COC – Centro de Oncologia Campinas

COC contribui na difusão do trabalho do físico médico durante congresso na Unicamp

7ª edição do Congresso de Física Médica da Unicamp (ConFiMe) será de 1 a 3 de agosto, no Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW)

 

O desenvolvimento e a aplicação de novas tecnologias e terapias na medicina exigem de maneira crescente o envolvimento de físicos médicos. Fundamental no diagnóstico e tratamento dentro dos processos em que medicina e física se entrelaçam, a física médica é ainda uma carreira pouco ofertada pelos centros acadêmicos brasileiros, embora o mercado necessite cada vez mais do trabalho destes profissionais.

O Centro de Oncologia Campinas, sempre alinhado às necessidades da área de saúde e aos avanços da medicina, é um dos patrocinadores da 7ª edição do Congresso de Física Médica da Unicamp (ConFiMe), que acontece de 1 a 3 de agosto, no Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW). Dois dos principais objetivos do Congresso são fornecer aos participantes uma visão geral sobre a área de Física Médica no Brasil e possibilitar contatos entre alunos, pesquisadores e profissionais ligados às aplicações de física à medicina de todo o país.

O físico médico do COC, Danilo Matheus Barsanelli, será palestrante do Congresso neste dia 31, às 13h30. Ele falará aos estudantes e participantes sobre a “Radioterapia do Centro de Oncologia Campinas”, que também receberá 20 alunos para uma visita guiada ao seu parque tecnológico neste dia 1º. O COC participa ainda do Congresso com um estande em que divulgará detalhes dos serviços oferecidos à comunidade nestes quase 47 anos de existência.

Graduado pela Unicamp em física com ênfase em física médica, Danilo Matheus Barsanelli é um dos quatro físicos médicos da BR Radiation que atuam no COC e no Cecan – Centro de Câncer da Santa Casa da Piracicaba. A formação profissional inclui os cinco anos de graduação em física, mais dois anos de residência em física médica. O curioso é que no Brasil são poucas as instituições que disponibilizam residência, o que contribui para que menos de 30 profissionais consigam se formar especialistas a cada ano no país.

“A formação de profissionais, embora reduzida, está alinhada com a oferta de radioterapia no Brasil que, infelizmente, é muito aquém do esperado. Isso permite que os recém-formados físicos médicos tenham um excelente campo de trabalho”, completa Barsanelli.

O físico médico, dentre suas muitas atribuições, é responsável por fazer os cálculos e simulação da distribuição de doses dos tratamentos radioterápicos. “Se o paciente for realizar um tratamento de próstata, por exemplo, o físico médico usa o sistema de planejamento computadorizado para simular como fará as entradas de radiação para conseguir entregar a dose que o médico prescreveu, poupando de risco os órgãos que estão em volta”, simplifica Barsanelli.

São três áreas principais de atuação dos físicos médicos: radiodiagnóstico, medicina nuclear e radioterapia. A atuação dele pode ainda estar voltada à pesquisa e à participação no desenvolvimento de novas tecnologias e soluções.

“Esse congresso contribui para mostrar de forma mais palpável aos alunos de graduação como o profissional de física médica atua no mercado, quais são suas atribuições e como ele colabora com a medicina”, exemplifica Barsanelli.

 

 

COC no Congresso

“O COC apresentará aos estudantes suas máquinas de radioterapia de última geração, capazes de realizar técnicas avançadas como IMRT, IGRT, VMAT e radiocirurgia. Esse conhecimento ajudará a ampliar os horizontes dos alunos sobre esse campo tão especial da física médica”, afirma o oncologista clínico do COC, Fernando Medina.

Segundo Medina, durante a visita ao COC os participantes terão a oportunidade de aprender sobre as aplicações clínicas dessas técnicas e seus benefícios para o tratamento do câncer. Conhecerão de perto as máquinas de radioterapia, além de interagirem com a equipe de físicos, dosimetristas e técnicos do COC.

“Para os estudantes, esta é uma oportunidade única de conhecer de perto a tecnologia de ponta em radioterapia e de interagir com uma equipe de especialistas altamente qualificada”.

O diretor executivo do COC, Jair Rotoli Júnior, destacou que a presença do Centro de Oncologia Campinas na conferência reflete não apenas o compromisso da instituição com a inovação, mas também evidencia o papel de liderança na promoção de avanços significativos no tratamento do câncer.

“A participação do Centro de Oncologia Campinas destaca a importância da educação contínua e da colaboração entre diferentes áreas da medicina e da ciência. A instituição não apenas se beneficia diretamente dos conhecimentos adquiridos, mas também contribui para o avanço global na luta contra o câncer”, opina o diretor.

“Ser um patrocinar do congresso representa uma oportunidade estratégica para o Centro de Oncologia Campinas. Além de reforçar sua posição como líder na área oncológica, a instituição tem a chance de se conectar com outros especialistas e instituições, promovendo colaborações que podem resultar em novas pesquisas e melhorias no tratamento dos pacientes”, finaliza.

 

 

SOBRE O COC

O Centro de Oncologia Campinas dispõe de uma equipe multidisciplinar para oferecer todos os níveis de cuidados aos pacientes, incluindo serviços complementares ao tratamento. Possui salas de imagens, de quimioterapia, radioterapia, análises clínicas e imunoterapia. Também realiza atendimentos nas áreas de oncogenética, psico-oncologia, odonto-oncologia e hematologia, dentre outras.

Recentemente, o COC inaugurou o Centro de Endoscopia Digestiva, que realiza procedimentos diagnósticos, terapêuticos e de prevenção das lesões do aparelho digestivo alto (esôfago, estômago e duodeno) e baixo (cólon).

Mais de 30 médicos compõem o Corpo Clínico do Centro de Oncologia Campinas. Na sua maioria, especialistas detentores de excelência técnica, resultado da natureza e origem de suas respectivas formações. Serviços de nutrição, educação física, fisioterapia, odontologia e farmácia complementam os cuidados dentro da instituição, que atende mais de 30 convênios médicos.

O Centro de Oncologia Campinas carrega mais de 46 anos de história e tradição no tratamento oncológico. Fica localizado à Rua Alberto de Salvo, 311, Barão Geraldo, Campinas. O telefone de contato é (19) 3787-3400.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA

Sigmapress Assessoria de Comunicação

Laine Turati – Contato (19) 991006246

Ivan Fontana – Contato: (19) 99100-5150

REDES SOCIAIS

www.oncologia.com.br

instagram.com/coc_oncologia

https://www.facebook.com/centrodeoncologiacampinas