COC – Centro de Oncologia Campinas

Nota de esclarecimento aos pacientes, parentes e parceiros

O Centro de Oncologia Campinas, por meio de seus diretores, vem esclarecer aos pacientes, familiares e parceiros o motivo da interrupção do funcionamento do Acelerador Linear, equipamento utilizado em radioterapia.

Nesta última semana, apesar de executarmos regularmente todos os procedimentos de manutenção indicados pelo fabricante, constatamos que infelizmente o motor da mesa do Acelerador Linear apresentou um defeito técnico incomum, o que tornou inviável o seu uso.

Tão logo o defeito foi descoberto, contatamos o fabricante para que fosse providenciado o reparo com rapidez. Entretanto, devido ao fato de não existirem partes e peças necessárias ao reparo no mercado nacional, o fabricante do Acelerador Linear não é capaz de fornecer uma solução ágil ao nosso problema.

A falta de peças de reposição é também consequência da pandemia, que paralisou produções e provocou escassez de matéria-prima. O desabastecimento é um problema mundial, que lamentavelmente afeta também áreas essenciais da saúde.

Dito isso, gostaríamos de esclarecer que apesar de o defeito não estar diretamente ligado ao Acelerador Linear, lamentamos não ser possível realizar qualquer procedimento relacionado ao equipamento, em razão da impossibilidade de uso da mesa. A mesa é parte fundamental do processo, para o correto posicionamento dos pacientes durante o procedimento.

Assim, gostaríamos de ressaltar que desde o início da interrupção do funcionamento do equipamento, toda a equipe médica, fisio-médicos, e diretoria do COC têm dedicado todos os seus esforços para que o impacto da paralisação do Acelerador Linear seja o menor possível para nossos pacientes e seus familiares, tanto nos aspectos clínicos, quanto técnicos. Todos os detalhes de cada etapa do processo de radioterapia têm sido profundamente analisados, paciente por paciente, de forma individual, para que nenhuma medida deixe de ser tomada, caso seja necessária.

Ressaltamos também que temos uma equipe de profissionais especializados em manutenções corretivas dos aceleradores lineares trabalhando em período integral para que uma solução ao defeito apresentado seja alcançada o mais breve possível.

Diante desse evento, o COC, por meio de seus diretores e de toda a sua equipe, lamenta profundamente o ocorrido. Reforça o empenho em garantir a qualidade dos tratamentos nesse momento e uma solução mais breve possível dentro do que as intercorrências permitem.

Julgamos importante acrescentar que desde janeiro de 2021, temos implementado ações de reestruturação da radioterapia. Concluímos a aquisição de um novo Acelerador Linear junto à fabricante Elekta, que entrará em funcionamento dentro de poucos meses.

As melhorias resultantes dessas ações de reestruturação ofertarão à população, em breve, novas e modernas modalidades de tratamento, equivalentes às dos melhores e mais conceituados hospitais europeus e norte-americanos.

Finalmente, aproveitamos para informar que, comprometidos com nosso objetivo de atender sempre os nossos pacientes e seus entes com o máximo de profissionalismo e humanidade, disponibilizamos os canais de comunicação indicados abaixo para ouvi-los, oferecer apoio e prestar quaisquer esclarecimentos complementares que se fizerem necessários para garantir que todos tenham suas dúvidas solucionadas.

Deixe um comentário