A data de 27 de novembro foi reservada ao Dia Nacional de Combate ao Câncer, com o objetivo de ampliar o conhecimento da população brasileira sobre a doença. A crise mundial de saúde provocada pela pandemia afetou diagnósticos oncológicos, porém, reforçou os meios digitais de comunicação, sempre valiosos aliados para disseminação de informações de interesse público.
Lives e palestras online foram importantes instrumentos usados pelo Centro de Oncologia Campinas para manter a comunidade informada em tempos de restrição de circulação. O interessante do contato virtual é a amplitude dos públicos, como destaca o oncologista André de Moraes, do Centro de Oncologia Campinas.
“Durante essas palestras e lives, podemos notar que a diferença de assuntos de interesse de acordo com o grupo etário. Os mais jovens são bastante questionadores, querem saber sobre avanços e mostram um bom nível de conhecimento na prevenção à saúde, se sentem responsáveis por levar informações adiante. Os mais velhos buscam respostas para questões específicas, estão mais focados naquilo que possa ser útil a eles”.
Em 2021, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Dia Nacional de Combate ao Câncer tem como tema o câncer de intestino, terceiro tipo de câncer mais comum no Brasil. A neoplasia abrange tumores que se iniciam na parte do intestino grosso, chamada cólon, e no reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus) e ânus. Também é conhecido como câncer de cólon e reto ou colorretal.
O câncer de intestino quase sempre se desenvolve a partir de pólipos, lesões benignas que crescem na parede do intestino. A maioria dos casos não tem causa conhecida. A doença ocorre mais em pessoas que têm excesso de gordura corporal; consomem carnes vermelhas, como carne de vaca, porco e cordeiro, acima da quantidade recomendada, e carnes processadas, como bacon, presunto, mortadela, salame, peito de peru defumado, salsicha e linguiça; têm uma alimentação pobre em fibras; são fumantes e consomem bebida alcoólica.
Para prevenir, as dicas são:
- praticar atividade física;
- evitar o consumo de carne processada;
- limitar o consumo de carne vermelha a no máximo 500 gramas de carne cozida por semana;
- fazer dos alimentos de origem vegetal, como frutas, verduras, legumes e grãos, a base da alimentação;
- não fumar;
- evitar consumo de bebidas alcoólicas.
Informação contra o câncer
O Dia Nacional de Combate ao Câncer foi instituído com o objetivo de educar e conscientizar a sociedade sobre os vários tipos de câncer, principalmente sobre os fatores de risco e formas de prevenção.
Com o mesmo objetivo, o Centro de Oncologia Campinas, anuncia o seu novo site. O portal trata de maneira simples e objetiva temas variados ligados à oncologia. Informações confiáveis sobre cada um dos principais tipos de câncer, como fatores de risco, prevenção, diagnóstico e tratamento.
Saiba mais: Novo site do Centro de Oncologia oferece conhecimento com credibilidade