COC – Centro de Oncologia Campinas

Centro de Oncologia Campinas celebra 45 anos de existência nesta sexta-feira (11/11)

Nesta sexta-feira (11/11), o Centro de Oncologia Campinas completa 45 anos de serviços ininterruptos prestados à comunidade. Difícil destacar as principais passagens da história contada há mais de quatro décadas. A trajetória foi construída baseada no princípio “Acreditando na Vida”, slogan no COC, que significa também confiar na capacidade de todos os envolvidos no processo: médicos, profissionais de saúde, administrativo e pessoal de apoio. Todos trabalhando em benefício dos pacientes.

O médico Fernando Medina viveu em cada um desses anos os avanços do tratamento oncológico. Também presenciou as transformações físicas do COC, ajudou a formar gerações de novos especialistas e guiou centenas de tratamentos. O que não mudou em todo esse tempo foi justamente o que Medina considera a essência de qualquer serviço de saúde, a preocupação com o bem-estar da comunidade.

Os pacientes são, na concepção do oncologista, a maior conquista do Centro de Oncologia Campinas em seus 45 anos de existência. “A oncologia é desafiadora em muitos sentidos. Nunca tratamos uma doença, tratamos uma pessoa, e para que isso ocorra, é preciso que estejamos sempre na vanguarda da ciência para ofertar o que há de melhor àquela pessoa, e atentos a todas as necessidades, sejam físicas ou emocionais”, salienta.

A linha do tempo dos 45 anos de existência do Centro de Oncologia Campinas segue paralela à da evolução do tratamento do câncer. O COC é uma instituição que perpetua ao longo dos tempos e atravessa gerações porque participa dos avanços da medicina e da ciência relacionados ao câncer, acredita o oncologista André Moraes.  O médico reforça que nos 45 anos de vida da instituição, houve troca de atores, porém, o palco nunca mudou, continuou sendo a vanguarda do tratamento oncológico.

“É um modelo a seguir. Quando se vincula uma instituição a um indivíduo, ou a alguns indivíduos, esses indivíduos um dia perecem e a instituição também. Não é o que acontece com o COC. Estamos dobrando mais uma geração de médicos, é um filme que a gente assiste e que chama atenção, porque o COC sempre foi preocupado em estar na vanguarda das descobertas e estratégias”, detalha.

No corre-corre dos atendimentos, é comum encontrar profissionais do Centro de Oncologia Campinas trocando palavras descontraídas nos corredores e salas de espera da instituição. São instantes dedicados a conhecer um pouco mais da vida das pessoas. É uma interação espontânea, que exemplifica o que a oncologista Mary da Silva Thereza entende como parte imprescindível da construção dos 45 anos de história do COC: as relações humanas.

“Mais importante do que a estrutura física que temos aqui no Centro de Oncologia, é tudo aquilo que envolve as relações humanas vividas dentro da unidade. São todos os que passaram por aqui, que fizeram a história. Todas as pessoas que colaboraram. O COC tem uma histórica rica de pessoas que contribuíram para que ele continuasse firme como uma instituição que cuida de pessoas com câncer”, salienta a médica.

Diretor executivo do Centro de Oncologia Campinas, Antonio Amaro Moreira, acrescenta que os investimentos realizados pelo COC ao longo de todos esses anos tiveram como consequência, além da oferta de melhores tratamentos aos pacientes, o estímulo à economia regional e o reforço da posição de liderança de Campinas na área de saúde. “Campinas é um polo altamente tecnológico na área da saúde e é evidente a tendência de ampliação de seu potencial. O empreendedorismo do COC colabora para que o município ganhe ainda mais destaque como polo de saúde e tecnologia”.

 Para conhecer a história do Centro de Oncologia Campinas acesse:

Nossa História