COC – Centro de Oncologia Campinas

Farmácia

O tratamento individualizado e os avanços constantes no tratamento do câncer concedem um lugar especial aos medicamentos na hierarquia de enfrentamento à doença. Imunoterapia e terapia-alvo fazem parte da nova geração de tratamentos.

O Centro de Oncologia Campinas está atento para que as inovações possam chegar o mais breve possível a seus pacientes.

FARMÁCIA MODELO

Devido aos grandes avanços no tratamento de pacientes com diagnóstico de câncer, hoje em dia podemos dizer que a quimioterapia pode curar, prolongar ou melhorar a qualidade de vida, mas também pode diminuir a imunidade do paciente, que fica muito suscetível a agentes infecciosos.

A manipulação dos medicamentos é uma das portas de entrada dos agentes infecciosos. Visando oferecer ao paciente oncológico mais segurança e integridade, a Farmácia do Centro de Oncologia Campinas busca diariamente o que há de mais atual em segurança e tecnologia para nossos pacientes e colaboradores.

Hoje estamos indo além das exigências da legislação que rege o setor.

Todos os medicamentos utilizados por nossos pacientes em nosso serviço são preparados conforme as Boas Práticas de Manipulação em sistema de fluxo laminar que fica instalado em salas limpas e classificadas segundo a nova norma ISO 14644-1.

Antes de iniciar o tratamento, nossos pacientes passam por uma consulta farmacêutica onde são orientados sobre os medicamentos que vão utilizar e seus principais efeitos adversos.

O farmacêutico oncológico

O tratamento de pacientes com câncer depende das ações de uma equipe multidisciplinar, em que cada um tem funções específicas e igualmente relevantes. O farmacêutico oncológico integra esse time de profissionais de atribuições complexas e exemplifica a diversidade de responsabilidades da carreira.

De acordo com resolução do Conselho Federal de Farmácia, apenas os farmacêuticos especialistas em oncologia são autorizados a manipular os citotóxicos utilizados no tratamento quimioterápico.

Envolvido em situações de alta complexidade, o profissional também atua na farmácia clínica: faz avaliação sobre determinada quimioterapia, observa se os medicamentos são indicados a cardiopatas, hipertensos, avalia se as diluições e tempo de infusão estão de acordo, entre outras atribuições.

No Centro de Oncologia Campinas, os farmacêuticos também estão envolvidos nos processos de segurança do paciente, ao garantir que os procedimentos sejam realizados adequadamente, de acordo com indicação e posologia.