COC – Centro de Oncologia Campinas

Dra. Karina Emy Ishikawa discute o estudo LUMINA – Fazer ou não radioterapia em câncer de mama estágio inicial

O LUMINA, apresentado na ASCO/22, em Chicago, nos Estados Unidos, é um estudo prospectivo que discutia a possibilidade de tratar pacientes portadoras de câncer de mama estádio inicial, com fatores patológicos favoráveis (>_ 55 anos, T1N0, G1-2) e subtipo Luminal A (RE>_1%, RP >20%, Her2 – e Ki67 <_ 13.25%), após cirurgia conservadora, apenas com hormonioterapia, omitindo-se, portanto, a radioterapia. 

Foram consideradas elegíveis 500 pacientes, no período de agosto de 2013 a julho de 2017, em 26 centros no Canadá. A média de seguimento foi de 5 anos. 

Esse estudo mostrou que a taxa de recorrência local foi de 2,3% em 5 anos (total de 10 eventos). A sobrevida livre de doença de 89,9% e 97.2% das pacientes estavam vivas em 5 anos. 

Concluiu-se, então, que em um grupo específico de mulheres de baixo risco é passível o tratamento apenas com hormonioterapia com baixa taxa de recorrência local em 5 anos. 

Dra. Karina Emy Ishikawa é médica radio-oncologista, está vinculada a duas unidades de saúde o COC – Centro de Oncologia Campinas e CECAN – Centro do Câncer Santa Casa de Piracicaba (Cecan).

Sobre o COC  

O Centro de Oncologia Campinas completa em 2022 45 anos de prestação de serviços à população de forma humanizada. A instituição dispõe de uma equipe multidisciplinar para oferecer todos os níveis de cuidados aos pacientes, incluindo serviços complementares ao tratamento. Possui salas de imagens, de quimioterapia, radioterapia, análises clínicas e imunoterapia. Também realiza atendimentos nas áreas de oncogenética, psico-oncologia e hematologia, dentre outras.   

Mais de 30 médicos compõem o Corpo Clínico do Centro de Oncologia Campinas. Na sua maioria, especialistas detentores de excelência técnica, resultado da natureza e origem de suas respectivas formações. Serviços de nutrição, educação física, fisioterapia, odontologia e farmácia complementam os cuidados de pacientes dentro da instituição, que atende mais de 30 convênios médicos.  

O Centro de Oncologia Campinas fica localizado à Rua Alberto de Salvo, 311, Barão Geraldo, Campinas. O telefone de contato é (19) 3787-3400.  

  

INFORMAÇÕES À IMPRENSA  

Sigmapress Assessoria de Comunicação  

Laine Turati – Contato (19) 991006246)  

Ivan Fontana – Contato: (19) 99100-5150  

  

REDES SOCIAIS  

www.oncologia.com.br  

instagram.com/coc_oncologia  https://www.facebook.com/centrodeoncologiacampinas