terapia-alvo

Imunoterapia

A imunoterapia consiste em estimular o sistema imunológico do paciente a localizar e combater as células cancerígenas. Os remédios imunoterápicos auxiliam as defesas do corpo para que elas mesmas detectem e ataquem a doença.

O que é Imunoterapia?

Parte importante do tratamento do câncer, a imunoterapia é usada para determinados tipos da doença e consiste em estimular o sistema imunológico do paciente a localizar e combater as células cancerígenas.

O tratamento é relativamente recente. Os imunologistas James P. Alisson e Tasuko Honjo descobriram que as células cancerígenas produzem proteínas que bloqueiam o linfócito T, nossa célula de defesa. Com esse entendimento, criaram medicamentos para romper o bloqueio e permitir que o corpo reaja à doença.

Indicações

Só para citar alguns exemplos, a imunoterapia pode ser utilizada no tratamento de alguns tipos de câncer de pulmões, bexiga, rins, melanoma, cabeça e pescoço e linfomas de Hodgkin.

Menos invasiva

Por ter como objetivo o fortalecimento do sistema imune para que ele combata as células tumorais, a imunoterapia não é um tratamento tão invasivo quando comparado com alguns tipos de quimioterapia, por exemplo.

Os três tipos de imunoterapia mais comumente empregados no tratamento do câncer são:

• Anticorpos monoclonais: Versões artificiais das proteínas do sistema imunológico, podem ser projetados para atacar uma parte específica da célula cancerosa.
  • Inibidores do controle imunológico: medicamentos que aceleram o sistema imunológico, para que ele possa reconhecer e atacar as células cancerígenas
  • Vacinas: Geralmente são produzidas a partir das próprias células tumorais do paciente ou de substâncias coletadas a partir de células tumorais

Corpo Clínico

Dra. Camila Galati Araújo

MD, Hematologista e Hemoterapeuta. Com experiência em Clínica Médica, especialização em Clínica Médica e Hematologia e Hemoterapia.

CRM: 139517
Especialidade: Hematologia/Hemoterapia