Centro de Oncologia Campinas

Uma história construída sobre assistência especializada

Fundado em 1977, o Centro de Oncologia Campinas (COC) é considerado um centro de referência no diagnóstico e tratamento do câncer e nos últimos 10 anos atendeu mais de 10.000 pacientes.

Equipado com a mais moderna tecnologia existente para o tratamento do câncer, o COC é formado por uma equipe multidisciplinar com serviços de Oncologia Clínica, Radioterapia, Cirurgia, Urologia, Cardiologia, Ortopedia, Psicologia, Oftalmologia e Nutrição, além de um Laboratório de Análises Clínicas e do serviço de Tomografia Computadorizada. A integração das especialidades minimiza a necessidade do paciente buscar serviços complementares e permite diagnósticos mais precisos, maior agilidade no tratamento e comodidade. O COC possui ainda como diferenciais, o Hospital Dia e o Centro Integrado de Endoscopia que utiliza equipamentos de última geração para o diagnóstico e tratamento de tumores, além da Unidade de Hemotransfusão e Células-tronco.

A parceria com laboratórios médicos é outro ponto forte do COC. Novos medicamentos lançados no exterior são recebidos quase que imediatamente, garantindo ao paciente medicação de ponta.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

ONCOLOGIA CLÍNICA

Pacientes que necessitam de tratamento global recebem a atenção de uma equipe de oncologistas clínicos. Esses profissionais estão capacitados a diagnosticar todos os tipos de tumores e a prescrever o tratamento mais adequado a cada caso, com técnicas que contemplam quimioterapia, imunoterapia, radioterapia e cirurgia, quando necessário. O COC também realiza, regularmente, transplantes de medula óssea para pacientes que necessitam de quimioterapia em doses elevadas e para portadores de leucemia, entre outras patologias. Na maioria dos casos, o procedimento é feito em ambulatório, permitindo um rápido retorno para casa. O Departamento de Oncologia Clínica dá ênfase à prevenção, já que grande parte dos tumores pode ser curada se diagnosticada precocemente. Para isso, faz aconselhamento genético a familiares de pacientes que desenvolvem, principalmente, tumores de mama e próstata, além dos melanomas (câncer de pele). Essas doenças possuem fortes características hereditárias, por isso o risco de ocorrer em mais de um indivíduo da família não deve ser desconsiderado. Em alguns casos, medidas profiláticas são tomadas para evitar a ocorrência da doença.

CIRURGIA DE CÂNCER

Colocação de cateteres para quimioterapia prolongada, biópsias e retirada de tumores de pele estão entre os principais procedimentos cirúrgicos realizados no Hospital Dia, unidade com capacidade de realizar cirurgias de médio de pequeno e médio porte com curta permanência de internação. O COC dispõe também de sala de videoendoscopia de alta resolução para diagnóstico e tratamento de tumores de Boca, Laringe, Esôfago, Estômago, Intestino Grosso, entre outros.

TRATAMENTO RADIOTERAPIA

A radioterapia utiliza a radiação para destruir o tumor ou impedir que suas células aumentem. Utiliza diversos tipos de energia que podem atingir o local do tumor ou a área do corpo onde se alojam as enfermidades. A grande vantagem é que atua somente na região doente, reduzindo as chances de comprometer os órgãos sadios. Oitenta por cento dos pacientes com câncer necessitam de Radioterapia em alguma fase do tratamento. O COC conta com os mais modernos equipamentos para a irradiação às células doentes.

CLÍNICA MÉDICA

Especialistas em Cardiologia, Pneumologia, Nefrologia, Endocrinologia, Ginecologia e Urologia dão suporte à equipe de Oncologistas no acompanhamento de doenças comuns a pacientes com câncer. Regularmente são verificados níveis de açúcar no sangue, colesterol, pressão arterial, frequência cardíaca, capacidade pulmonar, entre outros, para auxiliar e dar subsídio ao tratamento principal.

PATOLOGIA CLÍNICA

O Laboratório de Análises Clínicas do COC realiza todos os exames necessários ao diagnóstico e tratamento do câncer. Faz desde exames simples para quimioterapia até testes mais sofisticados, como os marcadores tumorais (utilizados no diagnóstico e no acompanhamento da evolução da doença). O tempo médio para a entrega de exames simples é de 30 minutos. Isso permite que o paciente entre no consultório médico já com os resultados dos exames necessários.

ONCOLOGIA OFTÁLMICA

COC atua no diagnóstico e tratamento de tumores oculares. Pacientes com câncer não-ocular também são submetidos a exames oftalmológicos periódicos para detecção precoce e prevenção de metástases oculares.

VIDEO
ENDOSCOPIA

Com o auxílio de uma microcâmera de alta resolução, os órgãos do trato digestivo como boca, laringe, esôfago, estômago e cólon (intestino) podem ser minuciosamente analisados.

ANATOMIA PATOLÓGICA

Biópsias e outras análises de tecidos celulares auxiliam o diagnóstico e a determinação de fatores prognósticos para câncer.

RADIOLOGIA

Equipamentos de Tomografia Computadorizada, Ultrassom e Raio-X auxiliam no diagnóstico e tratamento do câncer. A emissão de laudos é realizada rapidamente, contribuindo com a agilidade do tratamento oncológico.

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR E FOCADA EM UM OBJETIVO ÚNICO: SEU BEM-ESTAR

ONCOLOGIA

Dr. André Augusto J. Gemeinder de Moraes
Dr. Fernando Medina da Cunha
Dra. Helena Paes de Almeida de Saito
Dra. Katia Cristina Fitas Loureiro
Dra. Mary da Silva Thereza
Dra. Talita Coelho Paiva

CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO

Dr. Alfio José Tincani
Dr. Gilson Barreto
Dra. Priscila Costa Tincani

RADIOTERAPEUTA

Dr. Caio Marcelo Jorge
Dr. Geovanne Pedro Mauro
Dra. Karina Emy Ishikawa
Dr. Werner Roedel Schlupp

COLOPROCTOLOGISTA

Dr. Helder Cardoso Silveira

GASTROENTEROLOGISTA

Dr. Victor Fernando Pilla

HEMATOLOGISTA E HEMOTERAPEUTA

Dra. Camilla Delfino dos Santos

ORTOPEDISTA E TRAUMATOLOGISTA

Dr. José Carlos Barbi Gonçalves

EDUCADORA FÍSICA

Dra. Emiliane Salomão

FISIATRIA

Dra. Marcela Fernandes

NUTRICIONISTA

Fabiana Andrea Millani

PSICÓLOGA

Ana Luiza Nobile Cassiani

FARMÁCIA MODELO

Devido aos grandes avanços no tratamento de pacientes com diagnóstico de câncer, hoje em dia podemos dizer que a quimioterapia pode curar, prolongar ou melhorar a qualidade de vida, mas também pode diminuir a imunidade do paciente, que fica muito suscetível a agentes infecciosos.

A manipulação dos medicamentos é uma das portas de entrada dos agentes infecciosos. Visando oferecer ao paciente oncológico mais segurança e integridade, a Farmácia do Centro de Oncologia Campinas busca diariamente o que há de mais atual em segurança e tecnologia para nossos pacientes e colaboradores.

Hoje estamos indo além das exigências da legislação que rege o setor.

Todos os medicamentos utilizados por nossos pacientes em nosso serviço são preparados conforme as Boas Práticas de Manipulação em sistema de fluxo laminar que fica instalado em salas limpas e classificadas segundo a nova norma ISO 14644-1.

Antes de iniciar o tratamento nossos pacientes passam por uma consulta farmacêutica onde são orientados sobre os medicamentos que vão utilizar e seus principais efeitos adversos.