COC – Centro de Oncologia Campinas

COC contribui com o bem-estar da comunidade durante o Outubro Rosa

CLIQUE AQUI PARA VER PROGRAMAÇÃO COMPLETA 

 

Palestras, sessões gratuitas de micropigmentação paramédica e caminhada integram ações de alerta contra o câncer de mama

O Centro de Oncologia Campinas, como é tradição, preparou uma extensa programação de ações durante o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama. Mais do que alertar e ensinar a respeito da doença, as iniciativas do COC também beneficiarão diretamente mulheres da região por meio de eventos, como sessões gratuitas de micropigmentação paramédica, encontros com especialistas, caminhada e palestras de profissionais médicos em instituições e empresas.

O slogan “Quem procura, cura!” resume os objetivos do Centro de Oncologia durante a campanha Outubro Rosa. “De nada adianta oferecer condições a quem desconhece aquilo com o que está lidando. Para realizar mamografias regulares, por exemplo, a mulher precisa entender o quanto o diagnóstico precoce colabora para vencer a doença. A compreensão é parceira da cura”, confirma Fernando Medina, oncologista clínico do Centro de Oncologia Campinas.

Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões do Brasil, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste, onde também há mais acesso ao diagnóstico. O câncer de mama feminino é o mais incidente no mundo, com 2,3 milhões (11,7%) de casos novos por ano.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima 74 mil novos casos de câncer de mama para cada ano do triênio 2023-25, ou seja, 10,5% de todas as 704 mil ocorrências de câncer esperadas no país em 2023 serão de câncer de mama.

Palestras

Para proporcionar melhor compreensão de como a doença se manifesta e, sobretudo, quais são os recursos disponíveis para iniciar o tratamento precocemente, o Centro de Oncologia Campinas coloca seus profissionais médicos à disposição de empresas e instituições interessadas em palestras aos colaboradores. A expertise transforma os encontros em bate-papos descontraídos para que todas as dúvidas possam ser sanadas.

O conhecimento e a adesão a um novo tipo de olhar sobre o câncer são determinantes do êxito na prevenção, reforça o médico André de Moraes. “O câncer é uma doença estigmatizada. Muitas pessoas têm preconceito de falar sobre ela, o que influencia também nas atitudes de prevenção. A informação desmonta esse preconceito e abre caminho para o conhecimento e para a prevenção”, resume o especialista do COC.

Os interessados em receber as palestras dos profissionais do COC devem entrar em contato com o Centro de Oncologia Campinas, por meio do e-mail palestras@oncologia.com.br.

Dentro do Centro de Oncologia Campinas, as segundas-feiras do mês de outubro serão dedicadas a palestras no auditório, abertas à comunidade, sobre a doença, os caminhos para o tratamento e cura e o desmonte de estigmas que muitas mulheres ainda podem carregar a respeito do tema.

 

Largada

O Centro de Oncologia Campinas integra o movimento Outubro Rosa organizado pela Prefeitura Municipal de Campinas. A largada oficial do mês de ações será dada no dia 1º de Outubro, um domingo, na Praça Arautos da Paz, onde a Administração preparou diferentes atrações de conscientização e orientação ao público.

O COC estará presente com uma equipe de profissionais médicos e colaboradores para orientar, responder dúvidas e alertar a comunidade sobre o câncer de mama.

Micropigmentação

Pelo décimo ano consecutivo, o Centro de Oncologia Campinas forma parceria com a micropigmentadora paramédica Ana Savoy para ajudar a restituir a autoimagem de mulheres que passam por tratamentos contra o câncer. As sessões de micropigmentação de aréola e sobrancelha contribuem também para a devolução da autoestima distorcida pela doença.

As ações de micropigmentação se repetem há dez anos no Centro de Oncologia Campinas e cada mulher atendida sinaliza uma esperança renovada, conforme a médica oncologista Mary da Silva Thereza. “As mulheres vêm à procura de uma mudança estética para melhorar a autoimagem e a autoestima e se sentem empoderadas ao final do processo. A equipe de voluntários que trabalha com a Ana Savoy é de uma gentiliza, de uma delicadeza que contagia todos nós.”

A micropigmentação paramédica é uma técnica de reconstrução que se assemelha à tatuagem. A diferença é que a tinta é aplicada na camada mais superficial da pele. No caso da aréola, o procedimento é definitivo – pode necessitar apenas de um ajuste de cor com o passar dos anos.

Já o procedimento de sobrancelhas é temporário. “É importante que seja temporário, porque as mulheres vão se recuperar, as sobrancelhas voltarão a crescer, a vida será retomada. Essa é a mensagem”, afirma Ana Savoy, micropigmentadora paramédica há 26 anos.

Os procedimentos serão realizados no dia 16 de outubro, gratuitamente. As inscrições estão abertas e terminam assim que se esgotarem as 100 vagas oferecidas. Os atendimentos serão realizados ao longo de todo o dia, com horário marcado, na sede do Centro de Oncologia Campinas, a partir das 9h e até as 17h.

A inscrição deve ser feita via WhatsApp, pelo número (19) 37873400. Na mensagem, a interessada deve indicar qual procedimento está interessada, informar nome completo e endereço.

Caminhada

No dia 21 de outubro, algumas das ruas do distrito de Barão Geraldo, em Campinas, ganharão o tom rosa da causa durante a 4ª Caminhada contra o Câncer de Mama “Quem procura, cura!”. A Caminhada do Centro de Oncologia Campinas tem por finalidade também propor novas atitudes de vida, como a adoção da prevenção a doenças, de exames médicos regulares e atividades físicas frequentes.

Pacientes, ex-pacientes, amigos, familiares, colaboradores e simpatizantes da causa se reunirão em frente à sede do COC para os 2,5 quilômetros do percurso que simbolizam a solidariedade e o comprometimento com ações para salvar vidas. Agentes da mobilidade urbana acompanharão os participantes e cuidarão do fechamento do trânsito ao longo do trajeto.

Para confirmar presença na caminhada do COC, é preciso efetuar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 40 por participante, que dá direito à camiseta, através da chave PIX 50.063.536/0001-24 (CNPJ). Em seguida, o comprovante de pagamento deve ser enviado ao WhatsApp (19) 99368-8704, informando o nome do inscrito e o tamanho da camiseta que deseja. As camisetas poderão ser retiradas na sede do COC, de segunda a sexta-feira, em horário comercial, ou pouco antes do início da caminhada.

Sobre o COC

O Centro de Oncologia Campinas dispõe de uma equipe multidisciplinar para oferecer todos os níveis de cuidados aos pacientes, incluindo serviços complementares ao tratamento. Possui salas de imagens, de quimioterapia, radioterapia, análises clínicas e imunoterapia. Também realiza atendimentos nas áreas de oncogenética, psico-oncologia, odonto-oncologia e hematologia, dentre outras.

Recentemente, o COC inaugurou o Centro de Endoscopia Digestiva, que realiza procedimentos diagnósticos, terapêuticos e de prevenção das lesões do aparelho digestivo alto (esôfago, estômago e duodeno) e baixo (cólon).

Mais de 30 médicos compõem o Corpo Clínico do Centro de Oncologia Campinas. Na sua maioria, especialistas detentores de excelência técnica, resultado da natureza e origem de suas respectivas formações. Serviços de nutrição, educação física, fisioterapia, odontologia e farmácia complementam os cuidados dentro da instituição, que atende mais de 30 convênios médicos.

O Centro de Oncologia Campinas completou 45 anos de história em novembro de 2022. Fica localizado à Rua Alberto de Salvo, 311, Barão Geraldo, Campinas. O telefone de contato é (19) 3787-3400.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA

Sigmapress Assessoria de Comunicação

Laine Turati – Contato (19) 991006246)

Ivan Fontana – Contato: (19) 99100-5150

REDES SOCIAIS

www.oncologia.com.br

 instagram.com/coc_oncologia

https://www.facebook.com/centrodeoncologiacampinas.