COC – Centro de Oncologia Campinas

Centro de Oncologia Campinas conquista acreditação máxima de excelência da ONA

 

Nível 3 da Organização Nacional de Acreditação reconhece os rigorosos padrões de qualidade e segurança do COC

 

 

O Centro de Oncologia Campinas foi “Acreditado com Excelência” pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Conquistar o selo ONA nível 3 significa que o COC atingiu o nível máximo de acreditação. A certificação confirmada neste mês de novembro é um reconhecimento de que a instituição cumpre rigorosos padrões de qualidade e segurança em todas as suas áreas, desde a gestão e administração até o atendimento ao paciente.

O processo de acompanhamento da certificação concedida é rigoroso. Cumpre diversas etapas e, durante o período de vigência, compreende procedimentos regulares para garantir que a excelência adquirida seja mantida. O COC continuará a receber visitas periódicas de manutenção ordinária, conforme definido nas Normas Orientadoras do SBA/ONA. Qualquer evento adverso na instituição terá de ser notificado e acompanhado.

Para conquistar a ONA 3, o Centro de Oncologia Campinas passou por uma extensa avaliação que incluiu, entre outros: análise da gestão organizacional; verificação da estrutura administrativa; planejamento estratégico; gestão de riscos; processos de tomada de decisão; observação das práticas clínicas, protocolos de atendimento, segurança do paciente, uso de medicamentos e controle de infecções.

“A certificação significa que o Centro de Oncologia Campinas passou por um rigoroso processo de avaliação e demonstrou atender aos mais altos padrões de qualidade e segurança em saúde no Brasil”, comemora o oncologista Fernando Medina, também diretor do COC.

O processo de acreditação fortalece a segurança e a qualidade nas instituições de saúde. Também promove melhorias contínuas e padroniza o atendimento com base em normas reconhecidas no Brasil e no mundo.

“É mais uma grande conquista para o Centro de Oncologia Campinas. O nível 3 sinaliza que o centro está cumprindo com padrões elevados em seu diagnóstico e tratamento do câncer. A ênfase na qualidade e tratamento humanizado ressalta a importância que damos ao atendimento do paciente como um todo”, acrescenta Medina.

Mesmo sendo uma organização nacional de acreditação, em 2014 a ONA teve os seus padrões reconhecidos internacionalmente pela Society for Quality in Health Care (ISQua), uma sociedade sem fins lucrativos, parceira da Organização Mundial de Saúde (MS), dedicada a promover a melhoria da qualidade nos cuidados de saúde em todo o mundo. Isso significa que a acreditação pela ONA tem o mesmo peso de uma certificação internacional.

 

O processo de acreditação ONA envolve três níveis de avaliação:

Nível 1: acreditado. Nessa etapa é dada ênfase na segurança do paciente, sendo indispensável que a estrutura física seja apropriada para a realização das atividades;

Nível 2: acreditado pleno. Nesta etapa é analisado se o processo de atendimento médico mantém um bom desempenho por meio do foco na gestão integrada;

Nível 3: acreditado com excelência. É requisito dessa modalidade que existam provas do uso da tecnologia da informação em benefício da segurança dos pacientes.

Estudos mostram que, em média, 12% dos pacientes sofrem danos em diferentes contextos de atendimento médico. No Brasil, o Anuário de Segurança Assistencial Hospitalar, publicado pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), revela que cinco pessoas morrem a cada minuto no país devido a erros médicos, totalizando quase 55 mil pacientes por ano.

A exemplo do COC, uma das ferramentas que muitas instituições adotam para reduzir estas falhas é o processo de acreditação. “A acreditação estabelece uma série de procedimentos e protocolos que as instituições adotam para reduzir falhas e otimizar todo o processo, garantindo maior segurança ao paciente”, destaca Gilvane Lolato, gerente de Operações da ONA.

 

SOBRE O COC

O Centro de Oncologia Campinas dispõe de uma equipe multidisciplinar para oferecer todos os níveis de cuidados aos pacientes, incluindo serviços complementares ao tratamento. Possui salas de imagens, de quimioterapia, radioterapia, análises clínicas e imunoterapia. Também realiza atendimentos nas áreas de oncogenética, psico-oncologia, odonto-oncologia e hematologia, dentre outras.

Recentemente, o COC inaugurou o Centro de Endoscopia Digestiva, que realiza procedimentos diagnósticos, terapêuticos e de prevenção das lesões do aparelho digestivo alto (esôfago, estômago e duodeno) e baixo (cólon).

Mais de 30 médicos compõem o Corpo Clínico do Centro de Oncologia Campinas. Na sua maioria, especialistas detentores de excelência técnica, resultado da natureza e origem de suas respectivas formações. Serviços de nutrição, educação física, fisioterapia, odontologia e farmácia complementam os cuidados dentro da instituição, que atende mais de 30 convênios médicos.

O Centro de Oncologia Campinas carrega 47 anos de história e tradição no tratamento oncológico. Fica localizado à Rua Alberto de Salvo, 311, Barão Geraldo, Campinas. O telefone de contato é (19) 3787-3400.

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA

Sigmapress Assessoria de Comunicação

Laine Turati – Contato (19) 991006246

Ivan Fontana – Contato: (19) 99100-5150

 

REDES SOCIAIS

www.oncologia.com.br

instagram.com/coc_oncologia

https://www.facebook.com/centrodeoncologiacampinas