campinas

A relação entre meio ambiente e oncologia

O Instituto Nacional de Câncer aponta que entre 80% e 90% dos casos da doença estão associados a causas externas – o restante são fatores genéticos. Nessa lista, constam os efeitos das intervenções realizadas pelo homem no meio ambiente, hábitos e estilo de vida.

Minimizar os riscos de desenvolver tumores cancerígenos passa obrigatoriamente por assumir hábitos de vida saudáveis, o que implica também viver em um meio livre de fatores de risco. A consciência sobre a interligação saúde-meio ambiente começa dentro de casa. Realizar o descarte correto do lixo, por exemplo, contribui para a preservação dos mananciais. Reduzir a emissão de poluentes melhora a qualidade do ar.

Sustentabilidade no COC

O Centro de Oncologia Campinas está ciente de que, para alcançar o equilíbrio entre meio ambiente, sociedade e economia – os três pilares da sustentabilidade –, é preciso satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade futura.

A responsabilidade socioambiental do Centro de Oncologia Campinas determinou a adoção de medidas essenciais ao cumprimento de ações efetivas voltadas à preservação dos ecossistemas e à diminuição do impacto ambiental. Para reduzir o consumo de recursos naturais, como água e energia, houve maior aproveitamento da luz natural nas instalações do centro e implantação de sistemas de geração de energia limpa.

Programas promoveram a conscientização de colaboradores no que se refere também à diminuição da geração de resíduos dispensados ao meio ambiente; à eliminação do desperdício ou perca de drogas e medicamentos; e à destinação correta e adequada de rejeitos, especialmente os com potencial de prejudicar os ecossistemas e que são comuns à área da saúde.

Gestão de resíduos

Com base nas recomendações da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e na RDC nº 222, que regulamenta o gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde, o COC possui uma política de Gestão de Resíduos, com princípios, diretrizes e instrumentos que orientam a instituição para um armazenamento e descarte corretos dos resíduos gerados.

Capacitação dos colaboradores

Centro de Oncologia Campinas ainda investe continuamente na atualização e modernização de seus equipamentos e serviços, e também na formação e capacitação dos profissionais, a fim de melhorar a qualidade e segurança do atendimento a seus pacientes.

Os ODS

Todas essas ações convergem com todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) promovidos pela ONU e apresentados na Agenda 2030, especialmente o Objetivo 3 – Saúde e Bem-estar, pelo segmento no qual atua o Centro de Oncologia Campinas. Os dirigentes e colaboradores do Centro de Oncologia Campinas comprometem-se, assim, como instituição, a promover as metas do Objetivo 3 da Agenda 2030, a fim de assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, e a observar os demais ODS.