O Centro de Oncologia Campinas reuniu colaboradores, amigos e autoridades para comemorar o recebimento da Certificação ONA nível 3, que representa o nível máximo de acreditação. A certificação foi confirmada em novembro passado e a entrega simbólica do selo ocorreu no dia 23 de janeiro, no auditório do COC
Ao ser “Acreditado com Excelência” pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), o Centro de Oncologia Campinas confirma o cumprimento de rigorosos padrões de qualidade e segurança em todas as suas áreas, desde a gestão e administração até o atendimento ao paciente.
A entrega da certificação foi realizada pelo IQG- Instituto Qualisa de Gestão, por meio do diretor Jadson Costa. A cerimônia festejou o empenho e dedicação de todos os colaboradores do COC para conquista da certificação máxima, que atesta os mais altos níveis de qualidade e segurança em saúde no Brasil oferecidos pelo Centro de Oncologia Campinas.
“Tudo o que a gente pratica aqui no COC tem como objetivo o bem-estar e acolhimento dos nossos pacientes. Mais uma vez quero fazer um agradecimento especial aos nossos colaboradores, porque não daria para conquistar essa certificação sem a dedicação e o comprometimento de vocês. Temos muito orgulho disso”, elogiou o oncologista André Moraes, sócio do COC, destacando a entrega de todos do COC no processo.
“Cada colaborador desempenhou papel fundamental e se dedicou a promover mudanças e oferecer o atendimento de qualidade que sempre caracterizou nosso serviço. O nível 3 sinaliza que o centro está cumprindo com padrões elevados em seu diagnóstico e tratamento do câncer”, descreveu o médico Fernando Medina, diretor do COC.
A oncologista Mary da Silva Thereza, diretora do COC, lembrou que o processo de acreditação foi complexo e coletivo. “Hoje é a coroação de uma jornada longa, que sempre teve por objetivo melhorar cada dia mais o nosso serviço. E esse serviço só melhorou graças à participação de todos vocês. Ninguém faz nada sozinho, é a união, a participação e a cooperação entre todos que construíram nossa caminhada ao longo desses anos todos”.
Em 2014, os padrões de acreditação da ONA foram reconhecidos internacionalmente pela Society for Quality in Health Care (ISQua), uma sociedade sem fins lucrativos, parceira da Organização Mundial de Saúde (MS), dedicada a promover a melhoria da qualidade nos cuidados de saúde em todo o mundo.
O processo de acompanhamento da certificação concedida é rigoroso. Cumpre diversas etapas e, durante o período de vigência, compreende procedimentos regulares para garantir que a excelência adquirida seja mantida. O COC continuará a receber visitas periódicas de manutenção ordinária, conforme definido nas Normas Orientadoras do SBA/ONA, que assegurarão a continuidade da excelência do atendimento prestados aos pacientes.