Genética

O câncer surge a partir de uma mutação genética. Algumas mutações são frequentemente encontradas nas células de alguns tipos de cânceres e podem confirmar o diagnóstico da doença. Além disso, diversos medicamentos contra o câncer miram nas alterações genéticas.

Esses são só alguns exemplos que justificam a importância da atenção atribuída pelo COC à genética para o tratamento da doença.

O que é oncogenética?

A união entre oncologia e genética deu origem à oncogenética, uma especialidade fundamental na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer.

Três dos principais tipos de câncer em incidência (mama, próstata e colorretal), por exemplo, têm em comum questões hereditárias importantes.

Identificação dos riscos

A oncogenética, entre suas muitas atribuições, permite identificar pessoas com risco aumentado de desenvolver tumores cancerígenos, a partir da história pessoal, de estudos de históricos familiares e de exames genéticos. Sabendo qual é a alteração genética, é possível estabelecer os riscos dessa pessoa desenvolver câncer e montar um protocolo de vigilância e rastreamento do câncer.

O câncer é definido como uma doença genética, resultado de mutações no DNA das células. A existência de um histórico familiar pode apontar para a predisposição de desenvolver neoplasias, porém, o perfil de risco é traçado a partir de um complexo estudo familiar e de exames laboratoriais.

Indicações

A especialidade não é direcionada apenas aos pacientes oncológicos. Todos os que têm história de câncer em família podem realizar o aconselhamento genético. A partir da avaliação, o oncogeneticista poderá ou não indicar o teste genético. Avanços da ciência permitiram melhor entender a predisposição hereditária ao câncer.

Exames

Os exames genéticos são feitos a partir de amostras de sangue e demoram em média 30 dias para ficarem prontos.

A detecção precoce de tumores cancerígenos afeta diretamente o prognóstico. Quanto mais cedo a doença for identificada e tratada, melhores serão as chances de cura e maior poderá ser a sobrevida do paciente.

A realização de testes genéticos é positiva não só por trazer benefícios à pessoa alvo da avaliação, mas também por ajudar a mitigar os riscos de outros familiares e das próximas gerações.

Corpo Clínico

It seems we can't find what you're looking for.