COC – Centro de Oncologia Campinas

Novo site do Centro de Oncologia oferece conhecimento com credibilidade

Para oferecer conhecimento à comunidade, acompanhado de credibilidade e relevância, o Centro de Oncologia Campinas lança seu novo site. A proposta do projeto é tornar-se uma referência de informações confiáveis na área da oncologia. O portal oncologia.com.br trata de maneira simples e objetiva de temas variados ligados ao câncer, como os tipos de neoplasias, as formas de tratamento, o que há de novo em pesquisas, além, claro, de manter pacientes em contato com a unidade e com os serviços de interesse.

O portal é leve, fácil de navegar e recheado de conteúdo de interesse. Fernando Medina, oncologista e diretor do COC, ressalta que o diagnóstico precoce do câncer, determinante do prognóstico positivo, passa, necessariamente, pelo conhecimento sobre a doença. “O indivíduo precisa conhecer sobre o câncer para saber como se cuidar, para entender a necessidade de exames regulares e compreender sinais de risco”, detalha.

Apesar das campanhas, eventos e pesquisas realizadas todos os anos pelo Centro de Oncologia Campinas, uma referência nacional no diagnóstico e tratamento de câncer, todo o conhecimento produzido acabava não chegando à grande parte da população, observa Marcos Cardinalli, responsável pelo marketing do COC e pelo desenvolvimento do site.

“A intenção por trás da construção do nosso novo site é aproveitar o conhecimento de nossos especialistas e tornar o COC também uma referência na produção de conteúdos sobre o câncer”, confirma Cardinalli.

Informação com embasamento científico

Uma parte significativa do conhecimento gerado a partir do trabalho do COC tem origem no Centro de Estudos e Pesquisas Oncológicas de Campinas (Cepoc), criado para auxiliar na capacitação e aperfeiçoamento de profissionais e serviços. O Cepoc promove o enriquecimento técnico-profissional, organiza cursos, palestras, simpósios e ainda prepara materiais educacionais para auxiliar pacientes e familiares no enfrentamento do câncer.

O Cepoc e o conceituado corpo clínico do Centro de Oncologia Campinas certificam o conhecimento agora repassado a pacientes e seguidores por meio do portal, em um período em que as informações confiáveis são especialmente valiosas. “A internet e redes sociais já fazem parte da rotina das pessoas, e apesar dos inúmeros benefícios que proporcionam, há algumas desvantagens, como a grande quantidade de conteúdos falsos ou omissos, que, ao se tratar de saúde, podem acabar mais prejudicando que ajudando o paciente”, confirma Cardinalli.

Informar para educar

O advento do “google” fez de cada um de nós um buscador de informações atrás de “diagnósticos”. Um grande risco, dependendo de onde se procura e da postura assumida diante dos sinais de qualquer doença.

“Todos nós, ao indício de qualquer sintoma, procuramos informações primeiro na internet para depois ir ao médico, e isso pode ser perigoso. Assim, queremos, por meio de nosso site, promover conteúdos sérios, com embasamento científico, que orientem a população desde a prevenção até o tratamento do câncer, mas que evidenciam que apenas o profissional médico é capaz de diagnosticar”, detalha Cardinalli

No novo site do COC há uma página com informações confiáveis sobre cada um dos principais tipos de câncer. Há descrição dos sintomas, diagnóstico e tratamento e também explicações sobre os mitos e verdades a respeito daquele tipo específico de câncer.

Para os pacientes, o Centro de Oncologia Campinas apresenta suas instalações, corpo clínico, exames disponíveis, tratamentos ofertados e convênios atendidos. Há ainda área exclusiva para resultados de exames, canais de atendimentos e notícias relacionadas ao câncer, como campanhas, ações e pesquisas, e um pouco sobre a história do Centro.