COC – Centro de Oncologia Campinas

Dia Mundial de Higienização das Mãos: um ato simples e eficaz a favor da saúde

Centro de Oncologia Campinas realiza ações de orientação e prevenção como parte da campanha da OMS

A simples higienização das mãos é extremamente eficaz para redução da transmissão de microrganismos causadores de doenças infecciosas. A significância da ação deu origem a um movimento anual realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Neste 5 de maio, a campanha “SALVE VIDAS: Higienize suas mãos” destaca a relevância da higiene das mãos na atenção à saúde.

O tema da campanha 2023 da OMS traz a seguinte mensagem: “Juntos, podemos acelerar a ação para melhorar a higiene das mãos e assim prevenir infecções e a resistência aos antimicrobianos na atenção à saúde. E construir uma cultura de segurança e qualidade, em que a higiene das mãos tenha máxima prioridade.”

 
O oncologista clínico do COC, Fernando Medina

 

O Centro de Oncologia Campinas é ator no movimento internacional e seguidor das regras de segurança e cuidados aos pacientes capazes de salvar milhões de vidas a cada ano. Estudo da OMS indica que melhorar a higiene das mãos nos ambientes de atenção à saúde economiza aproximadamente US$ 16,5 em despesas no setor para cada dólar investido.

“Higienizar as mãos é fundamental na prevenção da disseminação de doenças e infecções dentro da área hospitalar. As mãos são a principal via de transmissão de germes e bactérias”, explica Fernando Medina, oncologista do COC. O procedimento é essencial nos serviços de saúde, e igualmente importante para preservar a integridade física de todas as pessoas, aponta o médico.

“Lavar as mãos com água e sabão por pelo menos por 20 segundos, lembrando de lavar todas as partes, incluindo a palma, o dorso, dedos e unhas, é uma das medidas mais eficazes para prevenir a disseminação de doenças infecciosas”, reforça Fernando Medina.

O médico enumera situações em que a higienização deve ser prioritária na rotina de todas as pessoas. “Lave as mãos regularmente após usar o banheiro, antes de comer ou preparar os alimentos e após tossir ou espirrar; mantenha as unhas curtas e sempre limpas. Certifique-se de esfregar todas as partes das mãos; evite tocar no rosto, boca, nariz e olhos com as mãos, porque isso ajuda a prevenir a transmissão de germes”.

 

Cine pela segurança

Para fortalecer seus processos, o COC realiza nesta sexta-feira (5) a segunda sessão do CINE PELA SEGURANÇA, com tema voltado ao processo de higienização das Mãos. A ação é um canal que conduz a debates pertinentes sobre o tema e um meio de reforço dos processos de segurança dos pacientes.

Os colaboradores da instituição, após assistirem trechos selecionados de dramas médicos produzidos para a televisão, debatem em cima dos erros e acertos mostrados pela série. Profissionais médicos reforçam questões, destacam falhas de processos e as formas de corrigi-las. Também abrem espaço para discussões que agregam conhecimento e reforçam procedimentos.

 

Sobre o COC

O Centro de Oncologia Campinas dispõe de uma equipe multidisciplinar para oferecer todos os níveis de cuidados aos pacientes, incluindo serviços complementares ao tratamento. Possui salas de imagens, de quimioterapia, radioterapia, análises clínicas e imunoterapia. Também realiza atendimentos nas áreas de oncogenética, psico-oncologia, odonto-oncologia e hematologia, dentre outras.

Recentemente, o COC inaugurou o Centro de Endoscopia Digestiva, que realiza procedimentos diagnósticos, terapêuticos e de prevenção das lesões do aparelho digestivo alto (esôfago, estômago e duodeno) e baixo (cólon).

Mais de 30 médicos compõem o Corpo Clínico do Centro de Oncologia Campinas. Na sua maioria, especialistas detentores de excelência técnica, resultado da natureza e origem de suas respectivas formações. Serviços de nutrição, educação física, fisioterapia, odontologia e farmácia complementam os cuidados dentro da instituição, que atende mais de 30 convênios médicos.

O Centro de Oncologia Campinas completou 45 anos de história em novembro de 2022. Fica localizado à Rua Alberto de Salvo, 311, Barão Geraldo, Campinas. O telefone de contato é (19) 3787-3400.

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA

Sigmapress Assessoria de Comunicação

Laine Turati – Contato (19) 991006246)

Ivan Fontana – Contato: (19) 99100-5150

REDES SOCIAIS

www.oncologia.com.br

 instagram.com/coc_oncologia

https://www.facebook.com/centrodeoncologiacampinas