COC – Centro de Oncologia Campinas

Dr. Werner Schlupp encerra 45 anos de história e dedicação ao COC

Os 45 anos de história do radioncologista Werner Roedel Schlupp no Centro de Oncologia Campinas foram encerrados nesta sexta-feira (7). Aos 72 anos, o médico vai ao encontro da aposentadoria em Salvador, cidade onde teve início sua carreira na medicina. Dr. Werner recebeu homenagens do corpo clínico e colaboradores do COC. Ganhou abraços, presentes e experimentou os últimos momentos de interação com os colegas com quem dividiu uma vida dedicada à saúde.

Dr. Werner se autodefine como crítico, sincero, detalhista e aberto às emoções, apesar de quase nunca transparecer. “A gente sofre junto. Eu sofro porque gostaria de ter algo que pudesse aliviar o desconforto gerado pelo tratamento. Então digo, ”aguente firme e siga em frente, agora esse tratamento é a coisa mais importante de sua vida, depois que ele acabar todo o demais voltará ao primeiro plano”.

A experiência, contudo, trouxe junto mecanismos para lidar com todos os aspectos da profissão. “Fui amadurecendo com o tempo, aprendendo com cada paciente, e escutando atentamente o seu relato. Assim como explicando em detalhes o tratamento proposto. Com isso conseguia reduzir bastante a ansiedade natural diante da situação de risco em que se encontrava”.

Arrependimentos são poucos, e o radioncologista cita um deles: não ter tido mais tempo para estudar. Realizações ocorreram em diferentes sentidos, como manter e aprimorar os valores éticos no tratamento dos pacientes. “Não se trata apenas de recuperar a saúde do paciente, mas de dar a ele o atendimento humanizado de que todos necessitam”, ensina.