CEPOC – Centro de Estudos e Pesquisas Oncológicas de Campinas

O Centro de Estudos e Pesquisas Oncológicas de Campinas é o resultado da idealização dos Doutores Fernando Medina, Mary Thereza e André Moraes, médicos oncologistas do Centro de Oncologia Campinas e do Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba.

O foco do CEPOC é aproximar os estudantes da área médica e da saúde , do estudo, da ciência e pesquisa, construindo um local que os capacite para aprimoramento na área da oncologia, sendo através do serviço de residência médica em oncologia, aperfeiçoamento em Psico-Oncologia, Enfermagem, Farmácia e Nutrição Oncológica e o desenvolvimento de pesquisas básicas, assim como para a participação em protocolos de pesquisas patrocinados conduzidos em todo o mundo.

O CEPOC está situado anexo ao Centro de Oncologia Campinas, em Barão Geraldo e possui uma estrutura física completa e moderna, aliada a uma equipe multidisciplinar competente e experiente na condução de ensino e educação continuada e ensaios clínicos – além de muito engajada em oferecer um tratamento diferenciado e seguro aos participantes.

Os Centros de Estudos e Pesquisa têm papel fundamental no desenvolvimento e aprimoramento de técnicas em todas as áreas das ciências.

Hoje o estudo juntamente com a pesquisa é um dos alicerces para o desenvolvimento de um serviço de qualidade ligados ao Câncer.

Funções que desempenha:

  • promover o aperfeiçoamento técnico-profissional de toda a equipe;
  • organizar e promover cursos, palestras, simpósios;
  • preparar materiais e aulas educacionais aos pacientes e familiares.

A pesquisa clínica, em sua grande parte, é promovida e custeada pela indústria farmacêutica, que busca locais para oferecer medicamentos ainda não aprovados no país, permitindo se lançar mão, sem custo algum, de mais uma opção para os pacientes com câncer.

Esse tipo de trabalho beneficia toda a comunidade.

Missão

Formar profissionais especializados na área da oncologia e Pesquisar novos tratamentos para o câncer para melhorar a qualidade de vida e aumentar a sobrevida dos pacientes acometidos por esta doença.

Visão

Ser reconhecido nacionalmente e internacionalmente como um centro de excelência em estudos e ensino, na área da oncologia e no desenvolvimento de novas tecnologias e tratamentos humanizados em Oncologia.

Valores

1. Criação e difusão de novos conhecimentos técnicos/científicos em oncologia

2. Humanidade no reconhecimento do sofrimento dos participantes

3. Excelência técnica no atendimento de participantes

4. Gestão compartilhada dos processos como forma de valorização profissional