COC – Centro de Oncologia Campinas

Câncer de Pele

Doze de maio, dia do profissional presente em todas as etapas da vida

Doze de maio é uma data tão especial no calendário, que três celebrações foram estabelecidas por diferentes instituições para lembrar uma profissão essencial. Hoje é o Dia Mundial do Enfermeiro, Dia Internacional da Enfermagem e Dia do Trabalhador da Saúde – este, estabelecido por decreto municipal. Enfim, 12 de maio é dia de homenagear quem se dedica a trabalhar pela vida.

No Centro de Oncologia Campinas, os profissionais da área são lembrados diariamente por seus pacientes durante a prestação de atenção à saúde, que se estende aos cuidados da alma. Amor, carinho, dedicação e doação são algumas das qualidades alinhadas à profissão que tem como particularidade estar presente em todas as etapas da vida.

O enfermeiro está presente desde o nascimento das pessoas, percorrendo todas as etapas do desenvolvimento humano. Todos recebem cuidado, orientação e amparo desse profissional dotado de saber técnico, o qual promove saúde e restaura a integridade e a dignidade humana. “Nós damos apoio no nascimento, e também estamos presentes no final do ciclo. É gente cuidando de gente, promovendo a saúde, a vida e o amor ao próximo”, resume Luciana Dias, coordenadora de Práticas Assistenciais do Centro de Oncologia Campinas.

Para Luciana, mais que cuidar de feridas, das dores e doenças, o enfermeiro desenvolve ações que promovem o encontro com a saúde, com o autocuidado e com os anseios pessoais que conduzem ao bem-estar.

Os profissionais de Enfermagem atuam em diferentes etapas de cuidados à saúde, da organização e administração de remédios e tratamentos prescritos, à atenção básica, boas práticas e primeiros-socorros. “Desenvolvemos diferentes tipos de ações que têm por finalidade a saúde. Estamos inseridos nesse universo que trabalha pela vida”, descreve Luciana. “Ser enfermeiro é ser um profissional apaixonado pela vida, disciplina, inovação e determinação, atuando como um agente transformador capaz de expandir redes de atendimento e relacionamento entre muitos profissionais da área de saúde”, conclui.

Leia também: Com foco na segurança do paciente, boas práticas garantem a qualidade do atendimento

Deixe um comentário