COC – Centro de Oncologia Campinas

Radioterapia

O Centro de Oncologia Campinas (COC) foi um dos primeiros do Interior de São Paulo a oferecer tratamento radioterápico de ponta, em 1977, quando foi fundado. Quatro décadas depois, o COC se coloca novamente em posição de vanguarda ao adquirir o acelerador linear de partículas para radioterapia guiada por imagem Infinity, fabricado pela sueca Elekta. A aquisição, além de possibilitar maior eficiência de resultados, quase triplicará o número diário de atendimentos.

O Elekta Infinity é multifuncional. Com maiores recursos, sessões mais rápidas e menor número de aplicações, oferece resultados até superiores aos dos aparelhos convencionais.

O que é Radioterapia?

A radioterapia é um recurso utilizado no combate ao câncer. Consiste em usar radiação, que é um tipo de energia, para destruir as células anormais de um tumor ou impedir que elas se multipliquem. O número de aplicações necessárias varia de acordo com o tipo, a extensão e a localização do tumor, além dos resultados dos exames e do estado de saúde do paciente.

Os resultados da radioterapia costumam ser positivos. O tumor pode reduzir de tamanho ou até mesmo desaparecer. Quando não é possível obter a cura, a radioterapia contribui para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

Sessões

A sessão é indolor, mas durante o tratamento oncológico, podem surgir efeitos colaterais relacionados com a área do corpo irradiada. As reações, porém, variam conforme a dose administrada, o tipo de radiação e a capacidade das células saudáveis em reparar o dano. 

Efeitos colaterais

Seu médico poderá especificar quais são os efeitos colaterais possíveis, mas a maioria deles dura apenas alguns dias ou semanas após o término do tratamento e inclui fadiga, reações cutâneas, perda de apetite, alterações nas taxas sanguíneas, náuseas e vômitos.

Tipos

A radioterapia pode ser realizada de duas maneiras: 

  • Radioterapia externa ou teleterapia: A radiação é emitida por um aparelho, que fica afastado do paciente, direcionado ao local a ser tratado, com o paciente deitado. As aplicações são, geralmente, diárias.

  • Braquiterapia: Aplicadores são colocados pelo médico, em contato com o local a ser tratado. A fonte de radiação sai do aparelho, percorre cateteres que são ligados aos aplicadores e irradia próximo à área a ser tratada. Depois, a fonte retorna ao aparelho fazendo o mesmo trajeto. Esse tratamento é feito no ambulatório (podendo necessitar de anestesia).

Novo acelerador linear

O Centro de Oncologia Campinas finaliza o processo de instalação do acelerador linear de partículas para radioterapia guiada por imagem Infinity, fabricado pela sueca Elekta, um dos equipamentos mais modernos do país.

Além de possibilitar maior eficiência de resultados, quase triplicará o número diário de atendimentos e ainda trará inúmeras outras vantagens aos pacientes de câncer de Campinas e região.

O Elekta Infinity é multifuncional.

Com maiores recursos, sessões mais rápidas e menor número de aplicações, oferece resultados até superiores aos dos aparelhos convencionais. Possui controle de localização realizado com raio X e com tomografia computadorizada, que acrescentam maior segurança e agilidade ao tratamento.

Outra característica do Elekta Infinity é a capacidade de localizar a lesão tumoral com precisão, o que contribui para poupar os tecidos saudáveis ao redor do tumor. Essa particularidade também permite a aplicação de doses maiores de radiação nos tumores, sem colocar em risco a segurança do paciente nem afetar órgãos e tecidos próximos.

Corpo Clínico

Dr. Antonio Carlos Zuliani de Oliveira

Dr. Antonio Carlos Zuliani de Oliveira

MD, MS, PhD, Radio- oncologista, com experiência em braquiterapia HDR em CA ginecológico. Especialista em Radioterapia. Mestre e Doutor em Tocoginecologia. Atua nos seguintes temas: Neoplasias Cervicais Uterinas, Braquiterapia e Quimioterapia.

CRM: 97.106
Especialidade: Radioterapia

Dr. Caio Marcelo Jorge

MD, Radio-oncologista, com especialização em Radioterapia.

CRM: 124.810
Especialidade: Radioterapia
Dr. Eduardo Baldon Pereira

Dr. Eduardo Baldon Pereira

MD, MS, Radio- oncologista. Com mestrado em Clínica Médica, especialização em Radioterapia e especialização em Neuro oncologia.

CRM: 95.574
Especialidade: Radioterapia
Dra. Joyce Gruenwaldt

Dra. Joyce Gruenwaldt

MD, MS, Radio- Oncologista com experiência em braquiterapia ablativa, HDR e LDR. Têm experiência em radioterapia nos seguintes temas: retite actínica, classificação heterotópica e colo uterino.

CRM: 91.247
Especialidade: Radioterapia
Dra. Karina Emy Ishikawa

Dra. Karina Emy Ishikawa

MD, Radio- Oncologista. Com Especialização em Radioterapia Geral.

CRM: 105.058
Especialidade: Radioterapia
Dr. Werner Roedel Schlupp

Dr. Werner Roedel Schlupp

MD, Radio- Oncologista, com especialização em Radioterapia.

CRM: 25.655
Especialidade: Radioterapia