COC – Centro de Oncologia Campinas

Tratamento de pacientes com câncer de mama metastático após progressão a inibidor de CDK4/6 e terapia hormonal

Pacientes com câncer de mama metastático HER2-/HR+ apresentaram resultados animadores com a utilização de inibidores de CDK4/6 (Palbociclib, ribociclibe, abemaciclibe), combinados à terapia endócrina (anastrozol, exemestano, fulvestranto), o que possibilitou novas alternativas de manejo. No entanto, quando há progressão da doença após o uso da combinação, faz-se necessário a troca de medicamentos. Nenhum outro estudo havia avaliado os benefícios da continuação do uso de inibidores CDK4/6 e da troca de terapia endócrina durante a progressão.  

O estudo MAINTAIN, apresentado na ASCO 2022, vem para responder à pergunta: convém manter inibidor de CDK4/6 e mudar a terapia endócrina?  

Para isso, avaliaram em estudo fase II, duplo cego, controlado por placebo, a eficácia de fulvestranto ou exemestano +/- ribociclibe em pacientes com câncer de mama metastático HER2-/HR+ que apresentaram progressão prévia durante o uso de inibidores de CDK4/6 + terapia endócrina.   

Dos 120 pacientes incluídos no estudo, com idade mediana de 57 anos, 74% eram brancos e 17,6%, hispânicos; 1 paciente era do sexo masculino e o restante, do sexo feminino.  

Os resultados mostram que houve benefício, com melhora estatisticamente significativa para sobrevida livre de progressão, ou seja, do tempo em que o paciente permaneceu sem doença, para os pacientes que usaram ribociclibe + alguma terapia endócrina (fulvestranto ou exemestano). Com 6 meses de medicação, 42% estavam livres de progressão no braço que utilizou ribociclibe versus 24% no braço placebo.   

Como conclusão, esse é o primeiro estudo que realmente demonstra o benefício de ribociclibe pós progressão de algum inibidor de CDK4/6. Porém, ainda é um estudo pequeno e em fase inicial, portanto, no momento, não muda a prática clínica, mas realmente sugere que os estudos que estão por vir serão muito importantes e que possivelmente mostrarão a vantagem de manter inibidor mesmo após a progressão.  

Sobre o COC  

O Centro de Oncologia Campinas completa em 2022 45 anos de prestação de serviços à população de forma humanizada. A instituição dispõe de uma equipe multidisciplinar para oferecer todos os níveis de cuidados aos pacientes, incluindo serviços complementares ao tratamento. Possui salas de imagens, de quimioterapia, radioterapia, análises clínicas e imunoterapia. Também realiza atendimentos nas áreas de oncogenética, psico-oncologia e hematologia, dentre outras.   

Mais de 30 médicos compõem o Corpo Clínico do Centro de Oncologia Campinas. Na sua maioria, especialistas detentores de excelência técnica, resultado da natureza e origem de suas respectivas formações. Serviços de nutrição, educação física, fisioterapia, odontologia e farmácia complementam os cuidados de pacientes dentro da instituição, que atende mais de 30 convênios médicos.  

O Centro de Oncologia Campinas fica localizado à Rua Alberto de Salvo, 311, Barão Geraldo, Campinas. O telefone de contato é (19) 3787-3400.  

INFORMAÇÕES À IMPRENSA  

Sigmapress Assessoria de Comunicação  

Laine Turati – Contato (19) 991006246)  

Ivan Fontana – Contato: (19) 99100-5150  

REDES SOCIAIS  

www.oncologia.com.br  

instagram.com/coc_oncologia  

https://www.facebook.com/centrodeoncologiacampinas.